Endomarketing, ao pé da letra, é um termo que refere-se ao marketing interno.
Isto significa que as estratégias do marketing tradicional que são utilizadas para alcançar o público sãonutilizadas no próprio ambiente de trabalho, a fim de turbinar a comunicação entre empresa e colaboradores.
O criador do expressão “endomarketing” foi Saul Faingaus Bekin, um professor brasileiro, que percebeu a importância do marketing voltado para dentro, ou seja, para a própria empresa.
Objetivo do endomarketing
As estratégias têm a finalidade de manter os colaboradores bem informados e integrados e podem ser consideradas um fator importante para o sucesso de uma empresa.
Além disso, ele agiliza e simplifica o processo de comunicação interna por meio do compartilhamento de informações para tornar os canais de comunicação dentro da empresa mais transparentes e eficientes.
Assim, colaboradores e gestores igualmente conhecem as metas da empresa e permanecem alinhados quanto aos passos que devem seguir para atingi-las.
O que é preciso para ter uma comunicação eficiente?
É importante ressaltar que o endomarketing tem impacto direto no capital humano das empresas e, por isso, ao investir em técnicas que promovam a eficiência, a empresa está valorizando seus colaboradores, pois compreende a importância da comunicação dentro do ambiente organizacional.
Veja abaixo dicas para melhorar o endomarketing de sua empresa, segundo Saul Bekin.
1. É importante que os gestores estejam empenhados em ter uma visão orientada à satisfação do cliente e para a valorização de seus colaboradores. São dois fatores que estão interligados.
2. Mais do que nunca, as capacidades de liderança são importantes na comunicação interna: os gestores devem ser capazes de incentivar a autonomia, a proatividade e a responsabilidade dos colaboradores.
3. O compartilhamento de informações que levem ao aprimoramento de conhecimento deverá ocorrer em todo o ambiente interno. A integração dos departamentos, ao promover o aprendizado interno, é essencial para estimular o potencial dos colaboradores.
4. Deve ser capaz de fazer com que o colaborador compreenda sua importância no contexto da empresa e qual a sua responsabilidade para que a empresa alcance as metas estabelecidas.
5. Todos, gestores e colaboradores, devem conhecer bem suas funções e incentivados a trabalhar em equipe para trazer resultados.
6. A capacitação e treinamento dos colaboradores deve ocorrer continuamente para reforçar os valores da empresa e o conhecimento técnico de cada um.
7. Feedbacks e outros tipos de avaliações devem ser conduzidos da maneira mais transparente e justa possível, para que os colaboradores se sintam valorizados.
8. Não deve haver obstáculos no fluxo de informação. Esta deve ser feita de maneira adequada com aprimoramentos nos canais de comunicação dos colaboradores.
9. Para que haja confiança entre as partes, as expectativas e necessidades dos colaboradores devem ser atendidas por meio de critérios claros, objetivos e que estejam alinhados com os objetivos da empresa.
Cuidar da comunicação interna exerce grande influência no ambiente de trabalho como um todo.
Quanto mais clara e eficiente for, maior será a harmonia entre colaboradores e gestores, bem como maior será o compromisso de atingir um objetivo em comum. Este é o papel do endomarketing!