Empresas são compostas por diversos grupos e equipes que permitem o seu funcionamento adequado e que suas operações possam ser realizadas com sucesso. Mas você sabe quais são os setores de uma empresa?
Existe um setor para cada uma das necessidades da empresa. Portanto, alguns são ligados à tecnologia e aos sistemas que a empresa faz uso.
Por outro lado, outros são especializados no recrutamento de pessoal e em lidar com questões que envolvam os funcionários.
Ou podem ser destinados à organização física empresarial, à movimentação de valores, entre outros.
Confira abaixo quais são os principais setores de uma empresa e o que cada um deles faz, bem como a sua importância nas operações internas.
A importância da divisão da empresa em setores
Em primeiro lugar, cabe esclarecer o porquê é importante que uma empresa se divida em setores específicos. Isso ocorre em razão da necessidade de organização da empresa.
Enquanto o porte pequeno capturado, de certa forma, concentra diversas funções em uma pessoa ou em um pequeno grupo delas.
Como empresas de médio e grande porte, dividem suas tarefas para garantir que não sejam executadas, mas também com qualidade de execução.
Nesse sentido, considere que a ausência de divisão de tarefas pode levar ao esquecimento de algumas, ou à colocação delas em segundo patamar em detrimento de outras tão importantes quanto elas.
A grande maioria das funções requer algum tipo de especialização ou experiência na área.
Nesse caso, é impossível a contratação de alguém para um setor de informática que não tenha conhecimento em sistemas, internet e computadores.
Portanto, os setores de uma empresa variam de acordo com o porte dela e o tipo de atividade que ela executa.
É isso levado em conta no momento de articulação do organograma empresarial, assim com na estipulação de metas, entre outros.
Apesar das particularidades de cada empresa serem essenciais à organização de seus setores, existem alguns que costumam ser comuns em empresas de natureza diversa. Veja quais são, abaixo.
Quais são os principais setores de uma empresa?
As áreas de uma empresa são diversas. Ainda que em algumas organizações menores haja a concentração de dois ou mais departamentos em um só setor, são eles que garantem o funcionamento correto delas.
Dentre os principais setores estão o de:
- administração,
- recursos humanos,
- financeiro,
- contábil,
- marketing e vendas,
- produção,
- logística,
- tecnologia da informação,
- jurídico, pesquisa,
- compras,
- suprimentos,
- atendimento ao cliente.
Conheça os principais setores de uma empresa
Separamos os principais setores de uma empresa juntamente às características de cada um deles referentes às funções e importância dentro da organização empresarial.
Setor administrativo: o coração da empresa!
Considerado o coração da empresa, o setor administrativo é responsável, conforme seu nome já indica, pela administração empresarial.
Ele atua de modo a estabelecer o planejamento estratégico e a gestão das tarefas de uma empresa.
Além de coordenar e fiscalizar os demais setores com dados por ele colhidos ou a ele pertencentes que auxiliem na tomada de decisões dos executivos.
Em empresas menores esse departamento pode absorver outros departamentos de uma empresa, tais como os relacionados aos recursos financeiros e à gestão de pessoas.
Setor financeiro: um dos órgãos vitais da empresa
O departamento financeiro também faz parte da composição de uma empresa e ele possui grande importância, uma vez que mexe com os recursos empresariais.
Ele atua de maneira a administrar os recursos da empresa, controlar a tesouraria, assim como os investimentos e os riscos.
É ele quem deve gerir contas e impostos, além de desenvolver um planejamento financeiro e a divulgação dos resultados dela, demonstrando a obtenção de lucro ou, por outro lado, o prejuízo das operações.
Ele deve trabalhar de forma a garantir que sejam disponibilizados recursos aos demais setores de uma empresa a fim de que eles possam cumprir suas respectivas funções.
O fluxo de caixa, a administração das contas a pagar e as movimentações de ativos e passivos diárias possam ser geridos pelo setor financeiro, em muitas empresas essas funções cabem ao setor contábil, quando este se encontra apartado daquele.
Quando essa divisão existe ao setor financeiro cabem as atividades concernentes às estratégias e à análise de resultados e investimentos.
RH: o setor que trabalha com pessoas
Outro departamento que é essencial dentre os setores de uma empresa é o setor de recursos humanos, que é popularmente conhecido simplesmente como RH.
Dentre as funções e responsabilidades do RH estão o recrutamento de pessoal, ou seja, a divulgação de vagas e a realização dos processos de contratação de uma empresa, além da gestão de pessoas.
Dessa forma, compete ao RH buscar soluções para conflitos, controlar os horários de entrada e saída dos trabalhadores, a realização de intervalo, a prestação de horas extras, a cessão de férias e gestão de faltas ou compensações.
