Você sabe quais são os cargos, as funções e a quem são subordinados os profissionais da sua empresa? O organograma empresarial é uma ferramenta que traz clareza justamente para essas questões.
Através de uma representação visual que pode ser feita de diferentes maneiras, o organograma facilita a observação panorâmica da empresa.
Descubra o que é essa ferramenta, quais são os seus modelos, para que ela serve e como você pode montar a sua própria. Boa leitura!
O que é um organograma empresarial?
O organograma empresarial é uma ferramenta visual que ilustra a hierarquia de cargos e funções internas de uma empresa. A partir de sua construção, é possível organizar os espaços em que cada profissional está inserido, identificando também a quem ele responde.
Esse “desenho”, que pode ser feito em diferentes locais, desde em um pedaço de papel, até programas mais rebuscados, é parte do planejamento estratégico, já que a partir dele as responsabilidades se tornarão mais claras, assim como os rumos da empresa.
O organograma de hierarquia empresarial é uma daquelas ferramentas simples de serem visualizadas e elaboradas, como a matriz de riscos, e podem até parecer meio lógicas.
Mas a verdade é que uma organização clara traz inúmeros benefícios para a empresa, justamente por deixar transparente o que cada profissional está fazendo e quais são as suas atribuições.
Quais são os tipos de organograma empresarial?
Existem vários tipos de organograma empresarial, onde cada modelo de construção traz um tipo de informação diferente ou a forma com que essa informação será transmitida. A organização e os dados contidos referem-se à disposição do conteúdo institucional.
Vertical
O organograma vertical é o mais utilizado e o mais fácil de ler. Nele são representados os cargos, funções e setores, e através de linhas – chamadas de “linhas de comunicação”, as informações são ligadas, fazendo um movimento para baixo conforme a hierarquia.
O modelo vertical é a representação mais clássica, que indica as posições dentro da empresa de forma verticalizada. Seguindo o modelo tradicional de uma empresa, teríamos o CEO no topo, abaixo os diretores que estão ligados ao CEO pelas linhas de comunicação. E abaixo dos diretores, os gestores que estão ligados à cada diretor.
Horizontal
O organograma horizontal segue a mesma ideia do vertical, com as mesmas informações guiadas pelas linhas de comunicação, porém com o desenho representado da esquerda – onde estão o cargo principal – para a direita – onde vão aparecendo os demais colaboradores.
Onde seguindo o mesmo exemplo anterior, teríamos: CEO – Diretor 1 – Gestor 1 – Funcionários Seniors – Funcionários Plenos – Funcionários Junior – Estagiários.
Circular
O organograma empresarial circular, como o nome já diz, se assemelha a um círculo, no centro dele está a informação principal, como o CEO da empresa, e a partir dele as linhas de comunicação apontam para as funções subordinadas, e assim por diante.
Setorial
O organograma de uma empresa pode ser setorial, ou seja, apresentando os setores que fazem parte da empresa. Nesse caso não são apresentados os nomes ou as funções que correspondem a cada setor, porém, como você verá mais à frente, essas informações devem fazer parte do planejamento da ferramenta.
Saber a hierarquia entre os setores é fundamental para entender a quais áreas da empresa cada um está subordinado. Por exemplo, o setor de publicidade está conectado ao de marketing, que é superior a ele.
Dessa forma, o CEO estará ligado aos diretores de cada área, que estarão ligados aos gestores responsáveis por cada área, e isso pode ser de forma macro ou micro. Por exemplo. O diretor financeiro está ligado à área de vendas, comercial e outras áreas relacionadas.
Funcional
Já o organograma funcional é o modelo mais comum de uso da ferramenta, onde são apresentadas as funções que se conectam e se subordinam uma à outra.
Nesse caso, o organograma de hierarquia empresarial também apresenta os nomes dos profissionais que atuam em cada cargo, facilitando a visualização e identificação das atribuições de cada um dentro do negócio.
Quais as vantagens de contar com um organograma empresarial?
Existem muitas vantagens em contar com um organograma empresarial, que estão além da transparência e comunicação facilitada com os profissionais que atuam na instituição. Veja a seguir.
Torna a visão da estrutura mais simples e mais fácil de entender
Por meio do organograma é possível entender a forma com que a empresa está organizada, desde da posição mais importante, que é o CEO, até os demais cargos abaixo na estrutura.
Logo, os profissionais conseguem fazer uma rápida leitura e entender como está a hierarquia dos cargos em todas as áreas da empresa.
Além disso, as empresas que contam com organograma empresarial estão preocupadas em oferecer uma visão sistêmica, ou seja, que todos visualizem a hierarquia na sua totalidade.
Facilita a tomada de decisões
Com o organograma, fica evidente a estrutura, quantidade de profissionais em cada diretoria. E graças a isso, é possível identificar possíveis gaps na integração entre os setores ou até mesmo entre os colaboradores.
Logo, ao identificar cenários que necessitem de correção, a empresa consegue tomar uma decisão mais estratégica, focando em um objetivo maior.
