Prova de Conceito

Saiba como aplicar a Prova de Conceito (PoC) para um projeto

Se você trabalha com gestão de projetos, provavelmente você já ouviu falar no MVP – produto mínimo viável, estratégia muito usada na implementação de novas ideias. Mas você sabia que outra etapa pode ser realizada antes dele? A PoC: Prova de Conceito.

Conheça a Prova de Conceito, quais os principais benefícios que ela pode trazer para a sua empresa e como colocá-la em prática.

O que é PoC: prova de conceito?

A Prova de Conceito, conhecida também como PoC (Proof of Concept) é um estudo realizado por empresas, principalmente ligadas a tecnologias, para viabilizar novas ideias.

A nova ideia é o conceito que será posto à prova, verificando se o mesmo é viável para o mercado, testando também a expectativa do público perante as possibilidades trazidas pela solução.

Diferença entre PoC e MVP

O PoC e o MVP podem parecer semelhantes, porém a Prova de Conceito faz parte do desenvolvimento da ideia e já o mínimo produto viável, do desenvolvimento em si.

Enquanto o MVP se preocupa em alinhar as possíveis falhas para o lançamento em maior escala da tecnologia, o PoC é uma etapa anterior, se preocupando em colocar a ideia à prova, para entender se o desenvolvimento de um produto é viável.

Como fazer uma Prova de Conceito?

Agora que você já sabe o que é a PoC, confira como colocar a estratégia em prática:

1 – Definição do conceito

A primeira etapa da estruturação da Prova de Conceito é justamente definir qual o conceito será defendido, aquele que será posto à prova.

Essa etapa não exige nenhuma participação técnica, apenas a elaboração de um material que demonstre qual é a ideia e quais são os testes a serem implementados e realizados para que ela seja validada.

2 – Escolher os integrantes da equipe

Um dos fatores mais importantes da gestão de projetos é a equipe que faz parte deles, cada colaborador deve estar ciente do seu papel e ser escolhido devido a suas aptidões que conversam com as necessidades do projeto.

3 – Desenvolver o projeto

Nessa fase as habilidades dos profissionais serão utilizadas para dar vida ao projeto. Por exemplo, se o novo conceito é um software, os desenvolvedores contribuirão construindo e dando as suas opiniões.

4 – Realizar testes contínuos

Com a ideia desenvolvida em um protótipo, a PoC passa para a fase de testes, realizada com clientes selecionados, comprometidos em emitir as suas opiniões de maneira sincera. 

Lembre-se que na Prova de Conceito os testes devem avaliar a ideia em si, e não itens que serão melhorados depois, como a usabilidade e formato da tecnologia.

5 – Metrificar os resultados de cada etapa

Conforme cada etapa da ideia é desenvolvida e os diferentes testes são realizados, um colaborador deve ficar responsável por sua documentação. Metrificando gastos, as partes envolvidas no projeto e os resultados dos testes.

6 – Avaliar o conceito posto à prova

Por fim, a equipe responsável pelo projeto e as lideranças das empresas devem avaliar os resultados obtidos e chegar à conclusão se a ideia é realmente útil e se a sua aplicação é viável para a empresa. 

Benefícios da Prova de Conceito

Ainda não se convenceu que realizar a PoC é uma excelente estratégia para a sua gestão de projetos? Confira alguns benefícios da prática:

Detecção de lacunas

Uma ideia, por mais que seja boa, ainda é um embrião, por conta disso a realização de um projeto que vise colocar o projeto a prova, sem a obrigação de que ele vire um produto e vá para o mercado, facilita a detecção de lacunas.

Entendimento do que o cliente espera

A testagem da ideia junto a clientes selecionados permite que a expectativa seja mensurada e facilita o desenvolvimento do produto no futuro, caso ele seja considerado relevante.

Desenvolvimento colaborativo

Como você já viu, a PoC é um procedimento que não tem a obrigação de dar certo, por conta disso ele estimula o desenvolvimento colaborativo na equipe de projetos designada para ele.

Se as lideranças da empresa decidem, sem a realização de testes, lançar um novo produto tecnológico, e o mandam diretamente para o desenvolvimento, a equipe ficará sob pressão, o que acabará prejudicando o ambiente de trabalho.

Redução de custos para a empresa

Outro benefício da Prova de Conceito é a evidente redução de custos. Uma solução lançada sem a realização da PoC encontrará problemas no meio do caminho, tendo de realizar manutenções mais custosas e arriscando perder clientes.

New call-to-action

Exemplos de Prova de Conceito

Apesar de a Prova de Conceito sem TI ser a mais conhecida e utilizada, o método pode ser implantado em diversas áreas da empresa, confia alguns exemplos:

Design de produtos

A área de design de produtos está sempre pensando e criando novas soluções para impactar os consumidores. Porém, não basta que a ideia seja brilhante no papel, ela precisa ser posta à prova.

Para isso a PoC pode ser utilizada, verificando a viabilidade de um novo produto e a sua receptividade com relação ao público.

Marketing

Algumas estratégias de marketing podem fazer com que o setor necessidade de um grande investimento da empresa para que ela possa ser desenvolvida e distribuída.

Para comprovar aos C-levels da empresa que o plano elaborado pelo setor tem boas chances de dar certo, ele pode recorrer à Prova de Conceito, colocando a prova em menor escala a estratégia que será implementada.

Segurança da informação

Como último exemplo de Prova de Conceito, temos o uso na área de segurança de informação. Devido à sensibilidade dos dados que são tratados e a importância de os manter seguros, é fundamental que toda tecnologia a ser utilizada nesse setor passe pela PoC.

Problemas frequentes durante a PoC

Além dos problemas relacionados ao conceito, normais na estratégia, sendo que ela serve justamente para encontrá-los, outras dificuldades relacionadas ao projeto podem aparecer durante a PoC.

Selecionamos algumas delas para que você saiba quais práticas devem ser evitadas:

Falta de entendimento sobre a necessidade dos clientes

O desenvolvimento da ideia antes da execução da prova não deve acontecer de maneira superficial, certifique-se que o conceito está alinhado com as necessidades do cliente antes de colocá-lo à prova.

Afinal, sem o alinhamento desse detalhe dificilmente a PoC irá para frente.

Falta de apoio da empresa

A falta de patrocínio por parte das lideranças da empresa pode inviabilizar a PoC, é necessário explicar ponto a ponto quais os benefícios da solução caso o conceito seja aprovado pela estratégia de desenvolvimento de projetos.

Tarefas mal distribuídas

Como você já viu, as tarefas designadas para cada colaborador devem ser distribuídas conforme sua aptidão e sua vontade de participar do projeto.

Falta de prazo

Uma PoC deve ter data marcada para iniciar, para ser desenvolvida e acabar, caso contrário ela pode demorar a ser finalizada ou ter a sua resposta nunca encontrada, representando um desperdício de recursos da empresa.

Continue aprimorando sua gestão de projetos

A Prova de Conceito é uma das estratégias que possibilitam o desenvolvimento e estabelecimento de um produto que vai atingir o seu público alvo no mercado.

O projeto deve ser realizado de maneira focada e pensando na viabilidade da ideia.

Acompanhe outros conteúdos como esse no blog da OiTchau e continue aprimorando o seu processo de gestão de projetos. 

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau