A implementação de um Learning Management System (LMS), ou Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem, tem se tornado uma estratégia essencial para empresas e instituições de ensino que desejam promover uma educação contínua e eficaz.
Afinal, em um mundo cada vez mais digitalizado, a capacidade de oferecer treinamentos e cursos online de maneira organizada, interativa e acessível é fundamental para manter equipes atualizadas e engajadas.
Para saber como ele funciona, seus recursos, vantagens e como implementá-lo, siga a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o sistema.
O que é LMS?
LMS é a sigla para Learning Management System. Em português ele também é chamado de Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou AVA.
Ele corresponde a um sistema de gerenciamento de aprendizagem. Seu objetivo é facilitar a administração, entrega, acompanhamento e avaliação de cursos e treinamentos online para os colaboradores de uma empresa, embora também seja utilizado por escolas e universidades.
Assim, ele atua como uma plataforma virtual onde é possível criar, organizar e disponibilizar materiais de ensino. Esses materiais incluem: vídeos, documentos, apresentações e atividades interativas.
Dentro do sistema LMS os alunos podem acessar esses materiais. Mas não só isso, pois também têm a chance de participar de atividades de aprendizagem, interagir com instrutores e colegas, e acompanhar seu progresso através da própria plataforma.
Quais são os recursos de um sistema LMS?
Os sistemas de aprendizagem à distância podem contar com diferentes recursos que lhe caracterizam. Eles são úteis tanto para administração do espaço quanto para seu uso para fins de ensino. São os principais:
- Gestão de conteúdo, que inclui a criação e a organização dos materiais de estudo disponível na plataforma etc;
- Gestão de usuários, que permite aos gestores adicionar, remover e gerenciar perfis de usuários;
- Ferramentas de comunicação que permitem aos alunos e instrutores trocar ideais. Elas podem incluir fóruns de discussão, mensagens instantâneas, salas de bate-papo, etc.;
- Avaliação e acompanhamento com o uso de questionários, testes e tarefas que permitam aos gestores medir o progresso e o desempenho dos colaboradores;
- Relatórios e análises sobre o desempenho dos alunos, incluindo taxas de conclusão, pontuações em avaliações e padrões de engajamento;
- Personalização, que permite a adaptação da experiência de aprendizagem de acordo com as necessidades individuais de cada colaborador e os objetivos educacionais dos gestores;
- Compatibilidade com dispositivos móveis, de modo que podem ser acessados pelo computador, celular ou tablet.
Quais são as vantagens de investir em um sistema LMS?
Possuir um ambiente de aprendizagem virtual tende a ser muito vantajoso para as empresas, pois ele oferece comodidade e uma série de benefícios. Por isso, conheça os principais deles.
Diferentes recursos à disposição
Um bom sistema LMS deve possuir diferentes recursos disponíveis para os seus colaboradores. Isso inclui vídeos, e-books, imagens, gráficos e conteúdos interativos como jogos educativos.
Ainda, o sistema oferece indicadores sobre o desenvolvimento dos colaboradores, assim como oferece testes ao final dos treinamentos que, por sua vez, podem gerar certificados para os participantes.
Capacitação
Por meio de um sistema LMS a sua empresa tem a oportunidade de promover a educação contínua dos seus colaboradores. Isso é fundamental para o desenvolvimento deles e para sua adequação às atividades.
O aprendizado contínuo é uma excelente maneira de evitar a defasagem dos conhecimentos de seus colaboradores. A partir dela eles estão sempre em contato com novidades do mercado e da área, sejam tendências comportamentais ou tecnológicas.
Produtividade
Trabalhadores capacitados também são mais produtivos. Isso é natural, pois a partir do conhecimento técnico e prático eles passam a realizar suas atividades com maior destreza.
Por exemplo, ao diminuir o tempo necessário para executar algo sem que isso impacte negativamente na qualidade da entrega.
Engajamento
O investimento em educação por empresas costuma ter como reflexo o aumento do engajamento de suas equipes. Isso ocorre por diferentes motivos, como o sentimento de valorização, o melhor entendimento das atividades e responsabilidades.
Redução de custos
As plataformas ATS, embora requeiram um investimento inicial, mostram-se menos custosas com o passar do tempo do que os gastos com treinamentos presenciais.
