People Centric

People Centric: o que é? Benefícios? Como praticar?

O People Centric é um modelo empresarial que a cada dia comprova seus bons resultados e importância.

Por isso, cresce o número de empresas que o adota e, com ele, leva a relação com clientes e colaboradores a outro patamar.

Mas o que é isso, como funciona e quais os benefícios?

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Ainda, como praticar esse modelo? As respostas para essas perguntas é o que você encontra abaixo. Continue lendo e veja tudo sobre o modelo e como ele pode ajudar sua empresa.

Como funciona uma empresa People Centric?

People Centric é o nome que se dá ao modelo de gestão que é centrado nas pessoas, isto é, em colaboradores e clientes.

Nesse caso, a empresa se volta exatamente para quem é essencial para que ela funcione: o público consumidor e os profissionais.

Aqui há a reflexão de como cada uma das decisões da empresa impacta as pessoas.

Do mesmo modo, como melhorar a experiência das pessoas em relação à marca. Aliás, a valorização da experiência é uma das grandes marcas do People Centric.

Por que investir em ser uma empresa People Centric? Confira benefícios

Quando as empresas se voltam a quem faz ela continuar em funcionamento – colaboradores e clientes – elas somente têm a ganhar. Confira os principais benefícios nos itens abaixo.

Aumento do nível de satisfação dos clientes

Primeiramente, ao valorizar e melhorar a experiência dos consumidores, a empresa tende a aumentar o nível de satisfação.

Isso, por si só, os transforma em clientes recorrentes, assim como pode levar o indivíduo a se tornar um divulgador voluntário da marca.

Redução do turnover

Uma empresa People Centric sempre tem seus colaboradores no foco da sua atenção.

A melhoria da experiência deles enquanto trabalhadores da empresa reduz o turnover, necessidade de novas contratações, processos seletivos desgastantes e muitos gastos.

Engajamento

Colaboradores que se veem como o foco de atenção de decisões da empresa se sentem valorizados. E eles respondem a isso com maior engajamento que, por sua vez, leva ao aumento da produtividade.

Clima organizacional

O clima organizacional é obviamente impactado por uma gestão que valoriza os colaboradores.

Construção de uma boa imagem empresarial

Por fim, a empresa cuja atuação se pauta no People Centric tende a desenvolver uma ótima imagem diante do mercado, dos consumidores e dos profissionais. Ela se torna uma referência, especialmente porque se lembra de cumprir com seu papel social em relação aos colaboradores.

Como ser uma empresa People Centric?

Os benefícios da prática de gestão já estão claros. Por isso, chegou o momento de conferir dicas para realmente praticar o People Centric. Veja algumas dicas e não deixe de usá-las!

A experiência é tudo

Como dissemos anteriormente, a melhoria da experiência é um dos focos do People Centric. Por isso, é importante que esse seja um direcionador da gestão da sua empresa.

Sempre busque analisar se uma mudança, lançamento ou forma de atuação fará diferença positiva na relação entre o indivíduo e sua marca.

Reveja a cultura organizacional

A cultura organizacional é essencial para que uma empresa possa se tornar People Centric. Ela é que refletirá essa vertente e, portanto, precisa ser revisada e revista. 

Por isso, veja como a cultura de valorização de indivíduos, promoções, transparência, comunicação e até mesmo de diversidade anda e faça as adaptações necessárias. 

Por exemplo, implemente canais de denúncias, promova palestras sobre diversidade, rodas de conversa diversas e momentos de descontração e de interação entre os colaboradores e as equipes.

Valorize os indivíduos e as particularidades

A empresa People Centric necessariamente valoriza as pessoas e como a sua atuação impacta a elas. Assim, busca oferecer a melhor experiência possível tanto para seus clientes quanto para colaboradores.

Valorizar particularidades e os indivíduos em si é essencial para isso. Uma atuação educada, o tratamento igual e sem elitismos é imprescindível. Igualmente, busque mostrar ao cliente como você o vê de maneira individual.

Reflita, antes de qualquer decisão, como ela afeta as pessoas

Antes de tomar decisões que afetem os produtos ou serviços, a entrega deles, a comunicação ou a forma de trabalho, promoções e políticas, sempre pense em como isso afeta as pessoas. Assim, sua empresa pode verdadeiramente tornar-se People Centric.

Todas as decisões devem ser tomadas com o intuito de que a experiência pessoal seja a melhor possível.

Metas realistas

É impossível ser uma empresa People Centric se as metas praticadas são quase impossíveis de se alcançar. Isto é, caso exijam desgaste desproporcional do colaborador, estresse e o afetam fora da empresa, inclusive.

As políticas de metas continuam sendo importantes, mas devem ser revistas. Além disso, é possível reconhecer outros tipos de compensações pelo reconhecimento de diferentes habilidades de cada trabalhador.

Programas de benefícios

Os programas de benefícios também são muito interessantes dentro do People Centric.

Afinal, eles dão aos colaboradores várias oportunidades. Por isso, aqui não estamos nos referindo aos tradicionais VT e vale refeição, nem ao plano de saúde, ok?! Esses são benefícios básicos de uma empresa.

Para uma empresa people Centric não são suficientes, até porque apenas repetem padrões. Portanto, eles são básicos e primários, devendo coexistir com outros que sejam diferentes.

Por exemplo, a empresa pode criar benefícios de acesso à academia, a shows e espetáculos, bem como descontos em locais próximos à sede. Esses são apenas exemplos. O ideal é convidar os colaboradores a sugerirem o que poderia impactá-los positivamente.

Flexibilidade

Dar aos colaboradores flexibilidade é excelente para que a vida particular e a profissional possam coexistir de forma saudável.

Assim, por exemplo, os trabalhadores conseguem dar conta de todas as suas responsabilidades (considere questões de saúde, família, estudos e outras preocupações).

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Além disso, saiba que a flexibilidade não afeta a produtividade.

Na verdade, com ela os colaboradores tendem a fazer suas tarefas em menos tempo e com a mesma qualidade ou até mais. Por isso, aposte em jornadas e horários flexíveis na medida do possível.

Invista em tecnologia

Investir em tecnologia é uma forma de tornar o dia a dia na empresa menos burocrático.

Também, de valorizar as habilidades dos colaboradores e permitir a eles colocá-las em prática sem perder tempo com coisas que poderiam ser automatizadas.

Por isso, também é um fator que uma empresa People Centric deve ficar de olho.

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