Recrutamento e Seleção são duas funções muito próximas, parte do dia-a-dia do RH. Conheça a diferença entre esses processos integrados, mas diferentes!
Recrutamento é o ato de atrair candidatos para ocupar vagas abertas pela empresa. Pode ocorrer externa ou internamente.
Saiba mais
A seleção é o processo posterior ao recrutamento, onde o setor do RH realiza a triagem, selecionando o mais apto para ocupar a vaga.
Nenhum dos processos ocorre de maneira engessada, mas fazem parte da seleção: entrevistas, possíveis dinâmicas de grupo e testes comportamentais/provas.
O recrutamento busca encontrar pessoas interessadas em ocupar vagas, a seleção escolhe dentre os interessados aquele que vai receber a oferta de emprego.
Se você trabalha com recrutamento e seleção, preparamos um material gratuito sobre contratação e demissão, basta tocar no link abaixo.
O ideal é que o setor de Recursos Humanos considere os dois processos para preencher suas vagas, de forma a serem complementares.
Se na etapa de recrutamento forem definidos pré-requisitos para a candidatura, eles devem ser obrigatoriamente uma das etapas englobadas pela seleção de pessoas.
Para compreender alguns fatores diferenciais e como os processos de complementam, é só ler nosso artigo no blog.