Por isso, são alternativas para a redução dos custos empresariais.
Como aplicar o sistema LMS na sua empresa?
A aplicação de um sistema de aprendizagem online e à distância oferece vantagens valiosas para as empresas. Todavia, para que elas se façam presentes é imprescindível seguir alguns cuidados no momento de implementá-lo.
Entenda as habilidades necessárias em cada cargo
Em primeiro lugar, o RH deve saber quais são as habilidades e conhecimentos importantes para cada cargo e para cada setor. Somente assim será possível garantir que os colaboradores tenham à disposição cursos e conteúdos que lhes sejam úteis.
Junto a isso, deve entender a cultura organizacional e suas eventuais mudanças e como fazer com que suas equipes se adaptem a ela.
Considere a experiência dos colaboradores
É muito importante que o sistema LMS ofereça uma boa experiência para os colaboradores. Isso, aliás, faz parte do seu poder de atração para que suas equipes realmente o utilizem para seu desenvolvimento profissional.
Isso inclui: o formato das apresentações, o design do sistema, as opções de cursos, vídeos e outros materiais de aprendizagem. Igualmente, a possibilidade de testar os conhecimentos, compartilhar ideias e outras questões.
Escolha o sistema LMS
Existem diferentes tipos de sistemas de aprendizagem digital no mercado. Desse modo, separe um tempo para analisar quais são eles e quais são os diferenciais de cada.
Leve em consideração as necessidades da sua empresa e as ferramentas imprescindíveis. Ainda, lembre-se de verificar se a plataforma abarca diferentes arquivos, como imagens, vídeos e jogos.
Divulgue para seus colaboradores
Após escolher o sistema LMS e implementá-lo, divulgue-o para suas equipes.
Aqui, oriente os colaboradores tanto sobre como usá-lo quanto o porquê de utilizá-lo. Desenvolva materiais para tirar dúvidas e que possam engajá-los para utilização do sistema.
Acompanhe as métricas
Por último, lembre-se que o sistema LMS gera relatórios e métricas a partir dos dados coletados ao longo do tempo. Use-as para entender se ele está alcançando o objetivo inicial do RH ao implementá-lo.
Alguns exemplos são:
- Taxas de conclusão de cursos;
- Resultados das avaliações;
- Feedback dos colaboradores;
- Avaliação do desempenho no trabalho;
- Impacto nos resultados de negócios;
- Taxa de adoção do LMS;
- Custo-benefício.
Como escolher o LMS certo para minha empresa?
Escolher o LMS certo para sua empresa envolve avaliar uma série de fatores para garantir que a plataforma atenda às suas necessidades de treinamento e desenvolvimento.
Assim, você pode seguir passos como:
- Defina suas necessidades de aprendizagem;
- Avalie a usabilidade;
- Verifique a compatibilidade técnica;
- Considere recursos e funcionalidades;
- Avalie o suporte e a capacitação oferecidos;
- Pense na experiência do usuário;
- Analise o custo-benefício;
- Leia avaliações e peça demonstrações;
- Segurança e conformidade.
Como posso aumentar o engajamento dos colaboradores com o LMS?
Para aumentar o engajamento dos colaboradores com o LMS, é importante adotar uma abordagem focada tanto no conteúdo quanto na experiência do usuário.
Assim, é preciso criar caminhos de aprendizagem que se alinhem com os objetivos de carreira e as necessidades de desenvolvimento dos colaboradores pode fazer uma grande diferença na forma como eles percebem o valor do treinamento.
Aqui, o conteúdo deve ser não apenas relevante, mas também atraente. E para isso, é preciso desenvolver materiais de aprendizado que incluam elementos interativos, como vídeos, simulações, jogos e quizzes, pode tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e envolvente.
Afinal, a interatividade ajuda a manter os colaboradores motivados e aumenta a retenção de informações.
Além disso, é possível investir em ações como:
- Implementar reconhecimento e recompensas, com estratégias de gamificação;
- Comunicar de forma clara e frequentemente quais os objetivos e recompensas;
- Garantir facilidade de acesso para todos os colaboradores de acordo com seus diferentes níveis e necessidades;
- Oferecer feedback e suporte contínuos.
Para saber mais sobre temas como este, acompanhe o nosso blog!