O e-Learning é um formato de educação que vem chamando a atenção das corporações para fins de treinamento, capacitação e integração de novos talentos. Ele é o que há de mais moderno em matéria de plataformas educativas.
Ele se difere da educação à distância e dos treinamentos online por causa de sua capacidade interativa. E isso pode trazer muitas vantagens às empresas em inúmeras frentes. Conheça, hoje, como funciona e todos os benefícios.
O que é e-Learning?
Essa é uma expressão em inglês que significa Educação Eletrônica. Ela é a possibilidade de aprender com o uso da tecnologia e pelos meios eletrônicos, mais especificamente pela internet.
Uma das principais características desse tipo de ensino é que ele é democrático e permite que as pessoas aprendam sem sair de casa. Muitas vezes isso é essencial para conciliar mais de uma tarefa, como profissional e de educação.
Esse tipo de ensino já vinha crescendo bastante nos últimos anos, especialmente diante de uma rotina corrida como costuma ser a moderna. Com a pandemia, em 2021, essa alternativa ganhou mais força.
Ela permitiu que pessoas continuassem seus estudos e que empresas promovessem treinamentos mesmo que sem sair de casa. Sabemos que isso parece um resumo do que é EAD e abaixo você verá porque não é e como eles se diferenciam.
E-Learning x Treinamento Online e Ensino à Distância
Existem diferenças e semelhanças entre esses três tipos de ensino. Todos eles oferecem:
- Oportunidade de aprender sem sair de casa;
- Participação das aulas de qualquer lugar do mundo.
Para entender como eles se diferenciam é preciso ver o conceito de cada um:
- Treinamento online: Ocorre na internet e é geralmente gravado previamente, podendo estar em plataformas de vídeos como YouTube ou de ensino, pagas. Permite interação entre aluno e professor e ela não ocorre em tempo real;
- Ensino à distância: O mais comum é que ocorra na internet. Só que ele também pode incluir aulas por telecurso. O EAD é a categoria geral, que pode ou não ter internet envolvida. A interação com os alunos ocorre por e-mail ou central de dúvidas e não tem tempo real;
- Ensino eletrônico: essa aula ocorre necessariamente pela internet e em tempo real. Ela não possui um tempo de gravação e faz com que os alunos e professores estejam conectados. O aluno pode tirar dúvidas com o professor durante a aula, como se uma sala de aula normal fosse. A diferença é que cada aluno e o professor estão em locais diferentes.
Para que serve o e-Learning?
Esse tipo de ensino serve para uma série de questões. No mundo corporativo ela se destaca por permitir a capacitação e o treinamento do colaborador e pela interação com novos colaboradores.
Treinamento de colaboradores
A pandemia fez com que as empresas tivessem que se readaptar rapidamente. O trabalho continuou mesmo quando deslocado para a residência do colaborador. E isso faz com que outros ramos da relação de trabalho sejam adaptados.
Isso inclui os treinamentos. As técnicas e novas soluções continuam sendo desenvolvidas. E para que seus colaboradores fiquem em dia com elas dependem de treinamento.
Ao oferecê-lo na forma do e-Learning o colaborador aprende e tem a possibilidade de tirar dúvidas e interagir com o professor em tempo real. Para tanto há o uso de salas de videoconferência de plataformas específicas.
As aulas podem ser coletivas ou individuais, a depender da situação. Um ponto que destaca o uso desse tipo de capacitação é que ela mantém a atenção do aluno e tende a deixá-lo à vontade com dúvidas que não caem no esquecimento.
Integração de novos colaboradores
Outra questão interessante do e-Learning é que os treinamentos ajudam na integração dos novos colaboradores. Considere que um colaborado ao final de 2020 por uma empresa que aderiu ao home office na pandemia não conhece seus colegas.
Ou até conhece, só que isso ocorre apenas por contato por mensagens escritas e ligações. As videoconferências em aulas e treinamentos permitem a interação entre os alunos (que são os colaboradores que participam da capacitação).
É importante lembrar que alguns tipos de treinamentos podem ser dados por gestores e outras pessoas da equipe, o que ajuda a aproximá-los e promove a interação.
Vantagens do e-Learning
Esse tipo de estratégia de ensino e capacitação dentro das empresas oferta uma série de vantagens para as empresas. Veja quais são elas e não deixe de aderir ao mais moderno que há na educação corporativa.
Promova a acessibilidade
A primeira questão de destaque para uso da educação digital para a sua empresa é a promoção da acessibilidade. Muitos colaboradores deixam de aproveitar oportunidades de aprender por dificuldades de deslocamento ou falta de tempo.
Com o uso das aulas em tempo real à distância, a sua empresa permite que eles participem. Não há perda de tempo com deslocamento ou gastos com isso. Todos podem participar sem sair de casa.
Sempre que possível disponibilize as aulas dentro do próprio horário de expediente. Isso evita o pagamento de horas extras e ajuda a atrair ainda mais colaboradores para a capacitação.
Capacite seus colaboradores
A capacitação dos colaboradores é outra questão que torna o e-learning tão importante. Capacitar é torná-los capazes de realizar atividades com o máximo de qualidade, aprender novas técnicas e métodos e melhorar a produtividade.
Economize na capacitação
Mesmo que a sua empresa já use a capacitação, veja se está usando os melhores métodos. Aulas presenciais são um grande gasto para as corporações, exigem deslocamentos (do professor ou dos alunos) e estrutura física.
As aulas eletrônicas pela internet em tempo real permitem que seja mantida a qualidade das aulas, a interação entre as partes e a economia com deslocamentos e com o próprio preço das aulas.
Aulas pela internet são mais baratas e quando são para turmas se tornam ainda mais interessantes. Ao final a sua empresa economiza sem deixar de capacitar os colaboradores para que melhorem cada vez mais a qualidade de suas atividades.
Engaje as equipes
Outra vantagem do uso da capacitação pela internet é que ela ajuda no engajamento das equipes. Isso ocorre naturalmente com o treinamento, que mostra ao colaborador que ele é importante para a empresa.
O treinamento é algo que enriquece o trabalho do colaborador, que se vê capaz de realizar outras técnicas ou a mesma atividade em menos tempo e com mais qualidade. Tudo isso se reflete na melhoria das atividades e no engajamento das equipes.