Os termos do RH fazem parte do dia a dia na área. Trabalhar no departamento geralmente envolve uma combinação interessante de habilidades e estratégias em gestão de pessoas. Enquanto grande parte da profissão consiste em tarefas administrativas e garante que as políticas e procedimentos sejam seguidos adequadamente, o restante tende a ser muito centrada nas pessoas.
Ou seja, você, como profissional de RH, já sabe que benefícios; procedimentos; processos; recrutamento e seleção; entrevistas, etc, são partes essenciais do mundo multifacetado do setor. E, neste contexto, os jargões típicos da área também estão incluídos. Entender mais sobre eles pode deixá-lo sempre à frente para aplicá-los àquilo que mais importa: o capital humano das empresas.
Pensando nisso, neste artigo, reunimos uma lista de termos e conceitos comuns do mundo de Recursos Humanos, que com certeza vão amplia a sua base de conhecimento. Acompanhe!
Termos do RH que você precisa conhecer
1. Onboarding
É um dos termos do RH mais utilizados atualmente, o onboarding é um processo de integração de profissionais que acabaram de ser contratados pela empresa. Ou seja, esse procedimento representa a transição do status de candidato para colaborador. A missão do Recursos Humanos nesta fase é garantir que toda a papelada da contratação esteja em ordem e que o novo profissional seja bem recebido na organização.
2. Benchmarketing
O benchmarking é o processo de medir o desempenho de uma organização ou equipe por meio de uma variedade de métricas — por exemplo, taxa de satisfação do cliente, vendas e retenção — para comparação futura. O termo também pode ser usado para comparar o desempenho interno e externo dos concorrentes em relação a sua empresa.
3. Full-time e part-time nos termos do RH
Refere-se às diferentes jornadas dos profissionais, baseadas no número de horas trabalhadas em uma semana padrão. Um colaborador que trabalha full-time, ou seja, em período integral, é alguém que que tem uma jornada de trabalho de em média 40 horas por semana. Já aquele que trabalha part-time, em período parcial, geralmente tem um número inferior de horas trabalhadas, em geral é menos do que 30 horas por semana.
4. Job description
Também popular entre os termos do RH, trata-se da descrição de uma vaga. Nela, deve constar o que a empresa espera do profissional que ocupa determinada posição. Geralmente são incluídas informações como cargo, deveres, escopo e alguns dados sobre a organização. Ter uma descrição completa e bem escrita do trabalho é o primeiro passo para captar ótimos talentos.
5. Headhunter
O headhunter é o profissional ou a empresa especializada em encontrar e recrutar talentos que atendam às qualificações exigidas para um cargo específico. Esses profissionais são contratados quando uma determinada organização não consegue localizar, sozinha, um candidato que atenda a todos os requisitos necessários para ocupar uma posição vaga.
6. Business Partner dentre os termos do RH
O BP é um profissional com visão generalista, que busca aproximar o departamento de Recursos Humanos das áreas de negócios de uma empresa. Isso significa que ele não precisa somente deter o conhecimento dos subsistemas de RH, mas também do próprio negócio para poder discutir soluções estratégicas para a organização
No dia a dia de um Business Partner, cerca de um terço do seu tempo é gasto trabalhando com dados. Além disso, ele deve atuar como um conselheiro do executivo para todos os assuntos ligados ao negócio e às pessoas, para que a relação entre os especialistas das áreas e os executores dos processos esteja em equilíbrio.
7. Talent acquisition
Dentre os termos do RH, esta é uma abordagem voltada para a construção de relacionamentos, antecipação de futuras necessidades de contratação e criação de um grupo sustentável de candidatos. O conceito é mais estratégico e desenvolve os talentos com uma visão de longo prazo.
8. Mentoring
O mentoring é uma espécie de tutoria, na qual um trabalhador mais experiente orienta e compartilha com profissionais mais jovens, que estão iniciando no mercado de trabalho ou em uma empresa, experiências e conhecimentos no sentido de oferecer orientações e conselhos para o desenvolvimento de suas carreiras. Estas orientações vão desde o âmbito pessoal até o profissional.
9. Coaching: no hall da fama entre os termos do RH
O coaching é um processo de treinamento que tem por objetivo desenvolver, apoiar e capacitar um profissional para que ele possa atingir de forma sustentável todo o seu potencial. É também um dos termos do RH mais famosos atualmente. Com um teor essencialmente prático, a técnica é direcionada para o alcance de metas e objetivos.
10. 5W2H
A abordagem tem origem no setor da qualidade nas empresas. Seguindo o que ela propõe, devem ser feitas sete perguntas básicas para o tema na qual será aplicada. São elas:
O quê? Quem? Quando? Por quê? Onde? Como? e Quanto custa?
Em inglês:
What? Who? When? Why? Where? How? e How much?
11. Assessment management
Seguindo os termos do RH, as ferramentas de assessment ajudam as empresas na hora de estabelecer métricas para selecionar e recrutar, avaliar o desempenho dos colaboradores, medir o clima organizacional e criar planos de carreira. Elas são usadas, principalmente, para que o profissional perceba seus pontos fortes e as áreas a serem trabalhadas para melhorar ainda mais o seu desempenho profissional.
Também são utilizadas com o propósito de melhorar os processos do dia a dia de um ambiente de trabalho, visando aumento da produtividade, aperfeiçoamento do relacionamento interpessoal entre lideranças e liderados e entre colegas de trabalho.
12. PDCA
O ciclo PDCA é um método de gestão de projetos que permite melhorar produtos, serviços e processos em apenas quatro passos. Ao planejar, executar, verificar e agir, é possível aprimorar continuamente os negócios, reduzir custos, acelerar rotinas e eliminar erros.
Plan: planejamento; Do: executar: Check: verificar; Act: agir.
13. OKR e termos do RH
É, basicamente, um sistema para definir objetivos. A metodologia OKR – “Objectives and Key Results” ou “objetivos e resultados-chave” – funciona da seguinte forma: a empresa deve definir objetivos, que por sua vez, serão medidos por um conjunto de resultados- chave.
Dessa forma, esses objetivos devem consistir em descrições qualitativas do que a organização deseja ou precisa alcançar, ou seja, suas metas. E o conjunto de resultados-chave consiste em métricas e indicadores que ilustram o avanço em relação aos objetivos estabelecidos.