A diversidade cognitiva é um dos aspectos que deve estar sob o radar do RH. Ela possibilita maior surgimento de ideias e soluções e faz da empresa um ambiente fértil para a diversidade de pensamento e para o crescimento da corporação.
A diversidade, conforme sempre falamos aqui, é essencial para as empresas. E ela não deve ocorrer apenas em relação à raça, gênero, orientação sexual e idade.
É essencial que ela permeie o mundo das ideias, como veremos abaixo.
O que é diversidade cognitiva?
Essa é a diversidade que leva em consideração a pluralidade de ideias e de posicionamentos. Ela vai além da pluralidade de gênero, raça e outros, como esclarece Ana Carolina Souza, especialista em neurociência organizacional
A diversidade do tipo cognitiva se ilustra por um local em que estão pessoas com pensamentos diversos e que mesmo assim são capazes de conversar e de ter um embate educado, tanto ao longo da jornada de trabalho, quanto no dia-a-dia.
O embate, que muitas vezes se ilustra pelo próprio debate e troca de ideias, como exposição de pontos, argumentos e contra-argumentos, é essencial. Para isso é preciso que os posicionamentos sejam plurais e não homogêneos.
A diversidade do tipo cognitiva se vale da possibilidade de soluções e novos conceitos a partir dessa pluralidade de posicionamentos. Em caso contrário ela não se faz presente.
Outro ponto importante é que é necessário que os colaboradores se sintam á vontade. Eles devem perceber que aquele ambiente aceita conceitos diferentes e contrários aos já expostos.
Ele não deve se sentir acuado ou pressionado a acatar as ideias de terceiros ou das maiorias. Para entender melhor como isso é importante dentro das empresas, os obstáculos e os desafios da implementação dessa diversidade, continue lendo.
Como a diversidade tipo cognitiva influencia nas atividades corporativas?
Segundo o executivo Antônio Salvador esse tipo de diversidade hoje não é apenas uma possibilidade para a empresa. Ela se impõe sobre as corporações mediante a necessidade de que elas assumam seu compromisso, responsabilidade e papel social:
A empresa não possui apenas seu papel enquanto empregadora e concessora de produtos e serviços. Ela também possui responsabilidade social, que inclusive tem previsão na Constituição Federal que se refere ao seu papel social.
Ao promover a diversidade cognitiva uma empresa encara esse seu dever. Ela cuida para que seu ambiente de trabalho abarque a discussão de conceitos, de soluções e de ideias. Tudo isso em prol do debate, respeitando-se as diferenças.
A polarização que se encontra na sociedade não deve se refletir dentro de uma empresa. É claro que todos nós temos nossos conceitos e posicionamentos e podemos defendê-los.
O que não pode ocorrer é o fechamento da via do debate e da conversa. Isso ocorre quando os conceitos estão tão arraigados que eles não permitem questionamentos ou apresentação de outras respostas ao mesmo problemas.
E isso tende a engessar a empresa. Já quando a diversidade do tipo cognitiva é promovida, isso se afasta. E isso influencia diretamente no trabalho diário dentro de uma empresa. As vantagens que refletem disso você confere abaixo.
Quais são as vantagens da diversidade cognitiva?
Existem diversos benefícios que surgem a partir da valorização da diversidade do tipo cognitiva dentro de uma empresa. Veja quais são os principais:
- Pluralidade de ideias;
- Encontre soluções diversas para um problema;
- Permita que sua empresa saia do lugar-comum e explore novas possibilidades;
- Diminua a tensão dentro da corporação, com melhoria do clima organizacional;
- Tenha em mãos respostas mais rápidas para problemas do dia a dia;
- Eleve o desenvolvimento dos colaboradores com a abertura de espaços para ele se manifestar (mesmo que de forma contrária aos demais).
E quais são as dificuldades na promoção da diversidade cognitiva?
Esse tipo de diversidade pode trazer muitos benefícios às empresas, como vimos acima. O que ocorre é que ainda existem obstáculos para colocá-la em prática, como ressalta Liliane Rocha, consultora com especialização em diversidade:
Segundo Rocha, precisamos ficar atentos à diversidade real que encontramos de norte a sul do país levando em consideração ambientes diversos, realidades econômicas plurais e que incluam as questões de raça e gênero.
A pluralidade do Brasil e a nossa desigualdade social não dão espaços para que nós nos atenhamos apenas à diversidade de ideias. Ela se reflete em relação ao local de origem, à história de vida e às dificuldades e obstáculos.
Já os autores e pesquisadores britânicos Alison Reynolds e David Lewis demonstram que esse tipo de diversidade tende a encontrar dificuldades no próprio reconhecimento dela. Não é possível reconhecê-la visualmente ou de outra forma que não seja na prática:
Os mesmos autores indicam que a nossa pré-disposição de enquadramento e de se encaixar em um padrão atua contra a diversidade do tipo cognitiva:
Como promover diversidade cognitiva na sua empresa?
Como vimos acima, existem alguns obstáculos na prática desse tipo de diversidade. Isso não significa que ela não possa ser utilizada. É possível praticá-la aos poucos para colher os frutos em médio e em longo prazo. Veja algumas dicas:
- Adapte seu processo seletivo para buscar outros diferenciais além dos diplomas e certificações. Considere as experiências de vida e a diversidade quanto aos locais de origem e de histórias de vida. Para isso é essencial que o processo seletivo se aprofunde de maneira adequada;
- Divulgue suas vagas em canais diversos que possam atingir públicos até então alheios à sua empresa e às vagas dela;
- Deixe sempre claro que há espaço para debate de ideias e promova-os dentro das equipes recorrentemente, com a apresentação de um problema em busca de soluções, mesmo que de forma simulada.