O termo muito usado no meio esportivo e entre os profissionais de Tecnologia da Informação, agora propõe uma metodologia ágil para todos os tipos de projetos e processos existentes nas empresas, que é o Scrum.
O Scrum é um termo oriundo do rugby, um esporte de equipe com jogadores, que também deu origem a uma metodologia ágil para projetos de TI, mais especificamente o gerenciamento ágil de projetos de softwares.
Mas também pode ser adotada em diversos outros tipos de projetos, e por isso tem ganhado espaço em diferentes setores da maioria das empresas, já que todos os segmentos precisam de um gerenciamento adequado.
Neste artigo vocâ vai saber:
- O que é a metodologia Scrum?
- Etapas do Scrum
- Qual a importância da metodologia Scrum?
- Como funciona?
Boa leitura!
O que é a metodologia SCRUM?
O Scrum é uma metodologia criada nos anos 1990 pelos desenvolvedores Ken Schwaber e Jeff Sutherland, e refere-se ao gerenciamento de projetos ágeis.
Funciona melhor com equipes pequenas e multidisciplinares, com foco na comunicação e na colaboração de seus participantes. É utilizada em mais de 60% dos projetos ágeis em todo o mundo.
O objetivo desta metodologia é controlar de forma simples e muito eficaz todo o processo, otimizando o trabalho em equipe com metas comuns. Os projetos são dividos em ciclos chamados de Sprints. O Sprint tem um tempo específico dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.
Cada vez mais as empresas brasileiras têm adotado o Scrum em seus projetos, para acelerar o desenvolvimento de demandas e resultados, como um diferencial de mercado. Muitos softwares e ferramentas de gestão já possuem este formato ou uma versão inspirada no Scrum.
Etapas do Scrum
A metodologia Scrum pressupõe determinadas etapas. Estas são as principais delas:
- Planejamento: é definido o Product Owner e o Scrum Master e também é a etapa em que o backlog também é criado – veja mais sobre estes termos a seguir.
- Sprint: é ciclo de tarefas a serem realizadas conforme um período de tempo. Cada projeto tem um limite de tempo para começar e findar.
- Updates: são reuniões para resumir o que foi feito e tomar decisões sobre os próximos passos.
- Backlog grooming: são reuniões que alinham o backlog.
- Review: é o relatório do que funcionou para o produto.
- Retrospective: trata-se de uma reunião cujo o objetivo é melhorar o processo e verificar o que pode ser melhorado.
Qual é a importância da metodologia Scrum?
O Scrum à às empresas e os projetos um novo meio de atingir ótimos resultados, de forma ágil, enxuta e com as menor incidências de riscos. Apesar de seu vocabulário próprio, a metodologia Scrum é fácil de aplicar e está alinhada com as necessidades das empresas em um mercado que não para de crescer.
Além disso, ela permite que as empresas a adaptem em todos os tipos de projetos e processos, em todos os setores, garantindo a redução de tempo e desperdício de recursos, além de entregar produtos e serviços de melhor qualidade para encantar seus clientes.
É também uma metodologia que gera engajamento e comprometimento por parte dos trabalhadores. Em suma, esta metodologia permite quer as empresas sejam mais competitivas, modernas e dinâmicas.
Como funciona?
O Scrum auxilia no fluxo de trabalho de qualquer projeto. Além das etapas já citadas, ele funciona conforme algumas premissas:
Autogerenciamento – Possui papéis e responsabilidades bem definidos. Cada membro da equipe tem função no time. E se o profissional sabe o seu papel, a equipe consegue gerenciar a si mesma, sem excesso de cobranças e motivando a autonomia dos colaboradores. Os papéis na metodologia Scrum são:
- Product owner ou dono do produto — representa os players do negócio.
- Scrum master — é o gerente de projeto. Ele é responsável para que todo o projeto tenha o andamento desejado.
- Devteam ou equipe de desenvolvimento — são os membros da equipe multidisciplinar.
Agilidade – O scrum é uma metodologia ágil. Este é um ponto central desta proposta. Deve-se alinhar a velocidade e o atendimento das necessidades do cliente. É possível obter agilidade quando a meta maior e os objetivos mais complexos são quebrados em demandas menores. Há ganhos a todo momento desta forma.
Reuniões de alinhamento – Trata-se de uma metodologia que possui reuniões frequentes e uma comunicação efetiva do que está sendo realizado. É assim que problemas e contingências são contornadas sem perdas de prazos. Estas reuniões são rápidas.
Colaboração – Há muito engajamento entre os membros da equipe e não é incomum o cliente ou outros players importantes participarem das ações, para reduzir riscos e retrabalhos.
Adaptabilidade – A metodologia é muito flexível e muito dinâmica para encontrar soluções para o projeto e até apontar oportunidades antes não concebidas. Além disso, a metodologia Scrum permite diferentes tipos de testes antes de finalizar uma demanda e lançá-la ao mercado.
Foco e prioridade – Todas as demandas mais importantes do projeto são priorizadas nesta metodologia, visando a geração de valor para o cliente.
Estrutura enxuta – A equipe é pequena, cerca de pessoas, sem grandes investimentos.
Transparência – A autorresposabilidade é uma competência necessária a todos os membros de equipe. Sempre que houver falhas, é preciso reconhecê-las e tomar decisões pontuais para saná-las.
Conclusão
Se você precisa de mais agilidade em seus projetos e processos, a metodologia Scrum pode ser uma maneira de trazer mais agilidade, eficiência e qualidade às suas demandas.
A abordagem é inovadora e simples ao mesmo tempo e pode oferecer mais produtividade e lucratividade para a empresa, além de proporcionar um ambiente mais saudável e engajado nas equipes de trabalho.
Além disso, a satisfação dos colaboradores de empresas que utilizam o SCRUM também costuma aumentar. Afinal, a metodologia permite que as equipes desenvolvam autonomia e colham aprendizados constantes, trazendo um senso de pertencimento e de evolução.
Veja também: Accountability: Saiba como lidar com o tema no RH
Gostou das novidades sobre Scrum para empresas? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!