O processo de recrutamento e seleção foi um dos mais impactados pelas novas tecnologias digitais e pelas mais recentes técnicas de análise de candidatos. Uma destas técnicas é a entrevista semiestruturada, muito comum nas empresas brasileiras.
É uma das atividades mais características do RH, é um método mais despojado, em que o entrevistador faz apenas algumas perguntas predeterminadas e o restante do contato com o candidato segue sem roteiro.
De forma mais flexível, permitindo que o profissional explore nuances específicos de cada indivíduo. Está sempre em foco em congressos e eventos de RH. Esta é uma ótima ferramenta de recrutamento e seleção que você precisa conhecer!
Confira:
- O que é entrevista semiestruturada?
- Como fazer entrevista semiestruturada?
- Como escolher as perguntas certas?
- Vantagens e desvantagens para o seu negócio.
- Conheça a plataforma Oitchau.
Boa leitura!
O que é a entrevista semiestruturada?
O processo de recrutamento e seleção não deve ser algo trivial. É preciso ter os recursos certos para selecionar os profissionais mais qualificados para a empresa – e isso é um diferencial importante frente à concorrência.
Um destes recursos é a entrevista semiestruturada, que permite uma preparação prévia do entrevistador e ainda improviso na hora de lidar com as informações trazidas pelo candidato.
De qualquer forma, trata-se de um recurso para entrevistas presenciais, com interação junto ao profissional. Além de questionamentos e análises previamente estruturadas, o recrutador pode improvisar e explorar mais o perfil profissional, fazendo um levantamento de dados ainda maior.
Mas muitos assuntos podem surgir no decorrer da entrevista e o entrevistador, através da entrevista semiestruturada, pode aproveitar melhor este momento para sanar dúvidas e avaliar competências, como capacidade de comunicação, por exemplo.
As questões criadas antes do evento servem apenas como base para a entrevista. É possível ainda alterar a ordem das questões ou mesmo modificá-las.
A parte previamente estruturada também é utilizada em outras entrevistas, com outros candidatos para a mesma vaga, mesmo que surjam outras questões durante o processo.
Pode considerar ainda perguntas essenciais para a empresa e outras mais complementares, que o entrevistador venha a fazer.
Como fazer uma entrevista semiestruturada?
A entrevista semiestruturada, apesar de não seguir um roteiro fixo, possui questões predefinidas. Logo, o primeiro passo para o entrevistador é fazer uma pesquisa ampla sobre a descrição da vaga e as funções que serão exercidas pelo futuro contratado, bem como uma pesquisa sobre as expectativas da empresa.
Em seguida, é preciso compreender o currículo e criar a partir dele questionamentos sobre o perfil do candidato. As perguntas precisam ser estratégicas e até podem ser específicas, mas devem supor a improvisação durante a entrevista.
O terceiro passo é a criação das perguntas em si para a entrevista semiestruturada. O recrutador deve buscar informações quantitativas e qualitativas. Flexibilidade é o ponto alto deste tipo de entrevista.
A escuta atenta, deixando o candidato se expressar, é outro segredo da entrevista semiestruturada, pois é a partir do que ele fala que você, enquanto recrutador, pode explorar pontos e temas para a análise.
Principais aspectos
Desta forma, a entrevista semiestruturada tem algumas características básicas:
- Improvisação e mudança no tempo da entrevista, moldando-a para os pontos de interesse.
- Perguntas abertas e fechadas.
- Questões bases predeterminadas.
- Conversa informal e flexível.
- Escuta atenta.
- Permitir que o candidato se expresse.
Como escolher as perguntas certas
Outra dica para realizar entrevista semiestruturada é ter a capacidade de criar as perguntas certas para todos os candidatos e a partir daí explorar novas nuances individualmente.
A escolha da questões deve ser estratégica, ou seja, é importante levantar questões que serão respondidas com detalhes pelos entrevistados, e não apenas com “sim” ou “não”.
Vejamos alguns exemplos:
Como você ficou sabendo desta vaga?
Como ficou conhecendo a empresa?
O que você pode fazer pela empresa que outro candidato não poderia?
O que você sabe sobre a empresa?
Por que você está se candidatando a um cargo nesta empresa?
Veja que são informações que provavelmente não constam no currículo do profissional e que podem levar para outras questões. Por isso, a entrevista semiestruturada exige planejamento.
Vantagens e desvantagens para o seu negócio
Vantagens
Há muitas vantagens deste modelo de entrevista para as empresas. Trata-se de um modelo híbrido, com questões fixas, mas flexíveis, e livre possibilidades de explorar a entrevista.
Porque ela pode evidenciar informações que recursos mais tradicionais não são capazes. O recrutador pode ainda explorar recursos de marketing.
Outra vantagem é que a entrevista semiestruturada consegue realizar uma comparação objetiva dos candidatos e também fornecer uma abordagem personalizada.
A flexibilidade e a autonomia do recrutador também são benefícios interessantes, pois é possível se adaptar a cada tipo de candidato.
A entrevista semiestruturada permite ainda dar um direcionamento mais assertivo à entrevista, testar as informações previamente adquiridas, amplia as possibilidades de conhecer o candidato. Permite ainda maior número de respostas espontâneas.
Desvantagens
Há ainda algumas desvantagens. Uma delas é a necessidade do entrevistador ser experiente e habilidoso, principalmente para improvisar.
Requer planejamento estratégico e pesquisas prévias, o que nem sempre é possível dependendo da necessidade de contratação.
Requer ainda que os recrutadores tenham treinamentos específicos, o que é muito comum na área de gestão de pessoas. Dentro desta técnica, há vários outros conjuntos de recursos que podem ser aprendidos, e isso requer investimento por parte da empresa.
Conheça a plataforma Oitchau
Conheça a plataforma de controle de ponto digital Oitchau e automatize a marcação de ponto da sua empresa. A plataforma Oitchau atende a diferentes tipos de empresas e de segmentos.
Com foco maior em empresas responsáveis pela gestão de condomínios, comércio e varejo, empresas de TI, instituições de ensino, indústria, entidades governamentais, entre outras, e é 100% on-line.
É possível ainda adquirir planos conforme as necessidade da sua empresa ou a quantidade de colaboradores que possui em um período. Você pode também expandir o seu plano gradualmente.
Acesse o site e faça um teste gratuito agora mesmo e conheça melhor esta ferramenta. Acesse este link e saiba mais!
Veja também: RH na indústria: Quais são as principais rotinas e vantagens?
Gostou das dicas sobre entrevista semiestruturada? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!