Registro de ponto biométrico

Registro de ponto biométrico: tudo que você precisa saber!

O registro de ponto biométrico é um dos modelos para controle de ponto mais populares nas empresas brasileiras.

O seu funcionamento é bastante similar ao proposto pelo registro mecânico, com a configuração dos horários de entrada e saída do colaborador sendo estipulada anteriormente pelo departamento pessoal.

Neste artigo, vamos abordar os aspectos deste modelo, quais formatos ele abrange e como cada um funciona. Acompanhe a seguir! 

Diferentes evoluções do registro de ponto nas empresas

Ao longo dos anos,o controle da jornada foi aprimorado nas empresas, devido às mudanças não só tecnológicas, como também nas relações trabalhistas.

Levando em consideração esses fatores, esse controle passou por muitas etapas evolutivas até chegar em todas as opções mais avançadas que temos hoje.

Livro de ponto

Este foi o primeiro modelo usado para fazer o monitoramento das horas trabalhadas dentro de uma empresa. 

Basicamente, a organização precisava disponibilizar um colaborador para realizar o preenchimento do livro de acordo com a chegada e saída dos outros colaboradores na empresa. 

Relógio de ponto cartográfico

Essa metodologia é uma velha conhecida tanto do ambiente corporativo quanto do industrial. 

Bem diferente do relógio de ponto biométrico, para realizar a marcação no relógio cartográfico, o colaborador deveria inserir o seu cartão pessoal na máquina.

Ela, então, que carimbava o papel com a data e hora da entrada, do seu intervalo e da saída.

Apesar de ser uma técnica claramente mais segura do que o livro de ponto, o método ainda possuía muitas limitações, por ser mais analógico. 

Logo, havia muita demora e dificuldade em realizar tarefas hoje consideradas simples, como conferir dados sobre o banco de horas de um trabalhador.

Cartão magnético

Ao final dos anos 90, chegou às empresas o que seria um divisor de águas na maneira como se registrava as horas trabalhadas pelos profissionais: o uso de crachás e a instauração de um sistema digital no registro de ponto.

Essa novidade, assim como o relógio de ponto biométrico, foi tão marcante que até hoje costuma ser muito comum a utilização dessa ferramenta em várias empresas.

Com ela, foi possível adquirir muito mais agilidade ao automatizar procedimentos limitados até então pelo profissional. 

Também ocorreu a redução do tempo gasto com a entrada de cada profissional no local de trabalho.

Apesar de trazer benefícios inexistentes até então, o controle de ponto pelo uso do cartão magnético ainda é suscetível a fraudes comuns, por exemplo, um colaborador usar o crachá de outro.

Relógio de ponto biométrico: como funciona?

O registro de ponto biométrico executa o controle de entrada e saída dos colaboradores por meio da leitura de uma digital cadastrada. 

Na prática, ao início e término do seu expediente diário, o profissional posiciona seu dedo sobre um leitor biométrico, que o identifica e registra o horário.

Seus dados são salvos automaticamente, e, posteriormente, lançados em um software especializado. 

Esse programa fará o cruzamento das informações registradas no ponto com o registro de cada trabalhador, identificando as horas extras e realizando os cálculos.

Diferentes tipos de identificação de registro de ponto eletrônico biométrico

Além da própria leitura da impressão digital do trabalhador, existem outros meios de autenticação que o registro de ponto biométrico utilizado para identificar as pessoas. 

Confira abaixo.

1. Leitura da digital

É a mais comum nas empresas. A maioria dos equipamentos de ponto biométrico usam essa característica física de identificação. 

O profissional deve posicionar seu dedo em um leitor biométrico óptico, que faz a leitura do desenho da digital e a compara com a registrada no banco de dados.

Na prática, o que viabiliza a identificação é o fato de cada impressão ser individual, como já mencionamos acima.

2. Reconhecimento facial

Para realizar esse reconhecimento, é necessário unificar as características do rosto e os seus traços.

É totalmente dispensável que haja um aparelho específico para isso, esse registro pode ser feito por meio de um tablet ou smartphone. 

O profissional se posiciona em frente ao aparelho e registra a sua imagem.

A partir daí, o programa — muitas vezes, o mesmo que executa a leitura da biometria, por exemplo —  capta a imagem e a compara com as outras gravadas no banco.

3. Registro por voz

O registro vocal é também uma possibilidade para o controle de ponto. 

