As tecnologias no RH permitiram ao setor realizar uma verdadeira revolução. Com elas se tornou possível ter acesso a dados em tempo real, bem como usar de melhor forma informações relevantes sempre atualizadas.
Tais tecnologias fazem uso de uma série de recursos modernos que ajudam a desburocratizar o setor.
Todavia, sua pluralidade pode criar dúvidas quanto a quais deles merecem investimento e realmente podem ajudar a sua empresa.
Conheça algumas das principais tecnologias disponíveis para o setor e conheça os recursos dos quais elas se valem.
Também, veja como elas podem ajudar e em quais investir para a sua empresa.
Quais são os impactos da tecnologia no RH?
Assim como outros setores empresariais, o departamento de Recursos Humanos também se modernizou ao longo das décadas. Isso se tornou possível especialmente pelo uso da tecnologia.
Por meio dela a organização de dados, a segurança deles e o seu uso se tornaram muito mais eficazes.
Isso, por sua vez, melhorou processos de seleção e recrutamento, de capacitação, de direcionamento e desenvolvimento de políticas, dentre outras coisas.
Por meio do uso da tecnologia no RH o setor pôde voltar sua atenção para questões menos burocráticas e repetitivas, mas sem deixar de cumprir com suas tarefas primordiais e com suas responsabilidades de acordo com a lei.
Saiba mais sobre a importância da tecnologia no RH
A tecnologia permitiu ao RH, por exemplo, deixar cálculos de jornada e de valores de horas extras de lado para automatizá-los.
Com isso, afastou erros comuns, bem como agilizar o fechamento de holerites e de cartões ponto.
Esse é apenas um exemplo de como o uso da tecnologia no RH trouxe vantagens ao setor.
A partir dela, os colaboradores puderam desenvolver políticas que realmente tivessem impacto relevante na vida dos colaboradores.
Portanto, a tecnologia abriu para o setor a possibilidade de se desenvolver de melhor forma, terceirizando para as ferramentas diversas atividades burocráticas e focando em ações de gestão de pessoas.
Dentre os muitos benefícios que isso trouxe estão:
- Diminuição e até mesmo a eliminação de erros;
- Desburocratização do setor;
- Obtenção de dados para desenvolvimento de projetos internos e para controle de produtividade;
- Melhor direcionamento da seleção e recrutamento;
- Identificação das necessidades internas;
- Engajamento dos colaboradores e retenção de talentos;
- Eficiência nas operações rotineiras;
- Acesso à informação em tempo real;
- Personalização de treinamentos;
- Redução de custos, etc.
Evolução da tecnologia no RH: Do manual ao 4.0
As ferramentas de RH passaram, ao longo do tempo, por grandes transformações.
Elas se devem à incorporação de novas tecnologias aos processos próprios do setor de recursos humanos, de maneira a agilizá-los, torná-los mais seguros e eficientes.
Um bom exemplo disso corresponde ao controle de ponto. Inicialmente, dependia de anotações manuais, as quais ficavam à mercê de erros, rasuras e extravios. Depois, passou aos cartões no estilo cartográfico.
Hoje, por sua vez, a gestão de ponto engloba recursos tecnológicos que lhe permitem ser segura, rápida e eficiente. Isso se tornou possível por meio do cartão digital, que garante cálculos automáticos e desburocratiza o setor.
Esse é um bom exemplo de como a tecnologia 4.0 chegou no RH.
O termo se refere à quarta revolução industrial, a qual se caracteriza pela integração digital e pelo uso de recursos como inteligência artificial, aprendizado de máquina, análise de dados, etc.
São diversas as ferramentas disponíveis para o RH que contam, hoje, com tecnologia 4.0.
Ela chegou para revolucionar diferentes setores e para permitir a automatização de tarefas burocráticas, o uso inteligente de dados e o processamento deles.
Quais ferramentas de tecnologia são usadas no RH?
Conheça algumas ferramentas importantes para o RH, que podem modernizá-lo e levá-lo a um novo patamar!
Controle de ponto digital
Cabe ao RH realizar a gestão de horas dos colaboradores. Ela é uma obrigação legal e é crucial para o pagamento de salários, pois contabiliza as jornadas, os intervalos e as horas extras.
O controle de ponto digital permite que essa gestão seja ágil, moderna e segura. Ele permite a marcação das horas por diferentes meios, como em totem presencial na empresa ou aplicativo de celular.
Com ferramentas modernas, ele pode determinar onde o colaborador estava ao bater o ponto. Ainda, garante a variação de horas, minutos e segundos e grande precisão, além de fazer o cálculo automático das horas e dos seus respectivos valores.
Por isso, essa é uma tecnologia essencial no RH, pois desburocratiza uma atividade de grande importância e garante a automatização de cálculos e da geração dos cartões ponto.
Uma excelente opção no mercado é o controle digital Oitchau.
Timesheet
Outra ferramenta tecnológica para o RH é o timesheet.
