A estratégia é uma palavra que permeia diversas áreas em nossa sociedade, seja nas estratégias militares, naquelas que assumimos para organizar nossas vidas ou dentro do ambiente empresarial, onde a gestão estratégica é aplicada.
Permitindo que a empresa se veja em um ambiente de otimização de processos e maior alcance de seus resultados, essa maneira de gestão prioriza o movimento cíclico de planejar, executar e controlar as tarefas internas.
Sabendo disso, elaboramos esse conteúdo, para que você entenda o que é a gestão estratégica, quais são as suas etapas para que ela possa ser colocada em prática e os seus principais tipos. Boa leitura!
O que é gestão estratégica?
No dicionário, a estratégia é conceituada como o ato de formular planos e métodos para alcançar um objetivo ou resultado específico, logo a gestão estratégica busca:
- Fazer o planejamento relacionado às metas;
- Preparar e colocar em prática os métodos que dão vida a esses planos;
- Controlar os resultados obtidos e repetir o processo a cada ciclo.
Mais à frente você verá como a gestão estratégica pode ser implementada em diferentes áreas da empresa, mas antes é necessário que você saiba a diferenciar de um conceito similar, o planejamento estratégico.
Relação entre planejamento e gestão estratégica
Você pode até pensar que planejamento e gestão estratégica são a mesma coisa, mas na verdade, eles são conceitos distintos que se unem quando o assunto é definição das estratégias.
Como você viu, na gestão estratégica temos as etapas do planejamento, da execução e do controle, que juntas formam uma administração voltada ao alcance dos resultados e a otimização dos processos.
O planejamento estratégico está englobado nesta fórmula, sendo um de seus componentes, nele são definidos de maneira geral as metas que a empresa possui para alcançar o seu objetivo maior, sem considerar a parte da execução e monitoração.
Como implementar a gestão estratégica
Agora que você já sabe o que é a gestão estratégica e qual a sua diferença para o planejamento, saiba como implementar esse formato de administração na sua empresa a partir de 5 passos.
Realizando a análise
A gestão estratégica começa com uma análise da empresa, de seus processos e de sua concorrência.
Nesse momento o foco é em reconhecer as fraquezas e as forças do negócio, encontrando o seu diferencial competitivo.
Essa etapa pode ser feita a partir do uso de ferramentas como a análise SWOT e 5W2H – você verá mais sobre elas um pouco à frente no texto.
O principal objetivo aqui é encontrar os pontos de maior necessidade do negócio, que devem culminar em uma grande meta que guiará a empresa em seu próximo período, que pode ser de um ou mais anos.
Definindo os objetivos
Com a análise feita é a principal direção que a empresa deve seguir determinada, é hora de definir os objetivos.
Essa etapa é considerada o planejamento estratégico em si, onde os líderes e acionistas da empresa definirão quais vão ser as metas repassadas aos setores para que o negócio alcance o resultado esperado.
Elaboração de planos de ação
Após a elaboração dos objetivos, que devem ser feitos com base em dados, é hora de pensar nos planos de ação.
Esses planos podem se dividir por setor, estando sempre subordinados às metas estratégicas definidas pela gestão.
Lembre-se que eles devem sem realistas, planos de ação difíceis de serem executados, por conta da falta de recursos, por exemplo, dificultam a gestão estratégica e irão na contramão de seus objetivos.
Simplificando os processos
Essa etapa engloba parte do que deve ser feito após a elaboração dos planos de ação. Na prática, a gestão estratégica deve priorizar a simplificação dos processos.
Todos os processos considerados obsoletos devem ser eliminados, aqueles que atrasam a produção devem ser fragmentados e os processos que não fazem parte daqueles que garantem a entrega do produto ou serviço fim da empresa podem ser terceirizados.
Avaliando
Com a gestão estratégica implementada, chegamos ao último tópico, sua avaliação.
Cada plano de ação específico de cada setor deve incluir as suas métricas de avaliação, através delas será possível saber se a área está caminhando na direção correta e os seus processos estão otimizados.
Tipos de gestão estratégica
A gestão estratégica pode se dividir em diferentes tipos dentro da empresa ou negócio, confira alguns deles:
Gestão estratégica de custos
Voltada para o setor financeiro, a gestão estratégica de custo tem como finalidade melhorar e aperfeiçoar os processos de criação de valor, visando formular planos estratégicos para diminuir os custos de operações e aumentar a lucratividade.
Para otimizar os custos, a gestão da empresa deve tomar conhecimento de todos os processos do negócio e entender como cada um deles funciona, para que então possam ser tomadas medidas que levem à economia aliada à produtividade.
