Realizar campanhas de conscientização é uma ótima forma de não deixar nenhuma passar em branco. Afinal, apesar das setembro, outubro e novembro serem as mais famosas, elas existem o ano todo.
E cada uma delas tem sua própria importância e se volta a uma questão de cuidados cruciais.
Por isso, é essencial que todas elas contem com a atenção necessária e com campanhas internas empresariais.
Abaixo, então, veja como organizar o calendário da empresa e outras informações relevantes sobre o assunto!
O que são as campanhas de conscientização?
As campanhas de conscientização nada mais são do que aquelas que buscam informar sobre doenças e condições de saúde. Com isso, há o incentivo para exames periódicos e preventivos, bem como para conhecimento sobre indícios e sinais.
Mas por que o RH deve se dedicar a isso? Porque ele faz a gestão de pessoas.
E ao fazê-lo deve garantir o bem-estar e a saúde dos colaboradores. Por isso, informá-los e conscientizá-los sobre doenças e condições de saúde é essencial.
Por que o RH deve realizar campanhas de conscientização?
A empresa possui papel social e deve cuidar de seus colaboradores, bem como promover sua saúde.
Além disso, é importante considerar que colaboradores não saudáveis não mantém uma boa produtividade, bem como tendem a diminuir a atenção nas atividades.
Quando a empresa promove a conscientização sobre doenças e outras condições, então, está informando os colaboradores.
Estes estendem tais informações para além deles, compartilhando com suas famílias e promovem mais conhecimento.
Portanto, é essencial que o RH tenha um calendário de campanhas de conscientização. Abaixo, então, confira como desenvolvê-lo e quais são os destaques de cada mês.
Montando o calendário para realizar campanhas de conscientização para sua empresa
Confira quais são as campanhas referentes a cada mês e, também, como é possível promover ações de conscientização interna na empresa para cada um deles.
Janeiro Branco
O janeiro branco se refere à saúde mental, e realizar campanhas de conscientização é muito importante. Para que os profissionais entendam sobre os males do estresse, da ansiedade e da depressão. Todos eles são nocivos e podem levar a consequências extremas.
O RH pode, então, promover ações tais como:
- Estímulo à prática de exercícios físicos;
- Disponibilização de profissional psicólogo para os colaboradores;
- Rodas de conversa sobre o assunto, a fim de combater os estigmas que o rodeiam;
- Criação de outros intervalos em meio às jornadas para descanso.
Fevereiro Roxo
Fevereiro é o mês que se dedica a três doenças: fibromialgia, lúpus e mal de alzheimer. Embora não tenham cura, essas doenças podem ter tratamento de qualidade caso o diagnóstico ocorra de maneira precoce.
Além disso, a campanha é importante por auxiliar as pessoas a lidarem com essa situação caso ela surja no ambiente familiar ou social. Nesse caso, o melhor é conscientizar sobre os exames periódicos e como conviver e ajudar quem encara tais doenças.
Março Azul-Marinho
O mês de março se dedica à conscientização do câncer de colorretal. Essa doença, apesar de muito comum, geralmente tem seus sintomas confundidos com outras condições, o que posterga o diagnóstico e tratamento.
Aqui o RH deve trabalhar com a conscientização tanto dos sintomas e exames preventivos quanto dos hábitos que podem evitar o desenvolvimento da doença. Por exemplo, o estímulo da prática de exercícios físicos.
Confira algumas ações possíveis:
- Promoção da ginástica laboral;
- Realização de lanches saudáveis e ricos em fibras;
- Distribuição de garrafas de água para melhor hidratação, etc.
Abril Verde e Azul
O quarto mês do ano é possível realizar várias campanhas de conscientização diversas que incluem o Transtorno do Espectro Autista, bem como a segurança do trabalho. Aqui, então, são condições diferentes.
O RH, em relação ao espectro autista, deve trabalhar com a conscientização sobre ele e diagnóstico, bem como sobre a inclusão social. Do mesmo modo, a inclusão no ambiente de trabalho.
Em relação à saúde e segurança no trabalho boas ideias envolvem conversas e instruções sobre o uso de equipamentos de segurança, bem como sobre a importância do uso deles.
Maio Amarelo
O mês de maio não se refere às doenças, mas sim à conscientização sobre a segurança no trânsito. As possíveis ações envolvem números sobre acidentes de trânsito, práticas seguras, etc.
Junho Vermelho e Laranja
O mês de junho envolve duas ações. A primeira delas, é para a doação de sangue; a segunda, para conscientização da luta contra anemia e leucemia.
O RH, então, deve organizar o calendário de modo a promover iniciativas de doação de sangue e de plasma. Em contrapartida, deve oferecer a folga garantida por lei para quem faz tal doação. Igualmente, deve estimular a realização de exames preventivos.
Julho Amarelo
O mês de julho serve para prevenção da hepatite. Por isso, é importante que o RH distribua informações sobre prevenção, tratamento e sintomas. Igualmente, da promoção de ações de higiene e de não compartilhamento de objetos pessoais.
O RH pode, então, distribuir copos individuais e reutilizáveis, bem como álcool em gel e outros objetos do tipo.
Agosto Dourado
As campanhas de conscientização de agosto se referem à amamentação. Uma empresa que queira participar pode praticar a realização de pausas maiores para mulheres lactantes, bem como investir em creches perto da empresa.
Igualmente, promover o home office para mulheres mesmo após da licença maternidade. Também, podem aderir à licença-maternidade de 180 dias ao fazerem parte do Programa Empresa Cidadã.
Setembro Amarelo
O setembro amarelo é um dos mais famosos, por isso não é possível de realizar campanhas de conscientização. Refere-se à conscientização sobre o suicídio.
Portanto, suas ações envolvem reconhecimento de sinais de doenças mental, bate-papo com especialistas em saúde mental, etc. Desse modo, pode repetir ações semelhantes ao do Janeiro Branco.
Outubro Rosa
As campanhas de outubro se voltam ao câncer de mama. Dessa forma, elas devem unir informações sobre a doença, dados sobre casos, bem como o estímulo à realização de exames preventivos.
Para isso, considere rodas de conversa, bem como o estímulo para que as consultas ao ginecologista ocorram ao menos 1 vez ao ano.
Novembro Azul
O mês de novembro se volta ao câncer de próstata. Assim como no caso de outubro, deve servir para conscientizar sobre a doença, seus tratamentos e prevenções. Portanto, as ações podem ser parecidas com as de outubro, mas voltadas aos homens.
Dezembro Laranja
Por fim, o ano termina com a conscientização sobre o câncer de pele. Dentre as ações que a empresa pode adotar estão palestras e indicação de números da doença.
Também, a promoção de distribuição de protetores solares e outros materiais de proteção contra os raios.