Ajuda a criar uma comunicação mais eficiente
Ao visualizar sua posição dentro da ferramenta, o profissional entende quais são os próximos passos que ele pode dar na empresa caso desempenhe um bom papel.
Além disso, quando um colaborador novo chega à empresa, por meio do organograma, ele já vai conseguir entender como a empresa está organizada, como são os cargos e as posições.
Visualizar as lideranças da empresa
Por meio do organograma, é possível identificar rapidamente quem são os líderes de cada time da empresa, seja no mais alto nível ou níveis operacionais mais próximos.
E também é uma forma de aproximar os times pares, já que existem áreas dentro da empresa que atuam em conjunto com outros departamentos.
Quais ferramentas usar para elaborar o organograma empresarial?
Existem diversas formas de montar o seu próprio organograma, confira em quais locais você pode organizar as informações que darão vida ao material visual:
- Canva: o Canva é um site de criação de design que possui função gratuita e templates prontos;
- PowerPoint: se a ideia é montar um organograma para uma apresentação, as funções nativas do PowerPoint permitem que isso seja feito dentro do próprio programa;
- Word: para montar o seu organograma no Word basta abrir o programa, selecionar a opção inserir, clicar em “Smart Art” e escolher o tópico “hierarquia”, alguns templates prontos ideias para a ferramenta serão apresentados, basta escolher o seu.
- Papel ou cartaz: se você quer colocar a mão na massa e deixar as ideias fluírem, o organograma também pode ser feito em uma folha sulfite ou em um cartaz.
Como fazer um organograma?
Agora que você tem bastantes informações sobre o que é organograma empresarial e quais são as informações contidas, descubra em um passo a passo como você pode montar o seu.
1. Defina o modelo que será utilizado
O primeiro passo para iniciar a montagem do seu organograma empresarial é decidir qual modelo será adotado, por tanto, responda às seguintes perguntas:
- Em qual modelo de desenho será feito o organograma: horizontal, vertical, circular ou outro formato?
- Quais serão as informações contidas: setores, funções, nomes?
- Onde ele ganhará vida: Canva, Power Point, Word, papel ou outro?
Ter a resposta para esses questionamentos antes de começar a pensar nas informações em si, é fundamental para dar um direcionamento ao projeto.
2. Determine quais serão os cargos e funções
Com o modelo decidido, é hora de separar as informações que farão parte do organograma empresarial. Se ele será setorial, é hora chegar a todos os setores que fazem parte da empresa.
Não se preocupe com a hierarquia nesse momento, foque em anotar todas as áreas, você ainda não precisa se preocupar com o plano de cargos e salários.
No entanto, se ele for funcional, chegue aos cargos que compõem cada uma delas, quais são as funções correspondentes a quem está na posição e qual é o nome da pessoa.
Porém, mesmo que não se o foco do seu organograma, é interessante ter todos os dados coletados anotados, por exemplo, mesmo que o seu foco seja as funções, a pesquisa dos setores é um dado relevante e pode fazer parte de um texto que aprofunde a leitura da ferramenta.
3. Descreva os cargos dispostos na estrutura hierárquica
O terceiro passo consiste em organizar de maneira clara a hierarquia da empresa. Se você achar que o passo anterior foi bem cumprido, pode partir direto para a montagem da representação visual, organizando os dados dentro do organograma.
Mas, para facilitar a futura construção da ferramenta, recomendamos que você faça essa organização de maneira escrita, seguindo o exemplo:
- CEO -> Diretor -> Gerente -> Supervisor -> Atendente -> Estagiário
4. Transcreve tudo que foi escrito para a representação visual
Com as informações estruturadas, é hora de montar o seu organograma empresarial. Para isso, basta passar os dados para a tela ou o papel e ligá-los com as linhas de comunicação.
Mas, não esqueça de usar um dos modelos indicados para criar o seu organograma, bem como as ferramentas mais utilizadas. Pois caso precise fazer alguma alteração, ficará bem mais simples.
5. Comunique e implemente o organograma
Por fim, é hora de implementar o organograma, afinal, ele deve ser utilizado em benefício da empresa. Certifique-se que ele é de fácil visualização para os colaboradores, podendo ser encontrado sem dificuldades.
Não se esqueça também que o organograma empresarial é um excelente material para ser apresentado a colaboradores novos, recém-contratados pela empresa.
Qual a diferença entre o organograma e o fluxograma?
Essa é uma dúvida muito comum em relação as duas representações gráficas! Apesar de serem semelhantes, existem diferenças básicas que permitem a distinção do organograma para o fluxograma.
O fluxograma é uma representação gráfica focada em processos, mostrando as etapas e as árvores de decisões das partes envolvidas. Seu principal objetivo é oferecer uma visão clara de um processo específico.
Já o organograma, apesar de também ser uma ferramenta de representação visual, ele é focado em mostrar como a estrutura da empresa está organizada, mostrando as divisões entre as áreas e devidas subordinações. Além disso, seu principal objetivo é permitir uma rápida e clara visualização da organização da empresa.