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Sistemas de gestão de pessoas que você precisa conhecer!

A gestão de pessoas é responsável por espalhar a cultura organizacional com o intuito de desenvolver e fortalecer o capital humano de uma empresa. Este objetivo é alcançado por meio de habilidades, práticas, métodos, entre outros.

O uso da tecnologia vem se tornando fundamental para que os gestores mantenham um canal de comunicação eficiente com os colaboradores.

A gestão de pessoas é capaz de humanizar as relações profissionais, formando equipes altamente capacitadas e com qualidades interpessoais importante.

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Neste artigo, apresentaremos os melhores sistemas de gestão de pessoas disponíveis no mercado e como eles podem ajudar os gestores nesta tarefa.

Quais as principais funções da gestão de pessoas?

Antes começarmos a falar sobre os sistemas, vamos mostrar quais as principais funções da gestão de pessoas.

O papel do gestor de pessoas dentro de uma empresa é manter os colaboradores motivados e engajados, isto é, comprometidos com a empresa ao ponto de se tornarem embaixadores simplesmente pelo fato de fazerem parte de algo tão relevante em suas vidas.

Mas como o gestor consegue alcançar esse objetivo?

Oferecendo oportunidades para que os colaboradores possam se desenvolver tanto profissional como pessoalmente, aumentando a qualidade de vida dos colaboradores por meio de um ambiente de trabalho harmonioso e que lhes dê autonomia para criar e inovar, propondo e implantando mudanças que impactam positivamente a todos (pensamento no coletivo).

Além de promover uma política organizacional que priorize a ética e mantenha o canal de comunicação entre gestores e colaboradores sempre aberto.

Sistemas de gestão de pessoas

Um bom sistema de gestão de pessoas promove a integração entre os diversos departamentos de uma empresa, além de automatizar processos burocráticos a fim de permitir que os colaboradores possam focar no que realmente interessa e, assim, aumentar a produtividade e a eficiência como um todo.

O sistema de gestão de pessoas permite um gerenciamento estratégico do capital humano da empresa, eliminando a sobrecarga de tarefas dos Recursos Humanos e possibilitando dados aos gestores de todos os departamentos em tempo real.

Essa característica facilita a rotina dos gestores que se tornam capazes de ajustar seus planos de ação ao acompanharem o desenvolvimento dos projetos em tempo real.

Controle de horas extras integrado é uma ótima forma de gestão de pessoas

Atualmente o controle de ponto é realizado, pela grande maioria das empresas, com o uso do relógio de ponto eletrônico, conhecido pela sigla REP. Ele corresponde àquele aparelho que é postado na entrada da empresa e que é utilizado para registro da jornada.

Pode ser utilizada impressão digital, a biometria fácil, crachás ou cartões e senhas ou códigos.

Esse sistema pode ser acoplado ao sistema digital de ponto, que nada mais é que um software que permite que as horas registradas sejam compartilhadas em outras plataformas e que sejam controladas dia a dia.

A empresa pode controlar durante todo o mês as horas que são prestadas, evitando surpresas ao final do mês com despesas excessivas relativas aos holerites que passam a conter muitas horas extraordinárias.

Esse tipo de controle não só gera benefícios à empresa e à gestão de gastos, mas ao próprio colaborador, que pode acompanhar as horas laboradas durante o mês.

Os sistemas eletrônicos tiveram sua importância maximizada com o atual período pelo qual o país passa, no qual o trabalho remoto teve que ser instituído por inúmeras empresas em razão da pandemia de Covid-19.

É possível que o controle de jornada e a gestão de pessoas seja realizado mesmo à distância. Isso é possibilitado pela existência de aplicativos e softwares que podem ser instalados no computador ou celular do empregado que realiza seu registro de horas à distância.

Destaca-se que a gestão de pessoas é muito importante em relação aos empregados que realizam trabalhos em home Office.

O momento pelo qual o país passa, sua situação econômica e a adaptação ao labor remoto podem apresentar dificuldades à concentração e à produtividade do colaborador, assim como à prestação de horários de forma normalmente realizada.

Assim, uma boa gestão de pessoas é capaz de identificar eventuais problemas, bem como de orientar o colaborador para melhorar suas atividades, o que pode ser feito pela própria análise do cartão de ponto registrado remotamente.

Nesse caso, imagine a situação de um empregado que apresenta horas extras em trabalho remoto e, mesmo assim, sua produtividade se encontra aquém do esperado. Outra situação exemplificativa corresponde à dificuldade de cumprimento das atividades no mesmo número de horas despendido anteriormente.

Quando a empresa identifica isso, o gestor pode promover o diálogo com o colaborador, orientá-lo e auxiliá-lo a contornar os problemas apresentados.

O uso desses programas de integram o sistema de controle de ponto e o auxiliam a ser realizado remotamente, assim, tornam-se essenciais para a produtividade da empresa e para a manutenção do engajamento dos empregados.

Confira alguns sistemas que podem ser úteis não só durante o trabalho remoto, mas durante todo o ano! Garanta, com eles, a correta gestão dos colaboradores e o desenvolvimento de uma relação mais íntima com eles e que leve em consideração a real jornada de trabalho realizada por eles diariamente.

Oitchau

O sistema de controle de ponto Oitchau é um bom exemplo do que falamos acima! Uma das características que tecnologia oferecida pelo Oitchau permite é que o gestor acompanhe a jornada de trabalho dos colaboradores em tempo real, eliminando o risco de fraudes no registro de ponto e oferecendo informações altamente precisas para a composição da folha de pagamento.

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Porém, o mais importante, é que o Oitchau mantém um canal de comunicação direta entre as partes, facilitando trocas de turnos, solicitações de folga e até limitando a realização de horas extras.

Gestor e colaborador falam a mesma língua, o que contribui para desenvolver a confiança entre ambos e promovendo maior engajamento.

Xerpa

O sistema oferecido pela Xerpa funciona como um facilitador das rotinas burocráticas da maioria das empresas em relação a gestão dos colaboradores.

A tecnologia da Xerpa elimina a carga burocrática, como da folha de pagamento e contratações, para que gestores e colaboradores tenham tempo e autonomia para inovar no dia a dia da empresa.

Desta forma, o colaborador se sente motivado a desenvolver suas habilidades e mostrar todo seu potencial para ajudar a empresa a alcançar o sucesso.

Por que utilizar sistemas de gestão de pessoas?

Ao implantar sistemas como os descritos acima, a empresa faz uma declaração, ainda que sem palavras. Simplificando e aprimorando sua relação com os colaboradores, a empresa mostra que confia no talento de suas equipes e quer que elas tenham todos os meios possíveis para que se desenvolvam.

Essas empresas sabem que o sucesso se constrói em grupo e, por isso, valoriza a relação com seu capital humano!

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