Pesquisa de Clima x Pesquisa de Pulso

Pesquisa de Clima X Pesquisa de Pulso: quais as diferenças entre as duas?

Um dos papéis do setor de Recursos Humanos é encontrar informações que possam indicar problemas no cultura da empresa, tarefa que pode ser realizada através da resposta de questionários por parte dos colaboradores, como a Pesquisa de Clima X Pesquisa de Pulso. 

Ambos são métodos eficientes, que auxiliam o setor a conhecer mais sobre os pensamentos dos trabalhadores e aumentar a qualidade do ambiente do trabalho, gerando por consequência um maior engajamento.

Fato é que, independente do formato de pesquisa a ser escolhido, a opinião do público interno da empresa deve ser sempre considerada, já que uma pesquisa apontou que a desmotivação torna um funcionário 125% menos engajado.

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Sabendo da importância das pesquisas organizacionais, conheça as diferenças entre Pesquisa de clima x Pesquisa de pulso, qual a serventia de cada um dos modelos e quando escolher cada uma delas. Boa leitura!

O que é pesquisa de pulso?

Para começar o “duelo” entre a Pesquisa de clima X Pesquisa de pulso, vamos explicar melhor aquela que ainda é mais desconhecida, a pesquisa de pulso.

A pesquisa de pulso é um questionário aplicado pelo setor de RH para medir a satisfação dos colaboradores com um tema específico, sendo esse questionário composto por 2 a 4 questões de fácil resposta.

A ideia desse formato de pesquisa é que ela possa ser aplicada com grande frequência, semanal ou quinzenalmente. Por conta disso, ele não deve ocupar grande tempo dos colaboradores.

O ideal é que a pesquisa possa ser respondida através de algumas possíveis respostas previamente selecionadas ou por meio de escala, como “de 1 a 5”.

O nome “pulso” vem justamente da referência da pulsação de nosso coração, já que a meta é avaliar como o público interno está “pulsando” com relação a determinado tema.

O que a pesquisa de pulso avalia?

Por conta do seu caráter curto e de respostas que não devem ocupar mais do que 5 minutos do tempo do colaborador, a pesquisa de pulso avalia principalmente a opinião dos trabalhadores sobre um único tema e de maneira genérica.

É fundamental entender que esse tipo de pesquisa pode oferecer respostas que serão apenas o começo de uma investigação mais séria a ser realizada pelo RH.

Para que a pulsação possa ser verificada, uma única pesquisa também não deve ser considerada.

Imagine o seguinte cenário, o setor de RH de uma empresa decidiu implementar a pesquisa de pulso semanalmente.

Considerando que cada mês tem em média 4 meses, foram definidos 4 temas a serem medidos durante um período: satisfação geral, conexão com a liderança, satisfação com o ambiente de trabalho em si, satisfação com a equipe.

Logo, a pesquisa será realizada de maneira cíclica. A pesquisa de satisfação geral, por exemplo, será sempre aplicada na primeira semana do mês.

Com o passar do tempo ficará fácil analisar como anda o comportamento, ou a pulsação, dos colaboradores referente a esse tópico, identificando alto e baixos e verificando se ações implantadas para melhorá-lo estão funcionando.

Como organizar uma pesquisa de pulso?

Mesmo sendo mais curta, em uma comparação entre a Pesquisa de clima x Pesquisa de pulso, o formato de questionário curto deve ser elaborado com calma e muita estratégia, as perguntas e suas respostas devem conseguir gerar mudanças.

Conheça as etapas que devem fazer parte da pesquisa de pulso:

  • Identifique o tópico principal que será abordado em cada questionário de pulso;
  • Determine o período em que eles serão aplicados, semanalmente, quinzenalmente, etc;
  • Elabore perguntas que sejam facilmente entendidas e não gerem dúvidas em suas interpretações;
  • Escolha uma plataforma para disponibilizar o questionário, verificar e agrupar as respostas;
  • Construa um formulário com design acessível, fácil de ser acessado pelos colaboradores e muito intuitivo.

Lembrando, a pesquisa de pulso não deve gerar ruído algum, ela deve ser respondida com a maior facilidade e velocidade possível;

  • Tenha certeza de que ao responder o questionário os colaboradores estarão anônimos;
  • Dispare os emails para que a pesquisa seja respondida, é importante contar com uma plataforma que suporte e realize os envios de maneira correta, além de avisar previamente como vão funcionar as pesquisas antes de sua implantação efetiva;
  • Colha os resultados, metrifique as respostas e não se esqueça de compartilhar os insights obtidos sobre os temas regularmente com os participantes;
  • Conte com as lideranças para aprimorar o processo, engajando os colaboradores nas respostas e relembrando a importância do questionário para o desenvolvimento de seu trabalho;
  • Eventualmente, elaborar uma pesquisa para verificar a forma como os colaboradores estão recebendo o questionário de pulso, identificando possíveis melhorias no processo.

Exemplo de pesquisa de pulso

Agora que você já sabe o que é a pesquisa de pulso, confira um exemplo de sua aplicação:

1 – Em uma escala de 1 a 5, qual a probabilidade de você indicar a empresa para seus amigos ou entes queridos?

(Campo com 5 respostas possíveis enumeradas de 1 a 5)

2 – Quão satisfeito você está por atuar nesta empresa?

(Campo com 5 respostas possíveis: muito insatisfeito, insatisfeito, neutro, satisfeito, muito satisfeito)

O que é pesquisa de clima?

A pesquisa de clima é um questionário aplicado pelo RH com longos intervalos, normalmente de um ano, sendo composta por diversas questões e recebendo um maior tempo para ser respondida.

Por tanto, a maior diferença entre a Pesquisa de clima x Pesquisa de pulso é o intervalo de tempo em que elas são aplicadas e o seu tamanho.

Esse formato de pesquisa também costuma ter suas respostas centradas em questões de múltipla escolha, facilitando a interpretação por parte dos colaboradores.

O número de questões a serem respondidas vária com as necessidades de cada empresa, mas por conta da sua proposta de abranger em apenas um questionário diversos componentes internos, esse modelo costuma contar com 50 a 100 questões.

O que a pesquisa de clima avalia?

A pesquisa de clima avalia o andamento geral da empresa, como está o clima da empresa com relação a diversos aspectos do seu trabalho, oferecendo ao final um detalhamento sobre a satisfação interna.

Por ser mais explorada do que a pesquisa de pulso, esse formato é conhecido por grande parte dos profissionais de RH, sendo um dos componentes praticamente de qualquer empresa que deseja aprimorar o seu ambiente interno.

Por ser mais longa, é normal que a pesquisa de clima demande mais tempo do setor de RH para avaliação de suas respostas.

Após respondida, a avaliação das respostas deve ser feita de maneira criteriosa, assim como a metrificação dos dados obtidos. 

A comparação das respostas de pesquisas de clima anteriores, nesse caso, representa o sucesso do RH em melhorar o ambiente interno da marca durante o período determinado, como você já viu, normalmente em um ano.

Como organizar uma pesquisa de clima?

A pesquisa de clima requer um nível de organização alto, como ela é realizada anualmente, sua margem de erro é menor.

Confira o passo a passo para elaborar e realizar uma pesquisa de clima que traga resultados satisfatórios:

  • Determine os objetivos da pesquisa. É comum que muitos tópicos sejam levantados para fazer parte do questionário, identifique aqueles de maior relevância e com maior potencial;
  • Faça o planejamento detalhado e escolha a metodologia. Por necessitar de maior tempo para ser elaborada e aplicada, planeje todos os passos da pesquisa, assim como as datas em que cada um ocorrerá, antes de distribuir o questionário. 

Informar as datas aos colaboradores é importante para gerar maior confiança no processo. Escolha também a metodologia a ser utilizada, o formato das perguntas e como os pontos serão atribuídos para ela;

  • Aplique a pesquisa com calma. Não se esqueça da importância da pesquisa de clima, por isso, garanta que os colaboradores terão tempo suficiente para responder todas as questões com calma.

Alinhe com antecedência junto às lideranças, o dia e o horário da aplicação, já que ela ocupará tempo de trabalho;

  • Uma das semelhanças entre pesquisa de clima x pesquisa de pulso, é o sigilo, no questionário ele também deve ser absoluto, garantindo aos colaboradores total liberdade para expor as suas opiniões;
  • Analise as respostas conforme a pontuação estabelecida no planejamento. Dessa maneira, será fácil atribuir uma nota única para cada tópico e uma nota geral, indicando o clima geral da empresa no período;
  • De o feedback sobre o resultado da pesquisa para os colaboradores e trace planos para melhorar os pontos que indicam problemas na organização e manter aqueles que apontaram resultados satisfatórios.

Exemplo de pesquisa de clima

Por ser mais extensa que a pesquisa de pulso, você pode conferir um exemplo completo de uma pesquisa de clima em nosso outro artigo específico sobre ela.

Confira abaixo os tópicos que podem ser abordados na pesquisa, sendo extraídos deles diversas questões:

  • Avaliação da vida profissional;
  • Satisfação com a estrutura organizacional;
  • Percepção do incentivo aos profissionais;
  • Avaliação da remuneração;
  • Segurança profissional;
  • Nível sociocultural;
  • Avaliação do transporte, caminho até o trabalho;
  • Ambiente de trabalho no geral;
  • Avaliação da burocracia na corporação;
  • Cultura organizacional;
  • Assistência aos funcionários;
  • Convivência com a família;
  • Situação financeira;
  • Percepção da saúde;
  • Convivência familiar;
  • Férias e lazer;
  • Segurança pública;
  • Política e economia.
  • Espaço livre para outras observações.

Pesquisa de clima X Pesquisa de pulso: escolhendo entre as duas

Como você pode observar, as pesquisas de clima e pulso possuem as suas diferenças, sendo a de clima aplicada com grande intervalo de tempo e um questionário longo.

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Enquanto a de pulso, conta com poucas questões a serem aplicadas regularmente.

Existem 3 maneira de lidar com elas:

  • Escolher realizar apenas a pesquisa de clima: essa escolha mantém o padrão do RH, porém, pode deixar escapar o início de um problema, descobrindo quando ela já está mais difundido;
  • Escolher realizar apenas a pesquisa de pulso: ao optar por essa opção, o setor de RH assume que as questões que seriam aplicadas na pesquisa de clima serão distribuídas durante o ano e apresentadas de maneira cíclica.
  • Realizar ambas as pesquisas: o setor também pode aplicar as duas pesquisas, sendo uma complementar a outra.

Enquanto a pesquisa de pulso mantém atualizada as informações sobre os principais pontos do ambiente interno, a de clima cumpre a proposta de ser uma abordagem mais completa, detectando problemas mais sutis.

Aprimore a sua gestão de pessoas

Saber a diferença entre Pesquisa de clima x Pesquisa de pulso é fundamental para toda empresa que deseja se destacar na gestão de pessoas, engajando os seus colaboradores e gerando, por consequência, melhores resultados para a marca.

Se você gostou desse conteúdo e deseja aprimorar os seus processos de gestão de pessoas, não deixe de conferir outros textos como esse no blog da Oitchau.

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