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PLM – Ciclo de vida do produto: o que é?

Como anda a gestão do PLM da sua empresa?

Ele é essencial por ajudar você a saber exatamente como seus produtos estão no mercado, o que eles ainda podem alcançar e quando é hora de mudar de foco.

Abaixo, então, conheça mais sobre essa sigla e como ela impacta nas suas estratégias de produtos.

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Igualmente, como ela traz informações essenciais para que você alcance os melhores resultados possíveis com os produtos da marca.

O que é PLM ou ciclo de vida do produto?

Homem analisando o PLM do projeto

PLM é a sigla para Product Lifecycle Management. Em bom e velho português nada mais é do que o ciclo de vida de um produto.

Assim como os humanos, os produtos também possuem um ciclo de vida.

O dos seres vivos se apresenta em nascer, crescer, reproduzir-se e morrer. A certeza, então, é a fase final.

Os produtos igualmente nascem, possuem um ciclo de vida e chegam ao seu fim. O fim deles geralmente se ilustra pela perda da relevância perto do público.

Em outras palavras, do seu poder de atração da clientela e do seu destaque no mercado.

Conhecer o PLM é, portanto, uma maneira de conhecer melhor o seu produto, a fase em que ele se encontra e com o que ele pode se deparar no futuro.

Da mesma forma, é um conceito interessante por ajudar na compreensão do mercado e em como o seu produto pode se adaptar a ele para manter a relevância ou alcançá-la de uma vez.

Ter em vistas o ciclo de vida de um projeto é, assim, uma forma de decidir quais são as melhores estratégias para o seu produto.

Igualmente, quais são as que estão surtindo efeito e como se preparar para a próxima fase dele.

Como surgiu o PLM?

O conceito de ciclo de vida de um produto surgiu com o economista alemão Theodore Levitt.

Ele desenvolveu essa ideia ao constatar que os produtos tendem ao mudar ao longo do seu ciclo de vida. Isto é, suas características se alteram constantemente.

Dessa forma, essas mudanças afetam a forma como o produto é visto pela clientela, bem como ele se porta e estabelece frente a concorrência.

Do mesmo modo, as alterações impactam nas vendas e na possibilidade de continuidade desses produtos no mercado.

O que é gestão de ciclo de vida?

A gestão da PLM nada mais é do que o acompanhamento, pelo gestor, de todas as fases de vida que um produto tem.

Igualmente, saber o que é relevante em cada uma dessas fases e quais são as melhores estratégias em cada uma delas.

Abaixo, então, confira cada uma dessas fases, o que elas envolvem e o que deve estar no radar do gestor em cada uma delas.

Desenvolvimento (Fase de pré-lançamento)

A primeira fase corresponde ao desenvolvimento.

Ela se ilustra nos passos iniciais do protótipo que você deseja lançar no mercado.

Por isso, é um pré-lançamento, uma vez que estará disponível para testes para poucos e iniciais clientes.Essa é uma fase indispensável.

Ela ajuda a entender melhor seu produto, se ele está pronto para ir ao mercado definitivamente e quais são os ajustes que precisa.

Ainda, ajuda você a desenvolver seu marketing e o investimento para ele.

A partir disso, então, você fica pronto para lançar o produto com os devidos ajustes conforme necessidade foi reconhecida.

Da mesma forma, já sabe como divulgá-lo e qual é a melhor estratégia para lançá-lo no mercado e atrair o público.

Introdução (Fase de conhecimento)

A segunda fase corresponde à introdução e disponibilização do produto no mercado.

Aqui as fases de testes e ajustes terminaram, de forma que seu produto fica disponível  para todos.

Nesse ponto serão colocadas em prática as estratégias de marketing de divulgação.Por se tratar de passos iniciais no mercado, não espere um grande lucro.

O produto ainda está se apresentando ao público, ao mesmo tempo em que este ainda está na fase de identificação entre quem ele é e o que oferta.

Crescimento (Aceitação do produto)

A terceira fase da vida de um ciclo de vida do projeto ou PLM é a aceitação do produto pelo público.

Aqui ele começa a apresentar maior visibilidade, bem como suas vendas tendem a crescer de forma mais significativa.

Isso reflete o sucesso das ações de marketing e, também, do próprio produto.

Para que ele continue em crescimento é necessário que continue ocorrendo esse investimento na divulgação do produto e na atração de clientela.

Maturação (Estabilidade)

A penúltima fase se refere ao momento em que o produto chega ao seu auge.

Ao fazê-lo, então, mantém uma linha constante. Ele chegou à maturidade e, por isso, consegue manter uma média de vendas que será a maior possível.

Portanto, é como se o produto encontrasse sua capacidade máxima e a mantivesse.

Para que isso seja possível os investimentos contínuos em marketing e estratégias de venda que citamos no ponto anterior são indispensáveis.

São eles, afinal, que permitem que o produto não tenha apenas um rápido crescimento e logo caia em desuso ou no esquecimento.

Eles é que permitam que o produto cresça o quanto for possível para depois manter-se nesse estado de auge por algum tempo.

Nessa fase é importante ter atenção às mudanças do mercado que podem tornar o seu produto obsoleto.

Com isso, é possível repensá-lo para que ele continue tendo importância o maior tempo possível.

Ainda, nessa fase é muito importante conhecer a concorrência e, também, aproximar-se do seu público.

Dessa forma é possível ver como outras marcas de produtos semelhantes estão lidando com o mercado. Igualmente, encontrar outras formas de agradar sya clientela e de se aproximar dela.

Declínio (Fim!)

Por último a fase final do PLM: o declínio.

Ele se mostra pela queda das vendas. Isto é, a estabilidade anterior já não é mais possível.

Com isso, o produto passa a ser menos atrativo e, aos poucos, torna-se ultrapassado e sem o apelo anterior.

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Nesse caso, então, a solução não é simplesmente se conformar.

É necessário pensar em novos produtos ou até mesmo como é possível alterar o produto atual de modo que ele possa se mostrar de forma inovada, com novas funções e aplicações.

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