proposta de valor para o empregado

Proposta de Valor para o Empregado (EVP): o que é?

A sua empresa tem um proposta de valor para o empregado? Essa é uma pergunta crucial que todas as empresas, especialmente o RH, deve fazer. Ela pode revelar o que está fazendo a sua empresa perder talentos ou deixar de conquistá-los.

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O conceito de proposta de valor está diretamente relacionada ao EVP, que é algo que ganha cada vez mais força não apenas dentro das empresas. Ela se apresenta cada vez mais como algo que o mercado de trabalho e os profissionais se atentam.

O que é Proposta de Valor para o Empregado?

Esse nome decorre do original, em inglês, Employee Value Proposition que também é conhecido como EVP. A Proposta de Valor é uma estratégia que se coloca em prática pra aumentar a retenção de talentos e para a atração deles para a sua empresa.

Para entender melhor como isso funciona, imagine a seguinte situação: sua empresa está realizando um processo seletivo. Após longas fases, testes e entrevistas, termina por escolher o candidato que parece ser perfeito.

Nesse caso, imagine que você dê início ao processo de contratação e receba a notícia de que o seu candidato perfeito recebeu uma proposta de outra empresa, nas mesmas condições salariais que a sua. O que você faz nesse momento?

Na verdade a pergunta correta é:

O que você acha que a sua empresa oferece que seria capaz de fazer com que esse candidato dos sonhos escolha a sua corporação e não a concorrente?

Conheça as possibilidades

Existem várias possibilidades que podem ser levantadas aqui. Sempre há a possibilidade de aumento da proposta, o que depende das disponibilidades financeiras que você tenha.

Essa não é a resposta correta. Nesse sentido, considere que uma pesquisa promovida pelo Linkedin em 2019 apontou que na hora da decisão entre condições financeiras iguais os candidatos tendem a escolher por um trabalho estimulante.

Não só isso, que possa impactar no seu avanço de carreira, o que corresponde à existência de plano de carreira e de oportunidades de avançar no caminho profissional de forma a alcançar um patamar ou objetivo que ele deseja.

Isso significa que a sua empresa precisa atrair os candidatos para além das questões financeiras. É claro que elas são importantes, tanto em relação ao salário fixo quanto aos benefícios adicionais.

O EVP, que é a Proposta de Valor para ao Empregado, nada mais é do que a valorização dos cargos que você dispõe na sua empresa e dos colaboradores que os ocupam.

Quais são os pilares do EVP e como colocá-lo em prática na sua empresa?

Como vimos acima, o EVP claramente é algo essencial às empresas que querem se manter modernas e garantir que tenham em seus quadros os melhores profissionais do mercado.

Ele se refere à possibilidade de valorizar sua empresa enquanto empregadora, os cargos enquanto oportunidades e o espaço que você oferece como um ótimo lugar para se desenvolver profissionalmente.

E isso extrapola os limites do salário. Os benefícios e a remuneração permanecem importantes, o que ocorre é que precisam acompanhar outros recursos que valorizem a empresa e suas vagas e as diferenciem das demais presentes no mercado.

Abaixo, confira os pilares da Proposta de Valor para o Empregado e exemplos de como cada um deles pode ser colocado em prática.

Recompensas

Colocar o EVP em prática requer que você pense em como recompensa os colaboradores. Isso inclui o salário e os benefícios e nesse caso realmente se refere às questões financeiras.

O que ocorre é que não basta que o seu salário seja justo e considerado bom. Ele deve acompanhar outras recompensas. Elas precisam ir além do lugar comum, em caso contrário não há destaque da empresa e as vagas não se tornam atrativas.

Nesse sentido, é essencial manter os benefícios já conhecidos e tradicionais. São eles:

  • Auxílio-alimentação;
  • Auxílio refeição;
  • Plano de saúde;
  • Plano odontológico.

Esses benefícios são essenciais por já serem clássicos e tradicionais. O que ocorre é que a empresa não deve se ater a eles. Caso o faça, não se diferenciará. Veja algumas possibilidades de benefícios novos e que dão destaque à corporação:

  • Auxílio cultura;
  • Descontos em estabelecimentos próximos à empresa;
  • Parcerias com restaurantes;
  • Aulas de educação financeira;
  • Vale academia e outros.

Oportunidades

Como vimos acima, a pesquisa do Linkedin demonstra que a decisão dos talentos quanto à vaga que irão escolher depende muito das oportunidades que eles enxergam em uma empresa. Elas se referem ao futuro profissional.

Para garantir esse pilar a sua empresa deve ter, no mínimo, um plano de carreiras claro e bem definido. Outra boa forma de aplicar a Proposta de Valor para o Empregado é com o uso constante do recrutamento interno para promoções.

Organização

O EVP depende da imagem que a empresa tem no mercado. Quais são os valores que ela demonstra? Quais são as causas que ela apoia? A empresa realmente faz diferença perante a sociedade?

Tudo isso é essencial. Algumas formas de aplicar valor, nesses casos, são:

  • Praticando e apoiando a diversidade, como com vagas exclusivas para alguns públicos;
  • Patrocinando projetos culturais, esportivos e educacionais;
  • Posicionando-se sempre que necessário.

Trabalho

Outra base da Proposta de Valor para o Empregado se refere ao trabalho que o colaborador efetivamente irá realizar. É importante que a sua empresa se atenha às atividades do plano de carreira e evite o acúmulo de cargos.

A empresa deve se atentar ao mesmo tempo à possibilidade de dar oportunidades ao empregado para que ele exerça sua criatividade e tenha espaço para propor novas soluções de acordo com seus conhecimentos e experiências.

Pessoas

Para aplicar o EVP a sua empresa deve necessariamente pensar em como ela auxilia no relacionamento entre seus colaboradores. Isso se refere à promoção de uma boa cultura organizacional.

Como a Proposta de Valor para o Empregado ajuda as empresas?

Ao aplicar as dicas acima e as propostas do EVP a sua empresa garante os seguintes benefícios:

  • Atração dos melhores talentos do mercado;
  • Retenção dos talentos;
  • Melhoria das atividades dos colaboradores e de aplicação de novas soluções;
  • Melhore a imagem empresarial no mercado;
  • Permita o crescimento constante.

Note que esse conceito não se relaciona apenas à contratação e atração do candidato até a sua empresa. Ele também inclui a necessidade de se voltar aos talentos que já prestam serviços a você, para mantê-los em seus quadros de funcionários.

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Trata-se de um processo de valorização do profissional, onde a empresa entende o valor daquele colaborador para o negócio, e em troca, ela entende como ela pode agregar na vida daquele profissional, visando mantê-lo na equipe, motivado e engajado.

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