Com uma lista de Soft Skills importantes para a liderança você pode garantir que a sua empresa escolhe os melhores profissionais para ocuparem as funções de gestão. E é isso mesmo que você confere hoje.
As Soft Skills são habilidades que são importantes no dia a dia empresarial. Dessa forma, saber como identificá-las e quais são as mais cruciais para o trabalho dos líderes é uma maneira de melhorar seus processos seletivos e delegação de tarefas.
Portanto, conheça hoje como funcionam essas capacidades e quais delas se fazem mais relevantes no contexto corporativo e de liderança. Dessa maneira, veja como reconhecer os melhores profissionais de acordo com suas qualidades.
O que são Soft Skills?
Esse é um termo da língua inglesa que se refere às habilidades comportamentais. Seriam, em tradução literal, as “habilidades suaves”, isto é, que não ficam claras no currículo, por si só. Assim, elas vão além dos diplomas e certificados, bem como da experiência profissional em si.
Quando falamos em Soft Skills estamos nos referindo a habilidades e à capacidade de se comportar perante determinadas situações. Por exemplo, como um colaborador se porta perante pressão? Ainda, como é seu relacionamento e postura diante de pensamentos e culturas diferentes?
Note que tudo isso é muito importante para as empresas. Existem, então, habilidades comportamentais que são importantes no geral e outras que se mostram indispensáveis quando estamos falando de líderes.
Líderes de empresa devem saber como se portar uma vez que representam a corporação para os colaboradores e para as pessoas de fora da empresa. Igualmente, eles devem refletir os princípios e a ética empresarial, bem como saber como engajar suas equipes.
Qual a importância dos Soft Skills?
A lista de Soft Skills é importante pelo fato de que ela auxilia a orientar o departamento de RH no momento de selecionar seus colaboradores. Igualmente, na seleção interna ou externa feita com fins de indicar líderes para assumirem a função de gestores.
O trabalho do dia a dia de uma empresa, afinal, não depende apenas de conhecimentos técnicos, teóricos e da experiência profissional. Em verdade, depende de outros quesitos que permitam que os trabalhos realmente se desenvolvam.
Essas habilidades são importantes por influenciarem numa série de quesitos, tais como:
- Engajamento das equipes;
- No controle e diminuição da rotatividade;
- No desenvolvimento de projetos de qualidade;
- Na melhoria do clima organizacional;
- Na constituição da imagem interna e externa da empresa;
- Na atração dos melhores profissionais do mercado, etc.
Portanto, tudo isso faz da lista de Soft Skills algo muito importante para o trabalho do RH e para a empresa. Dessa maneira, confira abaixo quais são aquelas que se fazem cruciais quando estamos falando de líderes e gestores.
Conheça Soft Skills indispensáveis para bons líderes
Antes de tudo, é preciso esclarecer que a presença de habilidades comportamentais não é importante apenas para os líderes, mas para todos os colaboradores.
Contudo, existem algumas que são especiais para os gestores e que se ausentes podem prejudicar a corporação e o desenvolvimento dos trabalhos e engajamento das equipes. Portanto, não deixe de conferir quais são e de considerá-las no momento da escolha dos gestores.
Comunicação de qualidade
Um dos itens indispensáveis nas soft skills para bons líderes é a capacidade de se comunicar com qualidade. Isso é crucial pelo fato de que somente assim ele poderá repassar as atividades e ser claro com o que cada projeto demanda e as responsabilidades de cada um.
Outros pontos importantes que envolvem a comunicação é a capacidade de resolver conflitos e de realmente desenvolver uma relação com os colaboradores. Isso evita mal entendidos e permite que as atividades sejam prestadas com qualidade.
Empatia
Outro ponto muito importante quando concebemos uma lista de soft skills é a capacidade de exercer empatia. Ela nada mais é do que colocar-se no lugar de outras pessoas para entender seus pontos de vista, dores e preocupações.
Saber exercer a empatia é importante na medida em que ajuda a aproximar o líder dos colaboradores. Igualmente, também trabalha em favor da melhor comunicação possível entre as equipes.
Capacidade de trabalhar em equipe
A capacidade de trabalhar em equipe é outra das habilidades essenciais na lista de soft skills de líderes. Afinal, um profissional somente pode assumir a liderança de um grupo caso realmente saiba trabalhar com outras pessoas.
Nesse sentido, ele precisa ter capacidade de delegar atividades, de lidar com conflitos e de saber ouvir ideias de soluções e de novos projetos. Tudo isso é que permite que aos equipes realmente consigam trabalhar e ter o direcionamento correto.
Flexibilidade
Flexibilidade também entra na lista de soft skills para bons líderes. Ela se refere à capacidade de dar continuidade aos trabalhos mesmo em momentos mais delicados. Também, à possibilidade de apresentar soluções e de se reinventar mediante imprevistos.
Organização e planejamento
O líder, é claro, também precisa ter capacidade de se organizar e de planejar as ações da equipe de forma coordenada, lógica e que caminhe para um resultado final desejado. Isso garante a qualidade das atividades.
Pensamento criativo
Um bom líder deve conter em sua lista de soft skills a capacidade de criatividade. O pensamento criativo é muito importante para que a equipe garante a devida resposta às situações que fujam do padrão e que exijam rápida resposta.
Outro fator importante onde a criatividade se impõem como indispensável é para encontrar novas soluções e sair da caixinha. Isto é, apresentar novas possibilidades à empresa de forma a ajudar no crescimento desta.
Ética
A ética profissional também entra na lista de soft skills para líderes. Ele representa a empresa para seus colaboradores e externamente, para o público. Por isso, deve colocar em prática os conceitos éticos que a empresa valoriza.
Por exemplo, trabalhar contra a corrupção ativa e passiva. Igualmente, respeitar a todos, bem como resguardar as informações empresariais e de seus colaboradores. Outros preceitos éticos se referem à honestidade na atuação.
Bons relacionamentos interpessoais
Por fim, é claro, a lista de soft skills de líderes também deve contar com os bons relacionamentos. Eles se dão pela boa comunicação, aplicação da empatia e outros quesitos comportamentais.
Tudo isso permite que ele se aproxime dos colaboradores e atua em favor do clima organizacional.