A gestão de times externos se torna ainda mais eficiente com a ajuda de recursos tecnológicos desenvolvidos para este fim específico.
Se a gerenciamento das equipes internas em que o gestor tem contato direto durante o expediente já é um desafio, o que pensar quando o assunto é a gestão do colaborador externo?
Graças ao avanços da tecnologia, hoje os gestores já podem contar com a contribuição de softwares de gestão e permitir que o trabalho do colaborador alocado fora da empresa ocorra de forma mais tranquila e focada.
Neste artigo trataremos das principais vantagens de utilizar um software para gestão de times externos, independentemente do porte da empresa.
Confira!
Softwares de gestão são relevantes para os times externos e internos
A primeira vantagem que o gestor consegue identificar é que um software de gestão é importante para acompanhar não apenas os times externos, mas também os times internos.
As soluções tecnológicas disponíveis hoje no mercado são eficientes, robustas e adaptáveis a quaisquer circunstâncias, o que, no final, acaba simplificando a vida do gestor em diversos aspectos.
Os softwares permitem que o gestor consiga acompanhar a jornada do trabalho dos colaboradores (internos e externos) em tempo real. Isso permite a identificação de problemas antes mesmo que surjam, além de ajustes rápidos e fáceis no desenvolvimento dos projetos.
Alguns softwares trazem, ainda, a vantagem de se tornarem um canal de comunicação transparente e eficiente, permitindo ao gestor que avalie as solicitações e demandas das equipes internas e externas assim que elas ocorrem.
Sob este aspecto, o software de gestão é fundamental para manter a produtividade em alta, bem como facilita a tomada de decisão. Em longo prazo, essas características revertem em resultados para todos.
Coleta de dados dos times externos
Agora falando especificamente dos times externos, os softwares de gestão são essenciais para garantir a coleta de informações sobre a jornada destes colaboradores e a veracidade delas.
Para isso, uma plataforma de gestão de jornadas, como o Oitchau, possui mecanismos anti fraude de ponto que verificam dados importantes no momento em que o colaborador registra o ponto:
- Sua identidade;
- Sua localização exata, e
- O horário exato do registro.
Todos esses dados são coletados e verificados em tempo real, garantindo ao gestor que seus times externos estão cumprindo com a agenda planejada do dia e entregarão os resultados ao final do expediente.
Essa função dos softwares de gestão é importante para garantir a transparência nas relações. Tanto o colaborador externo como o gestor têm acesso a todos os registros de pontos e sabem exatamente o quanto será pago ao final do período, sem surpresas!
Desenvolvimento profissional do colaborador
A possibilidade de acompanhar o trabalho dos times externos em tempo real é importante para que o gestor possa avaliar o desenvolvimento profissional de cada colaborador da equipe.
Por meio do software de gestão, ele consegue visualizar o progresso, as tomadas de decisões e as soluções para os problemas no momento da execução das ações planejadas, bem como a flexibilidade de cada membro do time frente às situações mais críticas.
Dessa forma, o gestor consegue avaliar o trabalho de cada colaborador e entender seu alinhamento com os objetivos da empresa em curto, médio e longo prazo.
Melhora no atendimento ao cliente
A gestão organizada e eficiente feita por meio de um software de gestão para os times externos reflete na melhora do atendimento ao cliente.
A possibilidade de o gestor acompanhar o desenvolvimento do trabalho realizado pelos colaboradores externos em tempo real via software, permite que quaisquer demandas extras sejam solucionadas no mesmo instante em que acontecem.
Dessa forma, o cliente se sente acolhido em suas necessidades e recebe um atendimento mais organizado, personalizado e focado.
As empresas vivem hoje realidades de alta conectividade. O avanço da tecnologia permite que times externos possam ser geridos com a mesma eficiência dos times internos. Um bom software de gestão contribui para a otimização dos processos da empresa e por sua evolução.