outubro rosa

Outubro Rosa inspira cuidado com a saúde nas corporações

 A campanha do Outubro Rosa acontece todos os anos: ela foi desenvolvida em um esforço global para aumentar a conscientização e disseminar informações sobre o câncer de mama nas mulheres. 

Durante todo o mês de outubro, mundialmente, as pessoas promovem diversas iniciativas que educam homens e mulheres para se atentarem aos exames de prevenção e detecção precoce do câncer, bem como quais são seus sinais e sintomas. Essa comoção internacional pela causa teve início na década de 1990, por meio da Fundação Susan G. Komen for the Cure.

New call-to-action

Aqui no Brasil, o movimento começou a ganhar proporções nacionais a partir do ano de 2010, quando o Ministério da Saúde passou a promover debates, eventos técnicos e apresentações sobre o tema, além de produzir materiais e muitos outros recursos educativos.

A seguir, vamos abordar mais aspectos sobre o tema e a importância de abordá-lo na sua empresa. Acompanhe!

Outubro Rosa: mais dados sobre o câncer de mama

Todos os anos, o câncer de mama mata mais de 500.000 mulheres em todo o mundo —  esse tipo de câncer é o terceiro mais diagnosticado entre o gênero. Em locais com pouco acesso a informação, a maioria das mulheres com câncer de mama é diagnosticada em um estágio avançado da doença, resultando em baixas taxas de sobrevivência. 

Neste contexto, torna-se fundamental a divulgação em massa para colocarmos o assunto em evidência, e assim atingir o maior número de pessoas possível com esses dados. É por esse motivo, inclusive, que quando o mês de outubro se inicia, empresas, times de futebol, transportes públicos, emissoras de TV, etc., todos passam a aderir o rosa, que foi declarada a cor oficial da campanha pela American Cancer Society.

É fundamental ressaltarmos que, no caso do câncer de mama, o autoexame pode ser um aliado, mas não substitui a mamografia — uma radiografia das mamas, capaz de detectar alterações mais precoces. O exame deve ser feito a cada 2 anos por todas as mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

Por que devo promover o Outubro Rosa na minha empresa?

A adoção ativa da campanha do Outubro Rosa pode trazer vantagens não somente para a organização, como também para os seus colaboradores. Aqui estão três motivos que vão te inspirar a aderir à causa:

1.Aumento da conscientização sobre o câncer

Divulgar quais são os exames necessários todos os anos e onde encontrar os profissionais certos tem o efeito de conscientizar ambos os gêneros sobre o tema, criar uma rotina de observação do próprio corpo e  alertar sobre a gravidade da doença. E, embora o assunto seja constantemente discutido na mídia, é importante reforçá-lo também no ambiente corporativo para que a sua relevância seja enfatizada.

2.Pode ser positivo reunir os colaboradores em prol de uma causa

Aproveitar as oportunidades de engajar os colaboradores pode ser uma atitude que trará retorno por meio da sensação de pertencimento provocada nesses profissionais. É uma ótima chance de demonstrar que a empresa os vê não apenas como números. 

Para uma empresa, estar envolvida em causas sociais relacionadas a saúde e bem-estar é essencial na construção de uma imagem positiva e, consequentemente, para um maior envolvimento dos seus colaboradores com o trabalho.

3.Promove o cuidado com a saúde

Ações de autocuidado e saúde ajudam não só no cotidiano dos profissionais, mas impactam também no pleno funcionamento da corporação. Afinal, para que o fluxo de bons resultados continue, a empresa precisa de trabalhadores saudáveis, neste sentido, campanhas com o Outubro Rosa ajudam a incentivar o cuidado próprio das pessoas.

Eventos que ajudam a promover a campanha

A organização pode organizar algumas ações internas para incentivar a participação e engajar os colaboradores a replicarem as informações. Abaixo sugerimos uma série delas:

  • Convidar médicos e pessoas que venceram a doença para palestrarem na empresa;
  • Organizar um café da manhã e apresentar slides sobre o tema;
  • Incentivar os profissionais a usarem rosa durante o mês de outubro;
  • Promover caminhadas e corridas beneficentes;
  • Distribuir broches com o laço rosa, símbolo que representa a campanha.

Essas são apenas algumas ideias do que você pode promover na empresa. Lembre-se de que o importante é trabalhar o tema, seja por uma iniciativa mais simples ou por meio de uma estratégias mais elaboradas, com mais recursos e tempo.

Apoio ao empreendedorismo social

Para aquelas organizações que querem ir mais a fundo nesta frente durante o Outubro Rosa, o mercado de startups oferece uma infinidade de possibilidades: existem empresas que atuam diretamente na causa, fornecendo iniciativas empreendedoras para resgatar a autoestima feminina de pacientes com câncer, por exemplo.

Buscamos três exemplos diferentes para mostrar que apoiar o empreendedorismo social pode ser uma boa saída para fazer mais pela conscientização. Confira.

1.Vestimenta adequada

Ao enfrentar o câncer de mama, a mulher pode ser submetida a uma mastectomia —  o procedimento cirúrgico que consiste na retirada da mama. Além da dor física e emocional, pode haver dificuldade em encontrar determinadas peças de vestuário para mulheres que se sujeitaram à operação.

Para reduzir esse desconforto gerado pelo sentimento de inadequação, as marcas de roupas decidiram criar linhas especiais para esse público. Tem todo tipo de peça de roupa, tops, biquínis e sutiãs, tudo é confeccionado para que as mulheres vítimas do câncer consigam manter sua autoestima em alta.

2.Hora da medicação

A quimioterapia aliada a medicamentos costuma ser outra abordagem comum no tratamento do câncer, sendo fundamental que os remédios de uso contínuo sejam administrados corretamente, caso contrário todo o tratamento é comprometido.

Neste sentido, já existem no mercado aplicativos e plataformas que conectam as pacientes às farmácias, alertando via mensagem sempre que um medicamento está próximo de acabar e precisa ser reposto, encaminhando a compra junto ao estabelecimento de sua preferência. 

Além de pacientes com câncer, pessoas com outras doenças crônicas também podem fazer o uso da ferramenta gratuitamente.

3.Estímulo à ousadia

A perda do cabelo e a retirada da mama atingem de maneira profunda a autoestima das portadoras da doença: ambos são desdobramentos comuns durante o tratamento do câncer. 

Neste contexto, os estúdios de tatuagem abrem suas portas para reduzir o impacto negativo causado por essas sequelas. 

New call-to-action

Na prática, durante todo o mês da campanha do Outubro Rosa, os tatuadores convocam as mulheres que enfrentaram o câncer de mama e desejam cobrir cicatrizes ou reconstruir suas auréolas e mamilos através de técnicas de tatuagem. As intervenções artísticas são realizadas sem custos.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau