Você ou os seus colaboradores têm “vivido para o final-de-semana”, passam parte do tempo observando o “tic-tac” do relógio ou tratam o trabalho apenas como “um salário”? Isso são sintomas claros de falta de engajamento no trabalho.
Esse comportamento está presente em boa parte das empresas, sendo um dos principais desafios para a gestão e o setor de Recursos Humanos, tanto é, que uma pesquisa sobre engajamento no trabalho apontou que apenas 21% dos trabalhadores globais se sentem engajados em sua função.
Mas se os dados são tão alarmantes, o que pode ser feito para que as empresas driblem as estatísticas e contem cada vez mais com pessoas engajadas no trabalho? É justamente isso que vamos te responder hoje.
Descubra o significado de engajamento no trabalho e como você pode o aumentar no ambiente interno da sua empresa. Boa leitura!
O que significa engajamento no trabalho?
Engajamento no trabalho é o ato de se dedicar plenamente às suas funções e estar envolvido com os objetivos da empresa.
As pessoas engajadas no trabalho conseguem se dedicar com afinco, se sentindo parte da empresa e de seu time, se tornando trabalhadores capazes de extrapolar as metas e criarem um vínculo motivacional com a marca.
É importante lembrar que indicadores como o tempo trabalhado e as horas extras que um profissional realiza não representam o engajamento no trabalho.
Mas sim o quanto o colaborador se dedica para que os objetivos do negócio sejam alcançados, dentro das suas atribuições e de sua jornada de trabalho.
Engajamento X Motivação
Ao contrário do que pode parecer, engajamento e motivação não são a mesma coisa.
Enquanto o engajamento é mais amplo, demonstrando o vínculo que o colaborador tem com a sua empresa e a forma como ele encara a sua função e os objetivos de maneira geral, a motivação é mais pontual.
A motivação é a vontade que o profissional sente no dia-a-dia para cumprir suas tarefas, podendo variar conforme condições do ambiente interno e externo.
Por tanto, a falta de motivação em um dia não indica que o colaborador esteja com falta de engajamento no trabalho.
Mas a perda de engajamento, por ser um conceito maior, pode levar à falta de motivação.
Como aumentar o engajamento no trabalho?
Treinamento de liderança, investimento no potencial e na autonomia dos colaboradores, metodologia de trabalho com feedbacks, alinhamento de expectativas e reconhecimento do trabalho realizado pelos colaboradores.
Treine as lideranças
Sem lideranças capacitadas, não será possível esperar que o engajamento dos colaboradores aumente. Antes de tudo, os próprios líderes precisam estar engajados e possuir as ferramentas necessárias para permitir que a sua equipe se sinta assim também.
Nesse caso, os líderes têm de sentir que as suas carreiras são valorizadas e que eles possuem autonomia para as gerenciar, pensando em seu crescimento e se sentindo motivados quanto ao avanço do seu conhecimento técnico e pessoal.
A partir desse entendimento, os líderes se sentirão aptos a engajar os seus profissionais, atendendo às suas demandas e fazendo com que eles entrem cada vez mais na cultura organizacional da empresa.
Invista no potencial e na autonomia
Para se sentir engajado, o profissional precisa se sentir valorizado e esse sentimento pode ser nutrido a partir da exploração do potencial e da autonomia de cada colaborador.
Algumas metodologias ágeis de trabalho, como o Scrum, permitem que os profissionais escolham suas atribuições dentro de um projeto, fazendo com que ele indique o caminho a ser tomado, já que ele é o especialista.
A empresa também pode investir em programas de trocas entre os setores, fazendo com que os profissionais ampliem seus conhecimentos e possam até mesmo desempenhar uma função diferente à qual ele foi contratado, caso ele possua maior rendimento nela.
Já a autonomia, pode ser alcançada através da escuta ativa dos desejos e das ideias dos colaboradores, tendo as suas opiniões não só são ouvidas, mas também executadas.
Forneça feedbacks
Para que o colaborador saiba se a sua atuação é satisfatória, ou se o seu trabalho está alinhado com os objetivos da empresa, é necessário que o gestor saiba dar feedbacks de qualidade.
É fundamental que esses feedbacks sejam apresentados aos colaboradores de maneira individualizada, evitando atitudes vexatórias e que possam trazer problemas legais para o negócio.
Dentro das falas é necessário incluir o máximo de detalhes possíveis, possibilitando que o profissional entenda qual é o papel que ele deve exercer.
Alinhe as expectativas
A falta do alinhamento de expectativas leva, por consequência, a falta de engajamento no trabalho. Sem um direcionamento, os colaboradores tendem a seguir aquilo que é melhor para si, ao invés de direcionar as ações para o bem da empresa.
Esse alinhamento das expectativas com os objetivos da empresa faz parte da governança corporativa, é necessário que os profissionais entendam quais são os benefícios do crescimento da empresa e de sua participação nessa etapa.
Reconheça o esforço dos colaboradores
Assim como os feedbacks, o reconhecimento demonstra ao colaborador que ele está seguindo o caminho correto, sendo beneficiado por conta disso.
Algumas táticas antigas demonstram a vantagem de usar esse requisito para alavancar o engajamento no trabalho, como a escolha de um “funcionário do mês”.
Outras ações que podem funcionar são os bônus salariais e o planejamento de carreira, lembrando sempre que o foco é a longo prazo, e não apenas na motivação do dia-a-dia.
Como medir o engajamento no trabalho
Com as dicas para aumentar o engajamento implementadas, é hora de o medir, garantindo que as práticas estão funcionando e encontrando outras falhas no tratamento dos colaboradores que podem diminuir a taxa de engajamento.
A melhor maneira de chegar a esses dados é através de uma pesquisa sobre engajamento no trabalho, onde os profissionais demonstrarão sua afinidade com a empresa através de um questionário.
Entre as perguntas que podem ser aplicadas, estão:
- Qual é a probabilidade de o colaborador indicar a empresa para um familiar ou amigo?
- O profissional pretende permanecer na empresa por um longo prazo?
- Como o colaborador vê os valores e a cultura organizacional da empresa?
- Qual é o nível de satisfação do colaborador com relação ao seu trabalho atual, com sua liderança, seu salário e oportunidades de carreira?
Após escolher perguntas que ajudem a mensurar o engajamento no trabalho, elas devem ser disparadas e metrificadas a partir de um denominador em comum.
Com o tempo, o questionário é refeito e os resultados podem ser comparados.
Continue aprimorando seus processos de gestão de pessoas
Como você viu, a taxa de engajamento no trabalho é um fator fundamental para as empresas que desejam contar com colaboradores alinhados com seus propósitos e aptos a encarar os desafios do negócio.
Se você deseja aprimorar os seus processos de gestão de pessoas, confira outros artigos como esse no blog da Oitchau.