Este método analisa a voz de cada indivíduo, e identifica particularidades como os seus sinais agudos.

Dessa forma, é possível utilizar a própria voz para fazer a marcação de ponto.

Benefícios x desvantagens do registro de ponto biométrico

Vamos apresentar abaixo algumas vantagens e desvantagens dos sistemas de ponto eletrônico por biometria.

Vantagens

Baixa probabilidade de erros

Fazer a marcação de ponto de forma manual gera alguns problemas para a empresa. 

Um dos maiores deles é que essa atitude permite que ocorram erros ou distorções nas informações  — até mesmo os pontos que utilizam crachá e código de barras podem ser “burlados”.

Ou seja, em linhas mais simples, essas não são ferramentas 100% confiáveis, por mais criteriosa que a equipe do RH seja em sua aplicação e uso.

A principal vantagem do registro de ponto biométrico é que ele reduz as ocorrências de erros no cálculo de horas trabalhadas e do salário correspondente a ser pago.

Dessa forma, o empregador consegue cumprir suas obrigações trabalhistas de maneira um pouco mais assertiva.

Segurança

O registro de ponto biométrico oferece um pouco mais de confiabilidade das informações.

Isso porque, em relação a este ponto, sabemos que um controle manual pode abrir espaço para que alguns profissionais ocultem pequenos atrasos ou, até mesmo, eventuais faltas.

Existem, ainda, as ocasiões em que um funcionário bate o ponto do outro.

Essa é uma realidade do mundo do trabalho, e, com um controle biométrico, essas situações não ocorrem, pois não há como forjar a presença.

Desvantagens

Exigências mais rígidas

Todo registro de ponto letrônico (REP) disponível no mercado, deve estar dentro das normas estabelecidas pela Portaria 671. 

E, dentre as principais obrigações previstas por essa lei, está a necessidade de ter um relógio físico, realizar a impressão do comprovante de marcação de ponto e possuir um sistema para tratamento de ponto.

Custo-benefício elevado e necessidade de manutenção constante

As questões acima influenciam diretamente no custo benefício desse modelo, ou seja, a empresa deve considerar as despesas com bobinas de impressão, a manutenção cara do relógio caso ele apresente algum problema e a sua falta de mobilidade.

O relógio biométrico por exigir tecnologia de reconhecimento torna a sua manutenção mais cara, sem contar que ela não será feita de um dia para o outro.

Na maioria das vezes, o relógio precisa ser levado até a assistência para reposição de peças.

O registro de ponto biométrico ainda vale a pena?

Sim!

Além de ser um dos modelos mais seguros, completos e que possibilitam a integração com outros sistemas, o registro de ponto biométrico torna-se a melhor alternativa se a sua empresa precisa de um sistema completo para gerir os apontamentos de horas do time.

Ponto biométrico é seguro?

O registro de ponto biométrico é um dos mais seguros do mercado, pois atende o que é exigido na legislação, além de evitar problemas por esquecimento dos cartões de ponto por parte dos funcionários.

Outro ponto interessante é que o ponto biométrico também fornece um comprovante com o horário de entrada e saída para o colaborador.

Assim, o colaborador pode guardar os papéis e controlar as suas horas de trabalho para fazer a verificação ao receber o seu salário.

Trata-se, portanto, de um método que preza pela transparência entre empregador e empregado.

O processo é seguro e confiável para ambas as partes.

Como registrar o ponto digital?

Confira abaixo um pequeno passo a passo de como um colaborador pode fazer o registro de ponto digital:

  1. Acesse o sistema de registro de ponto digital fornecido pela empresa. Isso pode ser feito por meio de um aplicativo em um smartphone ou por meio de um computador;
  2. Faça login no sistema usando suas credenciais de acesso, como nome de usuário e senha;
  3. Ao iniciar o turno de trabalho, localize a opção de “Registrar Ponto” no sistema;
  4. Selecione o tipo de registro de ponto adequado, que pode incluir registro de entrada, saída, intervalo, entre outros;
  5. Confirme a localização do registro de ponto, se solicitado pelo sistema.
  6. Registre o ponto digital, seguindo as instruções do sistema. Isso pode incluir digitalizar um código QR, digitar um número de identificação pessoal ou usar uma biometria, como a impressão digital;
  7. Certifique-se de que o registro foi confirmado pelo sistema e de que todas as informações estão corretas;
  8. Repita o processo para os outros pontos do dia, como a saída do intervalo e a saída do trabalho;
  9. Verifique seus registros de ponto no sistema para garantir que estejam corretos.

