A linguagem inclusiva pode ajudar a sua empresa a praticar a diversidade e a inclusão, que são dois conceitos que apesar de distintos devem andar lado a lado. Não basta apoiar a diversidade, é preciso promovê-la com a inclusão.
E a linguagem do tipo inclusiva pode se ruma maneira da sua empresa alcançar esse objetivo. Ela é um passo importante para que a sua empresa demonstre a importância da diversidade e valorize cada pessoa que está ou poderá estar ali.
O que é linguagem inclusiva?
Esse é o tipo de linguagem que deixa a entender que o interlocutor se volta a todas as pessoas que estão ali. É uma forma de inclusão. Veja o que diz a advogada e ativista Gabriela Augusto sobre o assunto:
Para entender porque esse tipo de exemplo que Gabriela usa:
A especialista consegue demonstrar bem o que é a linguagem inclusiva na medida em que demonstra como a linguagem tradicional pode excluir muitas pessoas. O uso do masculino no plural, na língua portuguesa, nada mais é do que marca do patriarcado.
Esse é um conceito que não cabe mais no nosso dia a dia, sendo que a diversidade deve guiar as transformações sociais. A linguagem do tipo inclusiva se apresenta como uma forma de transformar a comunicação e torná-la um ato de inclusão.
Veja que isso abarca inúmeros grupos, como:
- Pessoas não binárias, que não se enquadram no gênero masculino ou feminino;
- Gênero fluído, que flui entre mais de um gênero;
- Mulheres, excluídas pela linguagem que sempre dá preferência aos homens, mesmo quando elas estão em maioria;
- Travestis e transgêneros
Essa é uma mudança que veio para ficar. E o público já percebeu isso. É comum encontrar o uso dessa linguagem em fóruns, na internet e mesmo em publicidade. Pessoas que se importam para a diversidade buscam empresas que a promovam.
E a linguagem do tipo inclusiva vai muito além dela. É uma forma de a empresa cumprir o seu papel social e incluir pessoas. Não só incluir, demonstrar que elas encontram local ali e apoio. Não desconsiderar existências é crucial.
Linguagem inclusiva x Linguagem neutra
É importante ressaltar que a linguagem neutra e a inclusiva andam lado a lado, mas não são a mesma coisa. Ambas trabalham em prol da inclusão e da diversidade nos mais diversos espaços. O que ocorre é que cada uma trabalha de modo diferente.
Veja a diferença entre a linguagem neutra e a inclusiva:
- Inclusiva: essa é a linguagem que usa elementos da língua portuguesa e de acordo com a gramática de forma a se tornar inclusiva. Ela abandona os maneirismos de se referir a “todos”, ou “eles”. É como se ela driblasse o tradicional sem ir contra a gramática. Um bom exemplo corresponde ao uso de você e vocês. Ou de “todas as pessoas’ ao invés de “a todos” ou “a todos e a todas”.
- Neutra: a linguagem neutra, diferentemente da inclusiva, aposta em algumas pequenas modificações da língua portuguesa. Esse é o caso do uso do “e” no lugar do pronome “a” ou “o” ao final das palavras. Veja exemplos: todes, amigues, psicólogues, trabalhadores;
Isso não quer dizer que a linguagem neutra não seja inclusiva ou seja incorreta, essa é somente uma questão de definição nominal.
Ambas trabalham com o mesmo objetivo e cada empresa e indivíduo pode adotar a que achar mais adequada para si.
Qual é a importância da linguagem inclusiva na empresa?
Segundo a professora Heloisa Buarque de Almeida, do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e pesquisadora do Numas, essa linguagem é uma evolução da língua.
E isso faz com que as empresas tenham que se atentar à importância do uso dessa forma de comunicação. Isso é uma forma de implementar a diversidade dentro das equipes e de trazer os colaboradores para mais perto.
Sem o sentimento de pertencimento e de visibilidade dentro da empresa os colaboradores tendem a se afastar da empresa e passam a vê-la como um local em que não há inclusão e muito menos diversidade, efetivamente.
Veja o que diz sobre isso Heloísa Buarque:
Não nos esqueçamos desses outros pontos que são importantes não apenas no uso de uma linguagem que promova a inclusão, e sim toda uma estratégia que se volte à diversidade:
- Melhoria da imagem da empresa;
- Atuação empresarial em prol da sociedade;
- Colocar em atividade a diversidade e atuar para um mundo inclusivo;
- Destaque-se com o público;
- Seja um local de referência onde os melhores profissionais do mercado querem estar.
Como colocar em prática a linguagem inclusiva na empresa?
A sua empresa pode tomar diversos caminhos para começar a colocar a linguagem do tipo inclusiva em prática. Não só ela, e sim a diversidade, em si, e a possibilidade e inclusão das mais diferentes pessoas.
E por onde começar? Veja o que diz Gabriela Augusto, que usa sua experiência enquanto mulher trans para atuar em prol da inclusão nas empresas:
Com isso, considere as seguintes medidas na empresa:
- Divulgue canais e conteúdos que ampliem o conhecimento sobre diversidade e que exaltem autores e criadores LGBTQIA+;
- Invista em uma nova cultura organizacional, com palestras e eventos internos que sejam sobre diversidade e que a apliquem nos seus quadros e apresentações;
- Dê espaço para a diversidade na sua empresa e nos seus cargos;
- Promova líderes diversos;
- Treine seus colaboradores e principalmente os gestores;
- Comece por cima: todos os e-mails, palestras e abordagens dos superiores devem se dar de modo a substituir o típico “todos” por “vocês”, “todas as pessoas”, e outros.
Conclusão
É muito importante que a empresa tenha consciência que é necessária uma mudança na forma de comunicação, para que seja possível considerar todas as formas de comunicação, e principalmente praticar comunicação não violenta, que ainda é praticada em ambientes não adaptados.