Ele também deve estabelecer políticas para a retenção de talentos, e formas de manter a empresa atrativa para seus profissionais talentosos.
O RH é responsável por desenvolver e colocar em prática políticas de motivação e de treinamento dos funcionários, garantindo a satisfação deles, assim como seu desenvolvimento e alcance dos objetivos pela empresa.
Questões concernentes à relação entre as equipes e os trabalhadores, a qualidade de vida dos colaboradores e pontos importantes para promoções também estão entre as atividades e responsabilidades do setor de recursos humanos.
Os destinatários das atividades do RH são próprios funcionários, independentemente dos setores de uma empresa em que eles laborem.
Setor comercial: responsável pela movimentação da empresa
Além dos setores de uma empresa acima citados, também é necessário chamar a atenção ao setor comercial, responsável por representar a empresa externamente a ela.
Isso porque ele é o responsável pelas vendas e deve garantir a geração de receitas para a empresa através do encontro e obtenção de conhecimento sobre os clientes da companhia, buscando, assim, atender e satisfazer às suas necessidades.
É de sua responsabilidade, também, a criação de estratégias para a divulgação e definição das formas de venda, de relacionamento com o público, entre outros.
É por isso que ele também é conhecido como setor de marketing.
Setor operacional ou de produção: responsável por fazer acontecer!
Outro dos setores de uma empresa que são importantes ao desenvolvimento das atividades dessa é o departamento operacional, que também é conhecido como setor de produção ou de setor técnico.
Cabe a este setor, a administração de todo o processo de transformação dos insumos (matéria-prima) no produto final.
Ele controla a entrada e o uso dos materiais, o controle de estoque, a manutenção das máquinas e equipamentos e a produtividade da empresa
Como o Oitchau é útil nas diferentes áreas de uma empresa?
O Oitchau possui uma série de soluções importantes para diferentes departamentos da empresa. Veja quais são e como podem ser úteis no dia a dia empresarial.
Controle de ponto Oitchau
O sistema digital de ponto Oitchau é uma excelente ferramenta para que haja a correta gestão de horas dentro de cada setor da empresa.
Esse controle de ponto traz informações precisas quanto às jornadas e às horas extras. Moderno, ele realiza cálculos e desenvolve documentos de forma automática.
Com isso, não é preciso atribular seus colaboradores com tarefas burocráticas, como cálculo de horas extras e desenvolvimento de cartões ponto, as quais podem ser automatizadas.
Essa automatização se dá com completa segurança e transparência. Os dados ficam disponíveis na nuvem, onde os colaboradores e gestores podem acessá-los, mas jamais alterá-los.
Com isso, áreas de uma empresa como o setor de RH contam com dados que auxiliam no desenvolvimento de campanhas de capacitação, engajamento e de assiduidade.
Timesheet Oitchau
Já pensou em entender melhor a forma como os colaboradores utilizam o tempo deles durante a jornada? Pois é exatamente isso que o timesheet Oitchau oferece para você!
Com ele, é possível ter controle sobre quais atividades foram realizadas em um dia, semana ou mês. Igualmente, quanto tempo cada uma delas levou para a sua execução.
Isso é importante por uma série de motivos. Por exemplo, por permitir à empresa ter maior gestão sobre a distribuição de tarefas.
As informações do timesheet permite que diferentes departamentos da empresa consigam desenvolver, da melhor maneira possível, seus projetos.
Ao ter um timesheet em mãos, o gestor reúne dados que indicam quem são os colaboradores mais ou menos hábeis em cada tipo de atividade.
Assim, torna-se possível distribuir essas tarefas de acordo com o grau de desenvoltura que cada um possui. Além disso, essa informação contribui para o desenvolvimento e direcionamento de campanhas de capacitação.
Outro ponto interessante é que os relatórios de dados trazem informações de diferentes períodos. Desse modo, é possível usá-los para entender se houve uma queda ou um aumento de produtividade dos colaboradores em relação às atividades de sua responsabilidade.
Mas não é só isso! O timesheet também ajuda a evitar o acúmulo de tarefas mais demoradas sobre apenas um colaborador, ou um grupo deles.
Portanto, o timesheet auxilia na distribuição de funções dentro de uma empresa. Igualmente, na possibilidade de contratação de ferramentas que ajudem os colaboradores a dar conta delas, com a mesma qualidade, no menor tempo possível.
Ainda, ele é imprescindível para determinar os prazos de um projeto e de suas fases, a fim de garantir a entrega dos resultados.
Por isso, não deixe de buscar as soluções Oitchau para melhorar a gestão dos departamentos da empresa!