Recursos Humanos

Recursos Humanos: qual é a sua função na empresa?

A área de Recursos Humanos (RH) exerce um papel essencial nas organizações. Isso porque o departamento pode assumir o suporte em vários elementos que contribuem para o bom andamento e o sucesso das relações internas —  entre os demais setores da empresa; e externas, na visão que o mercado tem daquele negócio.

Neste sentido, ter um departamento voltado para a eficácia da gestão de pessoas, ajuda a cultura da empresa a crescer. Além disso, torna-se o caminho para um feedback honesto e valioso dos colaboradores para as lideranças da organização.

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Em contrapartida, os profissionais de RH também têm um amplo entendimento do negócio e de como fornecer abordagens que atraem e retém os melhores talentos para atender às necessidades estratégicas da empresa.

A seguir, vamos apresentar mais aspectos sobre o tema. Acompanhe!

Por que a área de Recursos Humanos é importante?

O RH é o elo entre a empresa como instituição e os seus colaboradores — o que faz todo esse ciclo funcionar. O setor não deve ter a função única de escolher quais profissionais trabalharão na organização e seus cargos: a equipe de Recursos Humanos é responsável por manter todo o ambiente empresarial em um bom estado comportamental e emocional.

Outro ponto importante é que se tornou recorrente no mundo todo a discussão acerca da relação entre resultados financeiros de grandes corporações e a motivação das equipes dentro delas, para que produzam mais e melhor.

Essas organizações estão passando por mudanças na forma em que vinham sendo administradas ao longo dos anos. E, tudo isso tem afetado o próprio negócio, como as relações com os profissionais e, por que não dizer, o próprio papel do RH.

Ou seja, em linhas mais simples, o presente e o futuro requerem cuidado. E, neste sentido, tornou-se totalmente possível buscar sustentabilidade financeira e social através de pessoas, cultura e um RH estratégico.

Ser estratégico, nesse contexto então, não significa somente ter um discurso atualizado. Vai muito além: deve-se praticar ações compatíveis com o que se prega. Discurso e prática devem seguir um raciocínio e coerência, portanto.

Quais são as funções do RH na prática?

De maneira geral, o setor de Recursos Humanos é responsável por dois tipos de serviços: administrativos e estratégicos.

Dependendo do tamanho da equipe e da empresa, os profissionais da área  desempenham atividades como:

  • Recrutamento e seleção de profissionais;
  • Integração entre os colaboradores;
  • Gerenciamento da folha de pagamento e benefícios;
  • Atuação na mediação entre os interesses dos colaboradores e da empresa;
  • Redação e acompanhamento de políticas da empresa;
  • Desenvolvimento de treinamentos ;
  • Dentre muitas outras funções. 

Com tantas tarefas imprescindíveis, o RH é considerado um dos departamentos vitais no funcionamento de qualquer negócio, pois lida não somente com as pendências mais práticas e burocráticas relacionadas às equipes, mas também demonstra o valor e apreço que a organização tem pelos seus profissionais.

Como melhorar a área de Recursos Humanos na minha empresa?

Agora que apresentamos a importância desse setor para os negócios, vamos mostrar algumas dicas que podem ser úteis na hora de investir na gestão de pessoas.

Veja abaixo.

1. Comece pela contratação

Antes de tudo, a nossa primeira dica de como melhorar o RH é procurar otimizar o processo de contratação.

Para montar um time forte, com pessoas capacitadas e experientes, dispostas a permanecer na empresa por um longo tempo, o Recursos Humanos precisa se dedicar mais no processo de recrutamento e seleção. Somente dessa forma é possível descobrir o máximo possível sobre um colaborador em potencial, como suas necessidades, expectativas, hábitos e motivações.

O segundo passo é comparar os resultados gerados por essa análise para montar sua equipe coesa e pronta para prosperar.

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2. Seja sincero em relação às expectativas

Para que o profissional entregue o resultado esperado dele, é fundamental que entenda com clareza quais são as expectativas da empresa. Caso contrário, ambos podem ficar frustrados — a organização, por esperar “X” e receber “Y”; e o colaborador, por sentir que foi conduzido a um caminho falho.

Por este motivo, o departamento de RH precisa ser o mais claro possível na hora de fazer a contração. Assim, deve comunicar o comportamento e as atitudes que se espera do novo colaborador e reforçar isso ao longo do tempo.

3. O setor de Recursos Humanos precisa estar alinhado aos objetivos estratégicos da empresa

A construção dos valores e da missão do RH tem que ser coletiva e em via de mão dupla com a empresa. Isso porque esses itens precisam estar de acordo com a visão e planos de negócios futuros, os quais, de fato, agregarão algum valor para a organização.

Para exemplificar: se oferecer um excelente atendimento ao cliente for um elemento-chave da visão da empresa, inclua o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores como principais objetivos de RH.

4. Defina funções com clareza

O profissional que tem um conhecimento sólido de como deve ser as suas funções na empresa tende a ser mais produtivo. Isso porque ele concentrará seu tempo e energia em atividades que realmente importam. Essa atitude reduz o estresse do dia a dia e aumenta o atingimento das metas.

5. Invista em tecnologia

A implementação de plataformas que auxiliam a gestão de pessoas também melhora a fluidez da área de Recursos Humanos em uma empresa.

Isso porque, ao recorrer ao uso de tecnologias, como o aplicativo do Oitchau, que permite um maior controle sobre as jornadas de trabalho dos colaboradores, o departamento eliminará um grande volume de papelada desnecessária. Além disso, vai agilizar determinados processos, evitar falhas humanas e economizar tempo e dinheiro.

6. Cultura do feedback

Sabemos que o feedback pode ser uma poderosa ferramenta de gestão. E, quando incorporado às rotinas de RH, ele permite que os profissionais saibam sob quais aspectos a empresa espera que eles atuem.

No entanto, esse método precisa funcionar também como uma via de mão dupla, na qual o colaborador também deve se sentir à vontade para expressar o que ele sente em relação ao seu trabalho e a organização.

7. Desenvolva uma boa pesquisa de clima organizacional

Para a área de RH, as pesquisas internas de clima organizacional são fundamentais para compreender melhor a atual situação do ambiente de trabalho e orientar melhor os colaboradores sobre suas funções.

Assim, é possível adotar medidas que tornem o clima organizacional mais saudável, o que fará com que os colaboradores sintam mais prazer em trabalhar.

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