gestão de mudanças

Gestão de mudanças: o que é? Quais são seus objetivos?

A gestão de mudanças pode ser uma ótima estratégia para garantir que essas novidades sejam colocadas em prática de maneira completa e de modo a atingir melhores resultados.

Já que o mundo corporativo e os processos estão em constante alteração. Neste artigo você encontra tudo sobre essa gestão.

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Continue lendo para entender o que ela é, seus objetivos e como ela acontece. Abaixo, veja os princípios e os passos essenciais dela.

O que é gestão de mudanças?

É natural que alterações sejam necessárias, de tempos em tempos, em uma organização.

Por exemplo, novos projetos de gestão de pessoas aparecem a fim de engajar mais os colaboradores.

Do mesmo modo, novas tecnologias e estratégias são desenvolvidas para que os resultados até então atingidos pelos seus projetos possam melhorar.

Contudo, a adoção de mudanças somente tem bons reflexos quando elas são colocadas em prática por todo o grupo.

Isto é, por todos os colaboradores e gestores que prestam serviços na empresa e que estejam envolvidos onde as alterações se impõem.

Em caso contrário, as mudanças serão incompletas e ineficazes para alcançar os resultados almejados.

Sejam eles de atividades diárias ou de um projeto onde se identificou uma maneira melhor de executar algo.

Qual é o objetivo da gestão de mudança?

O objetivo dessa gestão é garantir que toda a equipe internalize as alterações nos procedimentos. Igualmente, que trabalhe em favor delas e do sucesso que elas prometem.

Desse modo, é uma maneira de identificar a necessidade de mudanças e de internalizá-las na cultura empresarial.

Por isso, ela é tão importante, uma vez que atua diretamente sobre a eficácia de projetos e processos desenvolvidos pela corporação.

Abaixo, então, confira quais são as bases essenciais dessa gestão e quais são os seus princípios.

Quais são os benefícios de promover a gestão de mudanças na sua empresa?

Promover a gestão de mudanças na empresa é um esforço que oferece uma série de vantagens importantes. Com elas não apenas se garante a compreensão das alterações pelos colaboradores, mas também é possível tornar a corporação mais competitiva.

Confira, abaixo, os principais benefícios de colocar em prática este tipo de gestão.

Adaptação às novas realidades do mercado

Uma das principais vantagens em promover a gestão de mudanças na sua empresa é que ela promove a capacidade de adaptação da organização às novas realidades do mercado.

Com ela é possível reconhecer novas tendências em relação às políticas de gestão de pessoas, tecnologias para diferentes setores e até mesmo as mudanças no perfil dos profissionais. Isso, então, permite a correspondente adaptação organizacional.

Antecipação de tendências e oportunidades

Gerir mudanças não apenas permite o reconhecimento de oportunidades e a adaptação a elas. A gestão também é importante porque dá às empresas o poder de reconhecer tendências antes mesmo que elas ocorram.

Dessa maneira, é possível que a organização saia à frente da concorrência ao se antecipar na sua adaptação.

Resiliência empresarial

Ao criar uma cultura que valoriza a adaptação e a inovação, as empresas e seus respectivos setores se tornam capazes de enfrentar e superar desafios e adversidades.

Por exemplo, ao saber lidar com interrupções inesperadas, crises econômicas, pandemias ou mudanças regulatórias de forma eficaz e eficiente.

Melhoria na eficiência operacional

Apostar na gestão de mudanças também é uma forma de promover uma melhoria significativa na eficiência operacional.

A implementação de novidades como novos processos ou tecnologias permite às empresas eliminar processos obsoletos e/ou ineficientes. Com isso, também pode simplificar fluxos de trabalho e aumentar a produtividade.

Tudo isso, aliás, resulta em cortes de custos significativos e na melhoria geral do desempenho das atividades.

Engajamento de colaboradores

Quando os colaboradores são envolvidos nos processos de mudanças desde o início deles e contam com a oportunidade de contribuir neles, tendem a se sentir parte do sucesso da organização.

A mesma coisa acontece em razão da visualização dos investimentos em novidades, como tecnologias que tornam o trabalho mais eficaz e menos burocrático.

A soma desses fatores impacta nos níveis de satisfação no trabalho. Consequentemente, na retenção de talentos e na produtividade.

Estímulo à inovação e criatividade

A gestão de mudanças é uma maneira de estimular a inovação e a criatividade dentro da empresa. E isso é natural, na medida em que ela reconhece oportunidades e também promove novidades de maneira cuidadosa.

Essa gestão demonstra aos colaboradores, ainda, que a empresa valoriza a mudança e que não se apega às tradições na execução de atividades, mas sim na eficácia dela e nos resultados.

Isso faz com que colaboradores se sintam mais à vontade para fazer sugestões, compartilhar ideias, soluções e reflexões.

Fortalecimento da cultura organizacional

Uma abordagem aberta e transparente sobre as mudanças, a importância delas e como se adaptar a elas auxilia no fortalecimento da cultura organizacional.

Isso permite aos colaboradores entender a fundo o funcionamento da empresa e os valores dela em relação à inovação e à superação de marcos.

Quais são os 7 Rs da gestão de mudança?

A gestão de mudanças é composta por 7 Rs, de forma que elas direcionem os objetivos do conceito.

Cada um deles representa um termo indispensável para que as alterações propostas possam ser colocadas em prática de maneira segura.

Ainda, para se estabelecer se tais mudanças realmente são necessárias.

Conheça, nos itens que seguem, quais são esses elementos!

Requisito de mudança

O primeiro R da gestão de mudanças se refere ao “requisito”, que nada mais é do que saber quem requisitou ou registrou a necessidade de alteração de um processo.

Esse é um elemento que é importante em razão da segurança.

Afinal, é crucial saber quem requisitou uma mudança para poder rastreá-la, saber seus motivos e concluir se ela realmente é necessária e se a pessoa tinha poder para tanto.

Razão da mudança

Outro R dessa gestão corresponde à “razão”. Isto é, qual foi o motivo da mudança.

Note que isso é imprescindível. Para determinar uma alteração é necessário saber o porquê ela é necessária e o que faz do formato ou procedimento anterior inadequado.

Com isso, é possível determinar, por exemplo, se a mudança se dá por uma necessidade específica do processo ou, então, porque a forma como se dava até então era ultrapassada.

Retorno da mudança

A mudança também deve dar algum retorno, de modo que esse corresponde ao terceiro R de sua gestão.

Afinal, se é para ficar tudo como está, não há necessidade de alterações, certo?! Por isso, saber o que se ganha ao investir numa novidade também é crucial.

Riscos da mudança

O mundo dos negócios lida diariamente com riscos. E uma mudança também os envolve.

Desse modo, são eles que ilustram o quarto “R” da gestão de mudanças.

O que a empresa pode perder caso aposte nesse novo formato? Isso não apenas alerta a empresa e os envolvidos nas alterações, como também permite que se desenvolvam estratégias para mitigas esses riscos.

Recursos necessários para que a mudança seja possível

O quinto R da gestão de mudanças corresponde aos recursos que elas exigem para a implementação.

Por exemplo, caso a mudança requeira uma nova ferramenta, qual é o investimento necessário nela?

Ou, então, quais são os cursos nos quais a empresa deverá investir para que os colaboradores estejam aptos às mudanças? Tudo isso é indispensável!

Responsável pela implementação da mudança

Para que seja segura e realmente tenha uma boa gestão, a mudança também exige a determinação de um responsável por ela.

Isto é, um gestor que a acompanhe e garanta que sua implementação está se dando da maneira correta.

Aliás, aqui cabe uma importante ressalva: nem sempre falamos de um único responsável.

Apesar de existir um gestor, também existem pessoas que estão envolvidas no projeto das alterações, que é composto por etapas. Por isso, é importante identificá-las.

Relacionamento

Por fim, o último R da gestão de mudanças representa o “relacionamento”.

Este diz respeito a como as alterações poderão influenciar em outras áreas. Isto é, os reflexos que traz para todo o desenvolvimento das atividades da empresa.

Quais são os 5 fatores para o sucesso na gestão de mudança?

Por fim, conheça quais são os 5 princípios da gestão de mudanças!

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Com isso, aproveite-a da melhor forma e a aplique de maneira correta a fim de garantir melhorias dentro da sua empresa e dos resultados que ela apresenta:

  • Compreender o impacto das mudanças, de forma que todos os colaboradores que fazem parte das equipes entendam porque elas são necessárias;
  • Construção de um processo emocional para a mudança, buscando mitigar a resistência natural que apresentamos para o novo;
  • Os gestores devem ser exemplo na mudança, abraçando-a e colocando-a em prática diariamente. Com isso, devem inspirar os demais colaboradores que percebem que todos estão envolvidos no processo de alterações;
  • Motivação de pessoas para que coloquem a mudança em prática, de maneira que as alterações devem refletir em todo o trabalho;
  • Incorporação das mudanças na estrutura da empresa, de modo que a partir da sua prática ela seja vista como o procedimento natural e correto, abandonando-se os antigos costumes e formas de execução.

Com esses pontos em mente é possível realizar a melhor gestão de mudanças e garantir que a sua empresa abrace o novo de forma e usá-lo em favor do seu desenvolvimento.

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