O que é o registro de ponto biométrico por reconhecimento facial?

Este modelo utiliza a biometria facial – ou seja, os traços e características do rosto – para realizar os apontamentos de horas dos colaboradores.

O registro de ponto por biometria facial é um dos mais modernos e seguros no mercado, o qual conta com muitos benefícios. 

Ao utilizar o reconhecimento facial, é possível assegurar agilidade, segurança e eficiência ao processo de controle de jornada dos profissionais.

Sua utilização, aliada a um aplicativo especializado, permite gerenciar situações e conflitos cotidianos com mais tranquilidade dentro da empresa. 

Além disso, esse método também passa a atender os diferentes tipos de expedientes atuais como o home office e a jornada de trabalho flexível, por exemplo.

Voltando para o ambiente da empresa, um dos benefícios do reconhecimento facial é que além de evitar fraudes, ele tem a função de controlar quem entra e sai do local de trabalho.

Isto é, pode ser utilizado para impossibilitar que pessoas estranhas circulem na empresa ou acessem lugares privativos.

Reconhecimento facial é seguro?

Sim! Embora muitas pessoas desconfiem do uso de sistemas que possam usar a imagem do rosto, é possível afirmar que esse tipo de tecnologia é completamente seguro. 

Também é possível assegurar que é um dos controles mais efetivos para controle da jornada de trabalho dos colaboradores.

Mesmo que duas pessoas sejam muito parecidas ou mesmo correspondam a irmãos gêmeos idênticos, o sistema assim é capaz de individualizá-los.

Os sistemas se valem de dados tais como a distância entre boca e orelhas, entre os olhos ou outras, o que garante sua funcionalidade.

O mapeamento dos pontos faciais identifica os indivíduos com características únicas, fazendo com que o sistema seja seguro, para a empresa e para os colaboradores.

Eles possuem sistemas que impedem qualquer manipulação de dados, fraudes e os protegem em situações de falta de energia, por exemplo. 

Vale ressaltar, quanto a isso, que esse sistema é capaz de realizar o registro mesmo em eventual queda da conexão à internet.

Vantagens do uso do reconhecimento facial

Confira as vantagens dos cartões ponto que fazem uso do reconhecimento facial e saiba porque modernizar agora mesmo o seu controle de jornada! 

1.  Marcação de jornada ágil e sem percalços

Para esse tipo de registro de ponto, não é necessário o porte de senhas, cartões magnéticos ou outras ferramentas. 

O procedimento oferecido pela Oitchau, por exemplo, leva tão somente 03 segundos para ser concluído. 

Isso evita filas e aglomerações, bem como permite que o colaborador usufrua de melhor forma sobre os seus direitos.

2.  Segurança e proteção do espaço da empresa

O reconhecimento facial não é aplicado apenas para registro de jornada, mas pode ser utilizado para controlar o acesso a certas áreas restritas de uma empresa. 

Assim, a segurança é promovida de forma certeira.

3.  Acesse o controle de jornada facilmente e a hora que quiser

Sendo o reconhecimento facial uma tecnologia de sistema digital de jornada, ele pode ser acompanhado a qualquer momento. 

O número de horas extras é observado, assim como é possível promover de melhor forma a política de jornada interna.

4.  Controle da jornada em home office com reconhecimento facial

Finalmente, outra das vantagens se refere à possibilidade de utilizar esse sistema de controle para empregados que realizam jornada externa à empresa ou mesmo em home office

O controle de horas realizadas em home office ou externamente à empresa é muito importante por diversos fatores, principalmente porque auxilia na manutenção da produtividade.

5. Baixa probabilidade de erros

Fazer a marcação de ponto de forma manual gera alguns problemas para a empresa. Um dos maiores deles é que essa atitude permite que ocorram erros ou distorções nas informações.

Aliás, até mesmo os pontos que utilizam crachá e código de barras podem ser “burlados”. 

Ou seja, em linhas mais simples, essas não são ferramentas 100% confiáveis, por mais criteriosa que a equipe do RH seja em sua aplicação e uso.

O registro de ponto biométrico reduz as ocorrências de erros no cálculo de horas trabalhadas e do salário correspondente a ser pago. 

Dessa forma, o empregador consegue cumprir suas obrigações trabalhistas de maneira um pouco mais assertiva.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau