A cultura organizacional é repleta por diversas ações, que contribuem com a boa convivência da equipe, o feedback é essencial para que isto aconteça, pois é o momento em que todos podem opinar e ouvir críticas construtivas dos colegas de trabalho.
Mas nem sempre o feedback é bem-vindo por alguns integrantes, por conta disso é importante desenvolver um modelo próprio para lidar com a situação sem que gere conflitos e desconfortos internos.
Para isso é importante se inspirar em modelos já existentes, e também ouvir a equipe para que o processo seja agradável a todos, separamos os principais assuntos para te ajudar a construir uma excelente política de feedback. Confira:
- O que é feedback?
- Para que serve o feedback?
- Qual a importância do feedback?
- Saiba 5 tipos de feedback
- Como realizar rodadas de feedback?
- Quais as vantagens de utilizar o feedback?
Boa leitura!
O que é feedback?
Na tradução em inglês significa dar resposta, para ser mais exato é um método conhecido como dar retorno, no qual um colaborador indica críticas construtivas e destaca qualidades de seus colegas de trabalho que praticam a escuta ativa durante a fala.
Desta maneira todos falam e são ouvidos, e saem com pontos a serem mantidos e outros a serem melhorados, tudo relacionado a jornada de trabalho e boa convivência da equipe. Seguindo a ordem de enquanto um fala os outros somente escutam sem opinar.
É preciso ter uma preparação antes de entregar o feedback ao colega e também para recebê-lo, pois após pode abrir espaço para uma discussão saudável como também pode dar a opção de só absorver e não falarem sobre o assunto.
Para que serve o feedback?
Serve para a realizar avaliações de colegas de trabalho, gestores, da própria empresa e até mesmo de processo, é tudo que pode ser exposta uma opinião ou sugestões voltadas à melhorias em relação a comportamentos ou técnicas.
Os resultados dessas análises contribuem para melhorar a qualidade dos processos e da relação em equipe, para gerar comparativos e assim saber se realmente houve evoluções após as devolutivas, se teve pioras ou se manteve estável.
Assim pode ser realizado um controle de pessoal, troca de colaboradores, mudanças de setor e também mudanças na política da empresa, para tornar a prática cada vez mais agradável e facilitada.
Qual a importância do feedback?
Além de gerar resultados mensuráveis para comparativos, contribuir na melhoria de processos e meio profissional, também tem a importância de trazer alternativas para a gestão de pessoas.
É uma sinalização intuitiva do que está sendo um problema para ser evitado durante o processo, e também o que está sendo positivo para continuar impulsionando a equipe e assim fortalecer a comunicação interna.
E esta comunicação interna precisa ser objetiva, direta e neutra para não gerar influência e nem juízo de valor sob as opiniões dos liderados, porque a comunicação é o ponto chave para boas tomadas de decisões e na conexão de empatia com os colaboradores.
Saiba 5 tipos de feedback
Existem diversas maneiras para realizar aplicação na sua empresa, separamos os 5 principais tipos para já começar a testar junto com a sua equipe qual melhor se adequa aos colaboradores e qual é preciso evitar.
- Positivo
É uma maneira de dar destaque às ações que têm bons resultados e que são aprovadas pela equipe, é uma maneira de gerar motivação com o intuito de que sejam mantidas, é vista como uma espécie de elogio também. - Negativo
É o modo delicado de destacar o que não teve bons resultados, comportamento e ação que está desagradando ao tempo e precisa ser modificado. É preciso cuidar do modo que direciona a opinião para que ninguém se sinta ofendido. - Pessoal
Quando o colaborador se destaca individual, seja pelo bom tratamento e disponibilidade com a equipe ou por ter entregue tarefas de qualidade em curto prazo estipulado.
Esse reconhecimento pode ser direcionado no individual ou frente aos outros colaboradores como uma maneira de incentivar-los a seguir o exemplo. - Ofensivo
Ainda mais delicado que o negativo, pois aponta perda de qualificação e pode gerar sentimentos de revolta e até mesmo reações de cunho emocional se não para repassado com cautela e empatia.
Pode sugerir mudanças e focar em não ofender ou diminuir o colaborador, tratando o assunto de maneira delicada e até mesmo oferecendo ou curso para que se desenvolva mais. - Construtivo
semelhante ao positivo, qualidades e qualidades certas para que intensifique essa entrega que gera bons resultados para a equipe e para a empresa.
Pode ser oferecido um plano de carreira, premiação e até mesmo títulos que façam o colaborador se sentir valorizado, como desenvolvimento pessoal e profissional que contribui para o crescimento de entregas para a empresa.
Como a maioria dos feedbacks é preciso ter cautela, objetividade e coesão, além de entregar também precisa recebê-lo, mas antes de qualquer coisa é preciso saber como pode aplicar dentro da sua empresa.
Como realizar rodadas de feedback?
É preciso tomar algumas precauções na hora de aplicar, a primeira delas é perguntar para a equipe como gostariam que fosse feito: de maneira geral ou individual, de anônima ou mais dinâmica. Se atente aos seguintes passos:
- Após pesquisa interna defina como será aplicado;
- Escolha uma plataforma para gerar a interação (em caso de home office) ou defina um ambiente confortável para a realização presencial;
- Preze pela praticidade e objetividade na hora das falas;
- Estipule um tempo de fala para que todos tenham a mesma quantidade;
- Colocar a abordagem podendo ser primeiro os feedbacks mais delicados e por último os que trazem sentimentos mais positivos;
- Guie com direcionamento e controle para que as falas não sejam interrompidas e para que não haja conflitos;
- Disponibilize blocos para anotarem as devolutivas entregues e recebidas.
Seguindo esses passos é possível evitar problemas e manter todo o processo com compreensão e harmonia, alguns colaboradores podem não gostar do feedback mas caso seja decidido que todos devem fazer, basta ter mais cautela com eles.
Quais as vantagens de utilizar o feedback?
É possível analisar o comportamento técnico e pessoal de cada colaborador, a partir de perspectivas e pontos de vistas diferentes, além de tomar nota no que precisa ser adaptado e trocado dentro da empresa. As principais vantagens são:
- Aperfeiçoamento constante;
- Reconhecer erros e corrigi-los;
- Gerar novos desafios e motivações;
- Com melhorias reduz o turnover;
- Diminuição de níveis hierárquicos;
- Mais qualidade nas entregas;
- Cria um ambiente de trabalho mais transparente.
Quando a equipe sente que pode se expressar, que tem o trabalho notado e os pontos positivos valorizados, passam a acreditar mais na empresa, se tornam mais produtivos e se sentem mais empenhados.
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