Existem diversos que auxiliam o desenvolvimento de uma empresa, e um deles é o conceito de equipe multidisciplinar, permitindo que a diversidade interna possa ser colocada em prática.
Essas equipes se valem de profissionais que possuem conhecimentos e formações acadêmicas diversas. As diferenças de sapiência e experiência quando somadas podem se traduzir em novas ideias.
O que é uma equipe multidisciplinar?
Esse tipo de equipe foge à regra de estabelecer um padrão de colaboradores. A equipe não conta com profissionais de apenas uma formação ou conhecimentos e passa a diversificar a composição do grupo de trabalho.
Para isso são consideradas diferentes experiências profissionais, perfis comportamentais, habilidades técnicas e teóricas e formações em eventuais cursos técnicos ou superiores.
A ideia é que a equipe se torne um ente independente que é capaz de lidar com diversos tipos de problemas ao mesmo tempo em que é capaz de desenvolver novos métodos e conceitos a partir da soma das visões variadas de um mesmo assunto.
Os colaboradores são convidados a pensar fora da caixa naturalmente. É comum que uma equipe com empregados que possuam essas diversidades entre si tenha visões e soluções diferentes para cada atividade ou obstáculo e isso aumenta as possibilidades de acertos das ações que são desenvolvidas a partir de vários pontos de vista.
Quais são os benefícios de apostar em equipes multidisciplinares?
São vários os motivos que incentivam uma organização privada a prezar pela diversidade dentro de suas equipes em relação aos conhecimentos, formações e experiências. Separamos os principais deles abaixo, não deixe de conferir e de considerar incluir essa metodologia na sua empresa.
1. Trocas de experiência e crescimento profissional
O crescimento profissional dos colaboradores que compõem equipes em que os membros possuem diferentes habilidades, experiência se conhecimentos é latente. Isso ocorre a partir das trocas e da construção de novas ideias.
Os empregados se veem diante de outras visões que podem lhes abrir diferentes horizontes. Eles somam os conhecimentos apreendidos de outros empregados àqueles que eles já possuíam.
Tanto a empresa quanto o próprio trabalhador ganham com a diversificação disciplinar!
2. Independência de ação
Quando uma equipe possui empregados cujos conhecimentos são diversificados ela pode se tornar mais independente e evitar que seja prestado auxílio por outras equipes específicas.
Imagine para esse caso um setor de recursos humanos que seja composto por psicólogos e outras pessoas com conhecimentos e habilidades financeiras e jurídicas. Nesse cenário não há necessidade de consultoria com o setor jurídico em caso de dúvidas sobre a legislação trabalhista que poderão ser esclarecidas desde logo pelo profissional com conhecimento da área.
Essa independência auxilia na agilidade das ações e no aumento da produtividade. Outro ponto importante é que outras equipes não necessitam suspender suas atividades intrínsecas para dar assistência ao outro setor.
3. Inovação e novas ideias
Quando diferentes habilidades e conhecimentos são combinados é possível que novas ideias sejam desenvolvidas e soluções diferenciadas sejam propostas. A munição do setor para enfrentar problemas é maximizada e novas propostas passam a ser feitas com base na visão diferenciada quanto aos mesmos assuntos.
A empresa não fica estagnada e pode inovar tanto em relação aos processos de equipes mais burocráticas quanto para os próprios procedimentos tecnológicos e produtivos.
Como gerenciar uma equipe multidisciplinar?
Algumas dúvidas referentes à gestão de equipes que contem com diversidade em relação às experiências e conhecimentos profissionais são naturais. É comum que em um primeiro momento esse estilo de setor seja encarado como um desafio que obsta o gerenciamento.
Para isso existem algumas dicas importantes para gerir esse tipo de colaboradores diversificados que trabalham conjuntamente. Elas são cruciais para a construção de uma empresa mais moderna, produtiva e diferenciada.
1. Papéis devem ser definidos em uma equipe multidisciplinar
Tratando-se de uma equipe em que cada um dos colaboradores possui experiências e saberes diversificados em relação aos seus colegas é importante que desde logo sejam definidas as tarefas e metas de cada um dos empregados.
A partir do momento em que o colaborador possui conhecimento de o que é esperado dele ele tende a se concentrar nas suas atividades e o trabalho flui melhor. Discussões são evitadas quando a responsabilidade por cada passo das operações é definida de forma clara.
Prazos deixam de ser perdidos e atividades não são colocadas de lado pela ausência de interesse dos membros da equipe uma vez que elas já se destinam a um colaborador previamente estipulado para sua execução.
2. Trabalhe com a política de feedbacks
A política de feedbacks consiste na possibilidade de troca de impressões, críticas e elogios entre os gestores e os colaboradores. Ambos ganham espaço para fazer sugestões e apontar no que o trabalho pode ser melhorado, seja ele relacionado ao gerenciamento, à equipe ou a membros específicos.
Uma boa forma de se colocar em prática esse tipo de ação é pautando pela periodicidade. Eles podem ocorrer bimestralmente, trimestralmente ou em relação ao semestre.
Outro ponto que não deve ser deixado de lado é a disponibilização em ouvir. O empregado ouve sugestões quanto ao seu trabalho e identifica os pontos fortes e aqueles que devem ser melhorados. Ao mesmo tempo faz sugestões à empresa e gestor e demonstra onde a organização pode melhorar para melhorar a qualidade de vida dos funcionários.
3. Comunicação aberta em uma equipe multidisciplinar
Esse ponto está diretamente relacionado com o anterior. É importante que o diálogo seja estabelecido de forma aberta, sem grandes delongas ou formalidades. Isso se dá a partir da disponibilização dos gestores para conversas e pela adoção de diversas formas de comunicação que não se limitem à pessoal ou e-mails.
Quando a comunicação é aberta e clara os problemas são prontamente identificados e resolvidos.
4. Adote a gestão comportamental
Nossa última dica para constituir uma equipe multidisciplinar com sucesso é adotando a gestão comportamental. Ela se ilustra pela possibilidade de definição de quais são as principais características de cada empregado do setor, quais são seus pontos fracos e positivos.
Com isso é possível realizar uma melhor distribuição de atividades, encaminhando-as para os colaboradores que possuam maiores habilidades ou conhecimentos sobre aquele assunto.
Outro ponto relevante é pelo maior conhecimento do grupo e como é possível instigar cada um dos colaboradores para melhorar suas atividades e crescer junto à empresa.
Essas dicas permitem que haja a criação de ambientes multidisciplinares com sucesso e que a empresa alcance todos os benefícios que elas podem trazer à organização.