Enquanto o controle de ponto contabiliza o tempo total da jornada, o timesheet consegue determinar como essa jornada foi utilizada. Isto é, quais foram as atividades executadas e qual o tempo de cada uma delas.
Com isso, o RH pode obter informações úteis para direcionamento de treinamentos, como ao perceber grande disparidade no tempo entre uma atividade e outra ou a dificuldade de gestão do tempo pelos colaboradores.
Essa ferramenta também é útil por reunir informações que auxiliam na precificação de serviços de acordo com o tempo gasto neles pelos colaboradores. Por isso, conheça o timesheet Oitchau e se surpreenda!
Software de seleção de currículos
Hoje existe uma série de softwares que fazem uso de Analytics e Big Data para ajudar empresas na seleção de currículos.
Eles são úteis por agilizarem essa fase e por a tornarem mais objetivas, com foco em características específicas necessárias para alguém ocupar um cargo em aberto.
Além disso, tornam o processo mais eficiente e ajudam na criação de bancos de currículos.
Blockchain para documentos e contratos
As ferramentas de blockchain também demonstram a evolução da tecnologia no RH.
Elas permitem a criação de assinaturas eletrônicas que têm reconhecimento jurídico e podem ser usadas para contratos e documentos diversos.
Seguras, elas agilizam processos na medida em que tornam a assinatura mais rápida e independente de distâncias.
Treinamento e aprendizagem online
A tecnologia 4.0 no RH também trouxe novas experiências no treinamento, que pode se utilizar de imersões digitais, realidade virtual e realidade aumentada para fins de capacitação.
Elas ajudam a aumentar o interesse dos colaboradores e no seu aprendizado.
Inteligência Artificial para recrutamento
Além dos softwares que realizam a triagem e a seleção de currículos em processos de recrutamento, a Inteligência Artificial também é útil na contratação de pessoas.
Atualmente é comum o seu uso para a análise de perfis de candidatos. Ela é capaz de identificar padrões de contratação bem-sucedidos que criam comparativos com as características de quem se candidatou neste momento.
Ainda, a IA tem a capacidade de realizar as primeiras etapas de entrevistas e de aplicar testes, de modo que pode ser de grande utilidade para o RH.
People Analytics
As plataformas e ferramentas que coletam e analisam dados sobre colaboradores permitem a obtenção de informações sobre desempenho, engajamento, assiduidade, dentre outras coisas que são imprescindíveis para uma gestão de pessoas bem-sucedida.
A tomada de decisões depende de conhecimentos concretos, assim como as estratégias. Desse modo, aplicar o People Analytics é uma maneira de obter informações valiosas em meio a milhares de dados.
Plataformas de engajamento de funcionários
Hoje existem diversos aplicativos e softwares que se dedicam à melhoria do engajamento dos funcionários.
Eles facilitam o feedback contínuo, a comunicação interna e o acesso a recursos de desenvolvimento pessoal e profissional.
Por isso, correspondem a tecnologias de RH que impactam diretamente na produtividade e no clima organizacional.
Plataformas de gestão de desempenho baseadas em objetivos
Essas plataformas são ferramentas que permitem às empresas definir metas claras e mensuráveis para seus funcionários. Com elas, eles passam a ter ciência de quais são essas metas.
Com esse tipo de tecnologia para RH os gestores podem acompanhar o progresso de cada colaborador e equipe de forma transparente. Isso também permite à empresa criar uma cultura de feedback e de desenvolvimento contínuo.
Chatbots de RH
Chatbots são ferramentas que produzem respostas automáticas por meio da repetição de informações e situações. Eles podem acelerar a obtenção de informações, inclusive de forma interna.
Os chatbots de RH podem ser integrados aos sistemas para fornecer suporte automatizado para os colaboradores. Por exemplo, podem ser treinados para responder questões condizentes aos benefícios, às políticas internas, etc.
Plataformas de gestão de talentos internos
O RH pode fazer uso de tecnologias como sistemas de gestão de talentos. Elas ajudam na identificação de talentos internos. Ou seja, que já prestam serviços para a corporação.
Desse modo, promove a mobilidade e o desenvolvimento de carreira dentro da empresa e incentiva a retenção de talentos.
HRIS
O “Human Resources Information System” ou “Sistema de Informação de Recursos Humanos” também é uma das tecnologias de RH que podem ser úteis à sua empresa.
O sistema basicamente se dedica à reunião de dados sobre os colaboradores em um só lugar. Nele é possível ter acesso a dados sobre jornada, gestão de tempo, holerites, férias, alcance de metas, avaliações e muito mais.
O sistema não apenas reúne informações, mas permite a integração entre diferentes sistemas que o RH utilize. Por exemplo, integra-se com software de holerite e com o cartão de ponto digital.
Assim, ele é útil para a automatização de tarefas, diminui erros e torna as decisões de RH mais assertivas e estratégias. Desse modo, pode ser um excelente investimento para o setor.