A gestão de tempo no JIRA pode tornar o uso desse programa ainda mais interessante.
E isso se deve a vários motivos que, ao final, revelam-se em produtividade e organização.
Afinal, não adianta apenas ter à disposição um aplicativo que ajude no controle e na distribuição de tarefas.
Existem várias maneiras de tornar esse monitoramento ainda mais eficaz.
Para saber mais sobre o assunto e entender porque fazer a gestão de tempo de tarefas é importante, continue a sua leitura.
Abaixo você encontra respostas para as principais dúvidas sobre o tema e dicas especiais!
O que é JIRA?
JIRA é o nome de um software de origem australiana e que se volta à gestão de projetos.
Com ele, é possível acompanhar o desenvolvimento das tarefas que compõem o projeto.
Ou seja, ele serve para fazer a gestão dos projetos e gerenciar o desenvolvimento dele de perto.
Por isso, reúne uma série de informações que ficam disponíveis aos diferentes colaboradores que fazem parte das equipes que desenvolvem o projeto.
Por que gerir o tempo no JIRA?
A gestão de tempo dentro de uma empresa não se limita ao controle da jornada de trabalho.
Embora este também seja importante, serve apenas para delimitar o número de horas diárias, semanais e mensais prestadas pelos colaboradores.
Contudo, também é interessante analisar como as horas que compõem a jornada são utilizadas pelos colaboradores.
Isto é, como eles utilizam o tempo do trabalho para executar as tarefas.
A partir disso, a empresa pode reunir uma série de informações importantes que se convertem em benefícios para a sua gestão e para a gestão dos projetos.
Conheça os principais deles!
Precificação de serviços
Em primeiro lugar, quando a empresa aposta na gestão de tempo no JIRA, ou em outros tipos de softwares de gerenciamento de projetos, ela garante uma precificação mais justa de seus serviços.
Neste sentido, é importante ter em mente que quando a empresa vende um serviço ou um produto, várias coisas compõem o preço deles.
Dentre elas estão o tempo que os colaboradores necessitam para executar as tarefas que resultam neste produto ou serviço.
Por isso, fazer a gestão de tempo das atividades permite à empresa saber qual foi o tempo despendido para que um projeto pudesse ser concluído.
Dessa maneira, a corporação passa a precificar de melhor forma o que oferece ao seu público.
Neste sentido, considere que um projeto que requer mais tempo para ser desenvolvido e concluído deve ser mais caro do que aqueles cuja execução é rápida.
Melhore a distribuição de tarefas
A partir dos dados que você obtém pela promoção da gestão de tempo no JIRA, torna-se possível fazer a melhor distribuição de tarefas.
Dessa forma, pode direcioná-la para os colaboradores que tenham maior destreza em cada tipo de atividade.
Isso se torna possível na medida em que o aplicativo indicará o tempo que cada colaborador leva para fazer uma certa atividade.
E, como é natural dentro de uma empresa, alguns serão mais ágeis em tarefas X, enquanto outros possuem mais destreza nas Y.
Portanto, a partir da gestão do tempo de tarefas seria possível garantir que os colaboradores fiquem responsáveis pelas tarefas em que realmente possuem mais facilidade e conhecimento.
Do mesmo modo, as informações podem ser utilizadas para o direcionamento de treinamentos e capacitação.
Isto é, para que colaboradores mais habilidosos com a atividade X também possam se desenvolver em relação à Y, e vice-versa.
Gestão de tempo e produtividade no JIRA
Outro fator que faz a gestão de tempo no JIRA ser tão importante é o fato de que ela traz informações sobre produtividade.
Não apenas em relação a qual colaborador é mais hábil com qual atividade, mas também em relação às mudanças na produtividade.
Considere um trabalhador que desenvolvia uma atividade em X tempo e, agora, apresenta uma necessidade de 2X tempo para fazê-la.
Neste caso, cabe ao gestor identificar o que levou ao acréscimo de tempo: falta de estrutura? problemas pessoais? Isso, por sua vez, auxilia no desenvolvimento de estratégias que ajudem a superar esses desafios.
A mesma coisa acontece em relação a um profissional que levava 2X tempo para realizar algo e, de repente, conclui a tarefa em X tempo.
Neste caso, é possível entender quais foram as suas estratégias para diminuir o tempo de execução sem comprometer a qualidade, gerando um aumento na produtividade.
Ou seja, além de colher informações importantes, a gestão de tempo no JIRA também permite que a empresa encontre soluções.
Por exemplo, estratégias que agilizem o trabalho de todos; igualmente, cuidados que podem evitar problemas na execução dos projetos.
Qual a melhor extensão para fazer a gestão de tempo no JIRA?
Para isso, conte com a Oitchau! Ela é especializada na gestão de tempo tanto em relação à jornada de trabalho quanto para a gestão de tempo de atividades em softwares diversos, inclusive do JIRA.
Para este segundo caso, a Oitchau traz um timesheet que funciona como um plugin de compatibilidade diversa, que corresponde a melhor dentre as ferramentas de gestão de tempo no JIRA.
Como gerir o tempo no JIRA?
Medir o tempo no JIRA é bastante simples. Afinal, ao utilizar o timesheet Oitchau vários colaboradores podem, simultaneamente, desenvolver atividades e gerir o tempo de cada uma delas.
Para isso, ao começar a atividade o colaborador indicará isso no sistema, por meio do plugin Oitchau próprio para uso no JIRA. Então, o timesheet passará a fazer a contagem do tempo.
Ao fazê-lo, considera a variação de horas, minutos e segundos.
Aliás, caso o trabalhador precise interromper uma atividade para passar à outra, isso não prejudica a contagem de tempo. Basta indicar no timesheet.
Com isso, o plugin de timesheet da Oitchau interrompe a contagem de uma atividade sem perder o tempo contabilizado até ali. Da mesma forma, passa a contar o tempo de outra tarefa.
Isso também é possível caso o trabalhador encerre o expediente sem que tenha concluído uma tarefa.
Neste caso, ao retomá-la na próxima jornada, a contagem de tempo não inicia do zero, mas de onde estava quando o trabalhador a interrompeu anteriormente.