Uma empresa tem muitos públicos: consumidores, investidores, fornecedores e também colaboradores. O chamado público interno, além de também ajudar a propagar a marca em outros contextos, formando opinião e impactando o público interno, é também um consumidor – que utiliza não apenas produtos, mas ideias e valores que a empresa propõe. A experiência do colaborador é algo importante para o negócio em diferentes níveis. E ter estratégias de marketing aplicadas a este público, do chamado endomarketing, é essencial para o sucesso do seu negócio. Veja a seguir um pouco mais deste conceito e saiba como utilizá-lo!
O que é endomarketing?
Quando se fala de marketing, refere-se ao entendimento e satisfação das necessidades do público a fim de gerar uma boa experiência. Como uma empresa tem muitos público, deve também supor diferentes estratégias para atendê-los. O endomarketing vai lidar justamente com o público interno e a experiência do colaborador.
Isso significa que o endomarketing é a aplicação dos conceitos do marketing tradicional junto aos funcionários, com o objetivo de alcançar maiores e melhores resultados e uma experiência positiva.
O objetivo é gerar engajamento, alinhamento com a marca, percepção de fazer parte da empresa e motivação para contribuir e executar as suas funções de forma plena. É também um modo de gerar uma opinião positiva, e isso terá muitos impactos, desde facilitar novas contratações a dar ainda mais visibilidade como empresa “boa de se trabalhar”.
O objetivo do endomarketing não é mascarar ou tornar os funcionários mais felizes. A ideia é motivar o colaborador a vestir a camisa e fazer parte da empresa, propagar os valores destas e compreender que a opinião dele importa.
Importância do endomarketing
Nem é preciso ir além para entender que realizar boas estratégias de endomarketing é algo muito importante para o seu negócio. Há muitos benefícios na aplicação deste conceito.
Empresas que se preocupam com endomarketing conseguem até 6 vezes mais resultados, com taxas de retornos comprovadas, que empresas que não o utilizam. Além disso, em países desenvolvidos, a performance funcional do trabalhador melhora até 25%, segundo os especialistas, se comparado aos não engajados.
Grandes multinacionais, como o Google, são referências na experiência do colaborador e não é à toa: o funcionário é também um consumidor e ajuda a propagar a marca. Além disso, a boa imagem faz com que os melhores talentos do mercado queiram fazer parte da empresa, facilitando o processo de recrutamento e seleção.
O Google, seguindo o exemplo, que é reconhecidamente uma das 100 melhores empresas para se trabalhar, gera 14 bilhões de dólares anualmente, cerca de 1,6% de retornos sobre os ativos com práticas de endomarketing.
Valorização e reconhecimento
Em endomarketing, para que haja resultados de fato, é importante traçar o perfil do colaborador para criar estratégias mais assertivas de valorização e reconhecimento. Isso faz com que a empresa reduza gastos com produtividade perdida, rotatividade, capacitação e seleção.
E não há limites para o desenvolvimento de ações de endomarketing considerando o objetivo de reconhecer e valorizar os talentos da empresa. Muitas grandes empresas globais permitem que os seus colaboradores sejam os primeiros a experimentarem um lançamento. Este é um exemplo de ação de endomarketing.
Em outros casos, há empresas que possuem programas de formação de lideranças utilizando os aspectos comportamentais a fim de promover oportunidades para colaboradores já contratados, priorizando-os em relação aos talentos existentes no mercado.
Estratégias de saúde e bem-estar no ambiente de trabalho, promoção de datas colaborativas, eventos de prestígio de capacitação e promoção de troca de experiência, reconhecimento público da opinião do colaborador são outras ações que geralmente dão certo.
Vantagens do endomarketing
Estas são algumas vantagens do endomarketing para a sua empresa:
- Aumenta a fidelidade dos colaboradores evitando o turnover.
- Permite a retenção de talentos.
- Promove a experiência positiva no ambiente de trabalho.
- Melhora o clima organizacional ao incentivar o trabalho em equipe.
- Prioriza a qualidade de vida no trabalho.
- Amplia o engajamento e a produtividade entre os colaboradores.
- Reduz custos na seleção de novos talentos e de outras demandas.
- Ajuda a promover a marca entre outros públicos.
Boas práticas de endomarketing
Agora que você já conhece o conceito de endomarketing, seguem algumas boas práticas:
1. Saiba quem são os seus funcionários: Permita-se fazer um levantamento detalhado dos seus colaboradores. Implante estratégias para ouvir a aprender com a sua opinião.
2. Definir os principais objetivos: O que você deseja alcançarcom as estratégias de endomarketing. Os objetivos mais comuns são melhorar o processo de comunicação interna e interpessoal, aumentar o percentual de engajamento, promover a fidelidades junto a este público, etc.
3. Planeja as suas estratégias: Crie um plano de endomarketing, definindo o que será feito, o sentido da ação, como serão aplicadas estas estratégias e quais serão as ferramentas utilizadas. Estes são exemplos de estratégias e ações:
- Oferecer incentivos e recompensas.
- Criar campanhas de conscientização.
- Implementar novos canais de comunicação.
4. Utilize boas métricas: Como poderá saber se atingiu bons resultados? É preciso estabelecer critérios e indicadores confiáveis. Entre os indicadores mais comuns estão:
- Nível de satisfação do colaborador.
- Nível de produtividade.
- Retorno sobre o investimento (ROI).
- Nível de rotatividade.
Ferramentas úteis
Neste processo, você poderá contar com algumas ferramentas úteis para a aplicação do endomarketing. Conheça algumas das principais:
- Intranet – Ações em rede interna de comunicação.
- Criação de vestimentas personalizadas de qualidade para uso exclusivo de colaboradores.
- Caixa ou mural de sugestões.
- Guia, evento de imersão e evento de boas-vindas para novos funcionários.
- Vídeos institucionais com imagem de colaboradores.
- Rede social corporativa.
- Eventos de integração periódicos.
- Painel do tempo com conquistas da equipe.
- Vantagens e descontos na aquisição de produtos e serviços da empresa ou de empresas parceiras.
Veja também: Gestão do trabalho: quando se preocupar com ponto?
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