Em processos de seleção para vagas de emprego, o RH inicia o processo de anúncio da oportunidade com os pré-requisitos e descritivo do que será feito na empresa, mas nem sempre enviam feedback para candidatos finalistas.
É comum enviarem a famosa mensagem automática “ agradecemos o seu interesse em fazer parte do nosso time, mas infelizmente não poderá seguir para as próximas etapas, manteremos o seu currículo na nossa base”.
Porém isso não é bem visto pelos candidatos, porque não conseguem compreender o que levou o RH a tomar essa decisão e não consegue identificar quais pontos podem melhorar para uma nova seletiva.
Deve-se levar em consideração que é preciso manter uma lista de prioridade para a contratação, e caso o escolhido não se adapte já ter outro candidato em mente, por isso é importante gerar um retorno mais humanizado.
Por isso, separamos algumas dicas, para definir feedback para candidatos finalistas, confira!
O que é feedback?
É um retorno de resposta, que causa um efeito reativo a quem recebe a mensagem, na maioria dos casos a informação deve apenas ser recebida e não pode retrucar, pois é um momento de escuta ativa e melhorias e não necessariamente de fala.
Indicará ao candidato o motivo de ele não ter sido selecionado, que por acarretar a uma série de características que simplesmente indiquem que outro candidato está mais apto e possui um perfil profissional com maior semelhança ao descritivo da vaga e processos de avaliação.
Também pode ser vista como uma fórmula de estímulo e devolutiva, para dar ênfase nos pontos classificatórios e melhorias que podem ser feitas no decorrer da carreira de outra oportunidade da própria empresa.
Qual a importância de dar feedback para candidatos finalistas?
Como a maioria das empresas usam mensagens automáticas, caso possam enviar um feedback personalizado individual aos candidatos finalistas, o faça, pois isso sempre será lembrado por ele e faz uma grande diferença no pensamento profissional.
Separamos os principais fatores que demonstram a importância do feedback para candidatos finalistas.
Valorização da empresa
Esse candidato um dia pode se tornar cliente ou trabalhar em uma empresa parceira ou até mesmo concorrente, ter uma visão positiva por um feedback claro e objetivo faz toda a diferença.
Empatia
Claro que o candidato não receberá a mensagem que deseja, mas a empresa demonstra muito mais humanização e empatia quando se preocupa com este retorno. Pois buscar uma nova oportunidade de emprego não é uma tarefa fácil.
Evitar mensagens automáticas aos finalistas
Inclusive, em muitos casos, os candidatos já conhecem as mensagens automáticas de cor e dificilmente são convidados a participar de um novo processo, apesar de estarem no banco de talentos da empresa, o que acaba o frustrando ainda mais.
Recomendações
Outro detalhe importante, é que por ser lembrada também será comentado entre outros interessados pela vaga, candidatos de qualidade prezam por essa preocupação e dedicação e assim os processo terão profissionais mais qualificados para fazer parte do time.
Pontos positivos X pontos negativos
Sempre destaque as partes que considerou mais interessantes e valorizadas no processo, e posteriormente indicar o motivo da não contratação.
Ex.: “ Você tem muita iniciativa e experiência muitos relevantes, mas no momento decidimos seguir com um candidato que se enquadra mais ao que é exigido pela função, mas manteremos o seu currículo para eventuais novas vagas, Agradecemos o interesse em fazer parte do nosso time.”
Desta maneira o candidato se sentirá valorizado e perceberá que houve uma atenção à sua carreira profissional, e que apesar de não ser selecionado poderá participar de novos processos e tentar de novo.
Feedback individual
Procure enviar feedback em canais apropriados de comunicação, sendo o mesmo que foi enviado os informativos da vaga. O ideal é que esse feedback seja feito de maneira individual e que fique entre a empresa e candidato, para que não haja constrangimentos.
Quais benefícios a empresa terá com o feedback para candidatos finalistas?
Ao ter uma comunicação de resposta mais acolhedora, pessoal, gentil e que não demore tanto após a decisão de escolha do candidato, demonstrará ao candidato que ele está sendo respeitado pelos recrutadores e que entendem a espera de respostas negativas.
As dicas e retorno, podem contribuir com o futuro profissional do candidato que estará mais atento ao seu comportamento e currículo quando participar de outras seletivas, tudo deve ser feito com leveza profissional.
O candidato também poderá entrar em contato com a empresa e solicitar um feedback sobre o processo de seleção, e cabe ao RH dar uma atenção a esse pedido e responder mesmo que seja em uma frase, mas não deixar os candidatos em resposta faz muita diferença.
Para mais dicas acompanhe o Blog da Oitchau
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