No setor de marketing, é comum que sejam feitos investimentos para impulsionar o conhecimento de marca da empresa, assim como aumentar as vendas e atrair mais clientes, esses resultados são medidos pela planilha de ROI.
É uma ferramenta que demonstra a métrica do retorno desses investimentos, para que a empresa possa alocar o valor em novas ações ou reinvestir no remarketing.
Para descobrir se os resultados condizem com as expectativas, é preciso realizar o cálculo de ROI. E neste texto abordaremos sobre como fazer as contas de maneira correta, confira.
O que é ROI?
ROI em inglês Return On Investment significa Retorno sobre Investimento, é uma sigla muito conhecida no marketing e trata-se de uma ferramenta que através de métricas e cálculos mostra os resultados refente ao valor investido.
Onde mostra quais foram os ganhos e perdas da empresa em relação ao produto investido, permitindo a otimização de receita e custos para movimentar o capital da empresa em relação a busca de novos ganhos.
Sendo fundamental para a empresa, para saber exatamente qual produto estará fornecendo mais lucro ou prejuízo para as ações de marketing, reavaliando valores e estratégias utilizadas durante o processo.
Já a planilha ROI, é onde ficam registrados toda a base de cálculos e resultados, que a empresa teve no decorrer de todas as ações de marketing.
Como calcular na planilha ROI?
Primeiro deve-se ter em mente qual é o orçamento da empresa para realizar as ações de marketing, e assim distribuir o valor pelo número de ações e monitorar de acordo com as metas e prazos estipulados.
A fórmula ROI tem esse seguinte formato:
ROI = (receita gerada – custos) / custos
Vamos supor que uma empresa tem uma receita gerada (ganhos) seja de 100 mil reais e teve custos com investimento de 20 mil, o cálculo na planilha ROI ficaria da seguinte forma:
100.000,00 – 20.000,00 = 80.000,00 / 20.000,000
ROI = 4
O que significa que o retorno que tiveram foi 4 vezes superior ao valor investido. Neste caso a empresa não saiu no prejuízo, manteve o seu patrimônio e ainda garantiu um lucro em cima das ações.
Sendo um excelente indicativo de que melhorando o ROI da campanha em questão, a empresa pode lucrar muito mais, e também pode ser investido um valor superior na próxima ação.
Todas essas informações são essenciais na planilha de ROI, e precisam estar em constante atualização, com responsáveis realizando consultas e fazendo o seu controle, para manter os números de rendimentos sempre acima do valor inicial.
Qual a importância de ter uma planilha ROI?
Ter tudo organizado e documentado facilita muito para que a equipe de marketing, tenha um direcionamento melhor do que precisa ser feito, assim terão um valor e resultado como margem para dar seguimento.
Listamos os principais pontos, sobre o impacto positivo que a planilha ROi tem sob a empresa:
- É um indicador prático, para alinhar o direcionamento e reconhecer de onde vem o lucro da empresa;
- Todos os setores de marketing podem utilizar como base para campanhas, orçamentos, projetos , tráfego pago.
- Se torna mais apresentável para atrair investidores;
- Fica um registro dos dados que foram capturados;
- Contribui no alinhamento do planejamento da empresa.
E caso queria gerar mais lucro, aumento de vendas por um canal e ter mais vantagens em relação ao tráfego pago, basta unir o ROI à taxa de conversão.
O que é taxa de conversão?
A taxa de conversão é o CRO, Conversion Rate Optimization que significa Otimização da Taxa de Conversão, é um conjunto de ações que envolvem estratégia e prática com foco no aumento das conversões e número de visitantes de uma página.
Fica mais fácil de medir o CRO se estipular uma porcentagem de crescimento, por exemplo, sabemos que o ROI que calculamos anteriormente teve como resultado 4 que correspondem a 20 mil reais.
Vamos supor que o CRO tem como meta promover 25% de aumento da taxa de conversão, será preciso pensar e calcular se o valor de ROI continuará o mesmo após o aumento de investimento em conversão ou não.
Nesse caso, se for menos, a conversão não teve resultado sobre o valor de investimento, se for igual ou superior significa que o CRO contribuiu com o ROI.
Esses e outros termos são comuns na área de marketing e de marketing digital, basta sempre olhar para o valor investido e o ROI, e assim terá uma margem para definir os próximos investimentos de aumento da lucratividade.
Acompanhe o Blog da Oitchau para mais dicas
Leia também: índice de rentabilidade: O que é e como calcular?