ilustração de outubro rosa

Outubro Rosa: por que é importante a empresa falar sobre o tema?

Este mês é marcado pela campanha Outubro Rosa, que desde 2008 é promovido e celebrado em todo o país. Participam dela as instituições públicas, organizações sem fins lucrativos e, também, as empresas.

Cada vez mais empresas aderem à campanha, uma vez que ela possui grande importância especialmente para a população feminina, mas também traz reflexos positivos para a própria instituição privada.

Conheça mais sobre a campanha! Continue a leitura e saiba mais sobre sua origem e história, a promoção dela e porque a sua empresa também deve aderir a ela e atuar em prol do combate e prevenção ao câncer de mama.

O que significa o Outubro Rosa?

Outubro Rosa é um movimento que visa informar e conscientizar a população sobre o câncer de mama.

Ele envolve diversas campanhas, tanto de viés público quanto privado, quanto à importância da realização de exames para diagnóstico precoce da doença.

Além disso, a campanha também tem como objetivo afastar os tabus que incidem sobre essa doença. Desse modo, reúne importantes iniciativas que beneficiam milhões de homens e mulheres anualmente.

Simbolizada pelo laço cor de rosa, a campanha faz grande uso desta cor a fim de criar tanto a identificação visual quanto para impactar quem se depara com ela.

Apesar da campanha ter como principal alvo as mulheres, ela também se volta para os homens, que também podem desenvolver a doença. Por isso, ela é de grande importância e já se tornou um marco no calendário anual. 

Como surgiu o Outubro Rosa?

Considera-se que os primeiros sinais da presença da campanha, no Brasil, tenham se dado em 2002. Todavia, ela ganhou força e espaço no calendário anual de empresas e instituições públicas ou privadas especialmente a partir de 2008.

Fora do Brasil, por outro lado, ela deu seus primeiros passos na década de 1990. Originada nos Estados Unidos, a campanha teve como marco inicial a distribuição de laços na cor rosa pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

Essa fundação, uma organização sem fins lucrativos, dedica-se desde 1982 ao financiamento de pesquisas contra o câncer de mama, apoio às pacientes e sobreviventes, arrecadação de fundos e conscientização.

Por que falar do Outubro Rosa na empresa?

Ainda que o Outubro Rosa faça parte do calendário de instituições públicas – tais como o Ministério da Saúde – é cada vez mais comum que organizações privadas também façam parte da campanha, em um esforço conjunto.

É por esse motivo, aliás, que cada vez mais empresas reservam à campanha tempo e espaço para palestras, rodas de conversa e outros tipos de iniciativas que demonstram apoio à causa. Nos itens abaixo, entenda a importância disso.

Papel social da empresa

Em primeiro lugar, participar da campanha Outubro Rosa é uma maneira que a empresa possui de cumprir com seu papel social, o qual está previsto na Constituição Federal. 

Igualmente, de promover a saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores, conforme prevê a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A empresa faz parte da vida de seus colaboradores não apenas como uma fonte de dinheiro que surge em troca da prestação de serviços. 

Ela também deve trabalhar em prol do desenvolvimento saudável dos trabalhadores, e conscientizar sobre doenças é uma forma de fazê-lo.

Promoção do autocuidado

A promoção do autocuidado também é um dos motivos pelos quais as empresas aderem à Campanha Outubro Rosa. Neste caso, é uma oportunidade de garantir uma vida mais saudável e, também, de evitar defasagens nas equipes em razão de tratamentos.

Aliás, isso também tende a aumentar o engajamento e a produtividade dos colaboradores, tanto por diminuir as necessidades de ausência por tratamento contra o câncer quanto por demonstrar que a empresa realmente se importa com o bem-estar dos trabalhadores.

Promoção da empatia

A empatia também é um dos fatores que surgem naturalmente por meio das campanhas do Outubro Rosa. 

Isso ocorre especialmente porque durante o movimento há compartilhamento de histórias de tratamentos e superações, bem como das cicatrizes e traumas que podem acompanhá-los.

Portanto, é uma forma de aproximar as pessoas do tema a fim de que elas realmente possam compreendê-lo e ver, de maneira límpida, sua importância e seus reflexos.

A partir da campanha, é possível que os colaboradores entendam as melhores maneiras de apoiar quem luta contra doenças deste tipo. Igualmente, de muni-los com informações que possam auxiliá-los a agir diante destas situações e atuarem como agentes de prevenção.

Imagem e posicionamento empresarial perante público e colaboradores

Por fim, promover o Outubro Rosa na empresa também auxilia na melhoria da imagem empresarial perante os colaboradores, os consumidores e o mercado, em si.

A partir da promoção de campanhas bem estruturadas e informativas, a empresa tem a chance de demonstrar que realmente atua em prol do bem-estar de quem se relaciona com ela. Igualmente, que assume seu papel social e atua sobre ele com maestria.

Aliás, uma boa maneira de colocar a campanha em prática é ao não limitá-la aos colaboradores internos. Estendê-la a parceiros externos, bem como aos consumidores, é de grande importância.

Como promover a campanha Outubro Rosa na empresa?

Existem diversas formas pelas quais a sua empresa pode participar do Outubro Rosa e da campanha de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. Dentre elas estão:

  • Palestras e rodas de conversa com especialistas;
  • Desenvolvimento e distribuição de materiais sobre o câncer de mama;
  • Oferecimento de planos de saúde;
  • Disponibilização de dias de folga voltados exclusivamente à realização de consultas e de exames preventivos;
  • Distribuições de símbolos da campanha, tais como camisetas e broches com o laço-símbolo;
  • Realização de corridas de rua com tema da campanha;
  • Projeções do símbolo e das cores da campanha, etc.

Fazer parte do Outubro Rosa é um ato de cidadania.

Ao promover a campanha dentro da empresa, é possível compartilhar informações de qualidade com seus colaboradores e ajudá-los a se prevenir contra uma doença que vitima milhões de pessoas todos os anos.

Por isso, não deixe de aderir à campanha e de atuar como um agente de prevenção ao câncer de mama. Participe dos eventos, palestras, e faça sua parte mantendo seus exames em dia! 

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau