Já pensou em como o uso de ferramentas de gestão de tempo podem alavancar o trabalho da sua agência de marketing?
Com elas, torna-se possível conquistar mais organização. Igualmente, cumprir prazos com qualidade e melhorar a imagem da sua empresa perante o mercado.
É por isso que cada vez mais empresas optam por fazer a gestão do tempo. Para saber como fazer e porque fazê-lo, continue lendo e veja dicas importantes!
O que é gestão do tempo?
Essa gestão corresponde ao controle do tempo que é gasto para o desenvolvimento de atividades.
Portanto, ela determina qual foi a quantidade de horas, minutos e segundos que um colaborador levou entre o início e a entrega das atividades.
Essa gestão, então, traz informações sobre o uso do tempo de trabalho. Como as atividades se distribuem dentro de uma jornada.
Aliás, cabe ressaltar que quando falamos em ferramentas de gestão de tempo não estamos nos referindo ao controle de jornada.
O controle é obrigatório, conforme lei, para empresas com 20 ou mais colaboradores. Ainda, pode ser feito por corporações com menor número de empregados.
O controle de jornada serve para fins de pagamentos de horas extras, bancos de horas e para fiscalização de órgãos do trabalho.
Ele se diferencia da gestão do tempo, portanto.
Esta se refere apenas a como o tempo disponível dentro da jornada é utilizado para a execução das tarefas pelos colaboradores.
O que são ferramentas de gestão do tempo?
Elas são ferramentas que permitem que haja a contabilização do tempo gasto em cada uma das atividades, de cada um dos colaboradores.
Em geral, correspondem a softwares, que também podem se apresentar no formato de aplicativos e SaaS (softwares as a service).
Com elas, a empresa passa a ter acesso a relatórios detalhados. Eles indicam o tempo exato que foi utilizado em cada uma das ações.
Como as ferramentas de gestão do tempo podem ajudar a sua agência de marketing?
Todas as empresas podem se beneficiar ao promoverem a gestão de tempo das atividades dos seus colaboradores.
Mas hoje, em específico, mostraremos para você como as ferramentas que permitem essa gestão são cruciais para o bom funcionamento de uma agência de marketing. Confira!
Saiba quanto vale o seu tempo
As agências de marketing geralmente prestam serviços para terceiros. Assim, possuem encomendas de campanhas.
Saber o tempo que foi gasto no desenvolvimento de projetos e atividades para campanhas, então, é crucial para que a agência possa fazer a cobrança correta do serviço prestado.
Aqui vale a máxima “tempo é dinheiro”. Afinal, enquanto seus colaboradores dedicam o tempo deles a uma atividade para um cliente, deixam de fazê-lo para outros.
Desse modo, atividades e campanhas que são mais exigentes em relação ao gasto de tempo devem, também, cobrar um preço maior, certo?!
Portanto, usar um aplicativo de gestão de tempo pode ajudar você a fazer cobranças mais justas. Igualmente, pode apresentar os valores justificados de acordo com o tempo empenhado neles.
Garanta o cumprimento de prazos com os clientes
Outro ponto muito importante que faz do uso de ferramentas para gestão do tempo tão importante é a possibilidade de melhorar seu cumprimento de prazos.
É claro que imprevistos acontecem. Muitas vezes o atraso em entregas não decorre da ação (ou omissão) humana, mas de questões tecnológicas e energéticas.
Porém, a má distribuição de tarefas ou estipulação de prazos também levam a esses atrasos. Eles podem ser evitados com uma ferramenta que gerencie o tempo.
A gestão de tempo e a organização no trabalho estão intrinsecamente unidos. Com ela, você sabe quanto uma atividade demanda, em média, e não estipula prazos menores.
Igualmente, pode saber quais são os colaboradores que já estão com a responsabilidade sobre outras tarefas demoradas.
Relatórios completos
O uso de aplicativos para gestão de tempo ajuda você a colher mais informações sobre a sua empresa. Especialmente sobre a organização dela e o uso do tempo.
Essas informações são obtidas por meio de relatórios das ferramentas de gestão de tempo. Elas permitem que você obtenha o número exato de horas, minutos e segundos de uma atividade.
Note que esses dados podem ser utilizados para análise de produtividade. Igualmente, para saber quais são os colaboradores mais aptos em cada tipo de atividade.
Ainda, como dito anteriormente, os relatórios também são úteis na estipulação do preço dos seus serviços.
Melhor distribuição de tarefas
Outro ponto pelo qual o uso de ferramentas de gestão de tempo em uma agência de marketing é importante é pela distribuição de tarefas.
Como brevemente dito antes, esse tipo de aplicativo indica qual é o tempo médio necessário para cada atividade. Igualmente, quem é mais ágil ou mais lento com cada ação.
Desse modo, o gestor tem a chance de direcionar da melhor forma a responsabilidade de cada tarefa, em cada projeto ou campanha.
Isso evita colaboradores atribulados com muitas tarefas demoradas. Igualmente, permite que quem tem maior afinidade com um tipo de tarefa a assuma.
Como escolher uma ferramenta para fazer a gestão do tempo na agência de marketing?
Existem diversas ferramentas que se voltam à gestão do tempo. Por isso, saber como escolher a melhor é essencial.
Ao escolher, dê preferência para aquelas que permitem a gestão do tempo de vários colaboradores ao mesmo tempo.
Outro ponto interessante é apostar nas ferramentas que permitem que o trabalhador inicie uma atividade e a pare, mesmo que ela esteja incompleta, para passar a outra.
Tudo isso, é claro, sem que perca a oportunidade de contar tanto o tempo da atividade interrompida (interrompendo também a contagem de tempo) e da iniciada em meio a outra.
Uma outra dica importante é dar preferência às ferramentas de gestão de tempo e organização no trabalho que sejam compatíveis com outros aplicativos.
Por exemplo, com o Trello, o Asana e o Todoist, ferramentas amplamente utilizadas para a distribuição de tarefas, mas que não têm suporte próprio para contar o tempo delas.
Saiba que o timesheet do Oitchau preenche todos estes requisitos. Fácil de usar, controla mais de uma atividade simultaneamente e permite ao colaborador parar uma para passar à outra, mesmo que antes do término da primeira.
Além disso, a ferramenta é compatível com uma série de aplicativos de distribuição de tarefas. Por isso, pode trazer muitos benefícios à sua empresa.