Os plugins do Asana são responsáveis por tornar esse aplicativo de gestão de tarefas ainda mais funcional. Com eles, é possível melhorar a sua gestão de projetos, assim como aprimorar os resultados das atividades.
Para que tudo isso seja possível, contudo, é importante conhecer quais são os plugins mais adequados para o trabalho e a gestão de tarefas.
Afinal, em meio a tantas possibilidades, nem sempre é fácil reconhecer os que são mais interessantes para você.
Para facilitar a sua vida e promover a melhor gestão de projetos possível, selecionamos os melhores plugins do aplicativo.
Continue lendo para conhecê-los e saiba como eles podem ajudar você nas entregas e na qualidade delas.
O que são plugins do Asana?
Eles são recursos que podem ser utilizados dentro do aplicativo de gestão de projetos e de distribuição de tarefas.
Também conhecidos como módulos de extensão, tratam-se de programas que podem ser acoplados ao app principal.
Com isso, você tem a chance de adicionar novas funções ao Asana.
Isso, então, resulta em uma gama maior de funcionalidades, o que torna a gestão de projetos ainda mais completa e produtiva.
Para que serve um plugin do Asana?
Para adicionar novas funções ao aplicativo original.
Ainda que ele tenha uma série de funcionalidades, tais como a distribuição de tarefas, existem outros recursos que podem tornar ainda melhor essa distribuição, seu controle e as entregas.
Portanto, eles servem para deixar o aplicativo mais completo e com mais funções.
A partir disso, você tem a chance de acessar uma série de recursos em um só lugar, sem a necessidade de copiar informações para outros apps ou de abrir vários deles ao mesmo tempo.
Qual é o melhor plugin de gestão de projetos do Asana?
Existem vários plugins do Asana que se voltam à gestão de projetos.
Por isso, conhecê-los é uma forma de saber quais podem ajudar você a ter mais produtividade e qualidade nas tarefas do dia a dia.
Continue lendo e confira os principais.
Timesheet Oitchau
Um dos melhores plugins do Asana para a gestão de projetos se revela no timesheet Oitchau. Ele serve para fazer a gestão de tempo no Asana, algo que é bastante importante no dia a dia e qualquer equipe, profissional ou empresa.
Este plugin é capaz de determinar qual foi o tempo necessário para que uma equipe ou colaborador concluísse certa atividade. Assim, ele indica o número de horas, minutos e segundos em que o responsável pela tarefa se dedicou a ela.
O aplicativo permite que haja a indicação do início da execução de uma tarefa.
Caso seja necessário interrompê-la para passar a outra tarefa, ou para encerrar o expediente e retomar a atividade no dia seguinte, basta indicar isso dentro do Asana.
Desse modo, há a interrupção da contagem. Depois, quando ocorrer a retomada da execução da atividade, o plugin da Oitchau recomeça a contagem exatamente de onde parou. Portanto, garante a exatidão da contagem de tempo.
Esse plugin é importante para a gestão de projetos porque permite ao gestor promover a melhor distribuição de tarefas.
Afinal, a partir do timesheet online da Oitchau é possível saber quais são os colaboradores com maior produtividade sobre cada tipo de atividade.
Além disso, este que é um dos principais plugins do Asana também permite maior controle do projeto.
Isso permite uma gestão do tempo em relação a eventuais atrasos ou às entregas antecipadas, que levam à adaptação do prazo geral do projeto.
E não é só isso! Este plugin de contagem de tempo das atividades também é importante para o gerenciamento de custos de projetos que são vendidos para clientes.
Uma vez que o tempo dos colaboradores é valioso para a empresa, ela pode mensurar de modo mais justo o valor dos serviços prestados.
Com esse plugin, é possível analisar o uso do tempo. Igualmente, juntar informações que revelam sobre a produtividade dos colaboradores.
Por exemplo, caso uma atividade até então executada em X tempo passe a levar 2 X, é possível investigar o que levou a isso.
Outros pontos interessantes dos plugins do Asana para medição do tempo se referem à possibilidade de exportar relatórios, acompanhar o progresso dos projetos e possuir um real controle sobre as horas gastas com ele.
Google Agenda, Gmail e Chrome
Existem diversos aplicativos que pertencem ao Google e que se apresentam como plugins do Asana.
Eles também estão entre os mais interessantes para usar para a melhoria da sua gestão de projetos.
O Google Agenda é um deles. Ele é importante justamente porque permite que haja a integração de informações da agenda dentro do app de gestão.
Com isso, é possível ter acesso a lembretes e compromissos sem que seja necessário abrir outro aplicativo.
A mesma coisa acontece em relação ao Gmail.
É possível integrá-lo ao Asana e ter acesso a arquivos e a informações relevantes para a execução do projeto. Ainda, há o Chrome, que permite a adição de tarefas a partir de qualquer página da internet.
Google Drive
Também um plugin pertencente ao Google e que tem compatibilidade com o Asana, o Google Drive é uma das melhores extensões disponíveis.
Com esse plugin é possível ter acesso a diversos documentos que ficam salvos em um sistema de nuvem.
Aliás, neste caso é possível que diferentes colaboradores adicionem arquivos em uma pasta que poderá ser acessada pelos demais por meio do Asana.
Isso agiliza os projetos e disponibiliza de forma organizada os dados necessários para a execução de suas tarefas.
OneDrive
Também voltado aos arquivos em nuvem, o OneDrive é outro dos plugins do Asana que podem melhorar a gestão dos seus projetos.
Com ele é possível compartilhar informações e dados em tempo real e de modo seguro.
Canva
Se você trabalha com designs e imagens em seus projetos, saiba que outro dos plugins Asana interessantes é o Canva.
Com ele você pode editar, incorporar e colaborar em designs sem qualquer tipo de dificuldade.
Aliás, o funcionamento é facilitado, sendo possível inclusive arrastar imagens para dentro do app.