Gestão estratégica de Recursos Humanos
Já a gestão estratégica de Recursos Humanos visa otimizar os processos do setor utilizando principalmente a tecnologia e metodologias bem consolidadas.
Etapas como por exemplo o recrutamento e a solução são elaboradas a partir de estratégias que visam contratações com maior eficiência enquanto facilitam o trabalho do RH.
Nesse caso, podem ser utilizados sites que filtram os candidatos com maior contabilidade e posteriormente as entrevistas bem ordenadas são realizadas.
Outro exemplo da gestão estratégica de pessoas é o uso do controle de ponto eletrônico, que otimiza o trabalho dos profissionais do setor e entrega melhores resultados, facilitando a estratégia.
Gestão estratégica da informação
A gestão estratégica da informação envolve a aquisição, o processamento, o armazenamento, a identificação e a publicação de dados internos e externos da empresa.
Gerir de maneira estratégica os dados da empresa também a envolve a maneira que eles são armazenados ou eliminados.
A ideia aqui é possuir um plano de ação voltado à facilidade da leitura e do encontro das informações da empresa por todos os envolvidos com elas, tanto o seu público interno, os gestores, os investidores e os consumidores do produto ou serviço da marca.
Ferramentas que podem auxiliar a gestão estratégica
Como você viu, a gestão estratégica de empresas pode ser realizada em diferentes setores, para isso, diversas ferramentas também podem ser utilizadas, como as já citadas análise SWOT e a 5W2H.
Confira mais sobre elas e outras ferramentas que auxiliam a gestão estratégica de negócios.
Análise SWOT
Chamada também de análise FOFA, a análise SWOT é uma ferramenta facilitadora para a definição dos objetivos dentro da gestão estratégica.
A sigla SWOT representa as iniciais de 4 palavras:
- Strenghts (forças);
- Weaknesses (fraquezas);
- Opportunities (oportunidades);
- Threats (Ameaças).
Para colocar a análise em prática basta dividir uma folha ou um documento em 4 partes, cada um representado por uma das palavras.
A partir da análise da empresa e de seus concorrentes, esse quadrante é preenchido, trazendo maior clareza sobre quais são os objetivos que a empresa deve ter para manter as suas forças, abraçar as oportunidades, se afastar das ameaças e se fortalecer perante as fraquezas.
5W2H
Utilizado em diferente áreas e etapas da gestão ou do trabalho comum da empresa, a ferramenta 5W2H também pode fazer parte da gestão estratégica de empresas, ela organiza os passos a serem dados pelo negócio a partir das respostas de 6 questionamentos:
5W:
- What (o que será feito?)
- Why (por que será feito?)
- Where (onde será feito?)
- When (quando será feito?)
- Who (por quem será feito?)
2H:
- How (como será feito?)
- How much (quanto vai custar?)
Ciclo PDCA
O ciclo PDCA é uma metodologia que se aplica perfeitamente a gestão estratégica de negócios, uma vez que as suas siglas representam de certa maneira as etapas desse formato de gestão:
- Plan (planejar);
- Do (executar);
- Check (verificar);
- Act (agir).
A última etapa do ciclo PDCA também pode ser definida como “adjust” (ajustar), já que ele é a responsável por corrigir os erros que podem ter sido cometidos nas etapas anteriores.
Matriz BCG
A matriz BCG é uma ferramenta que o tem o seu uso voltado a gestão estratégica de custos, a sigla BCG, ao contrário das ferramentas anteriores, não representa aquilo que faz parte da matriz em si, sendo as iniciais do nome do grupo que criou a ferramenta: Boston Consulting Group.
Dentro da matriz são definidos e comparados diferentes produtos e unidades de negócio da empresa, eles são analisados a partir de seu volume, participação de mercado e crescimento de mercado.
Business Model Canvas
Como última ferramenta para gestão estratégica de empresas temos o Business Model Canvas, uma ferramenta visual que permite a criação de um modelo de negócio ou a planificação daqueles já existente.
Essa visualização acontece quando os nove blocos da ferramenta são preenchidos, sendo eles:
- Propostas de valor;
- Segmento de clientes;
- Canais;
- Relacionamento;
- Receitas;
- Recursos;
- Atividades;
- Parcerias;
- Estrutura de custos.
Continue evoluindo a sua gestão empresarial
Entender o que é e colocar a gestão estratégica em prática é uma excelente maneira de manter a sua empresa organizada, com os processos otimizados, bem definidos e cada colaborador conhecendo o seu papel dentro do negócio.
Se você gostou desse conteúdo e deseja continuar aprimorando os seus processos de gestão empresarial, confira outros artigos no blog da Oitchau.