Trabalhar em home office tem se tornado algo cada vez mais comum. No entanto, engana-se aquele que não há regras para trabalhar de casa. É preciso muita disciplina para manter o foco, passar mais tempo produtivo e trabalhar melhor home office, uma vez que o número de distrações é grande.
Mas é claro que trabalhar em casa oferece algumas vantagens. Não ter de encarar o trânsito cruel das grandes cidades, por exemplo, já é um benefício e tanto!
Para que o trabalho em home office se torne algo agradável e eficiente, listamos abaixo cinco dicas importantes para trabalhar melhor em casa. Confira!
Melhores dicas para trabalhar em Home Office
1. Equipe-se
Neste item podemos destacar duas situações:
Rotina mista (Home Office e escritório)
Para se manter produtivo, a dica é ter tudo o que você precisa para desenvolver o seu trabalho, você pode colocar todos os seus arquivos em uma nuvem para que possa acessá-los de qualquer lugar.
E também estar em contato com os outros membros da sua equipe, anotações e contatos importantes, entre outros.
Rotina exclusiva em Home Office
Para este colaborador, o importante é ter um local em que tenha o mínimo de conforto (e sossego) para poder trabalhar sua jornada de trabalho por mais tempo sem interrupções.
Trabalhar em posições desconfortáveis, em um ambiente muito quente, muito frio, muito escuro ou com muito barulho pode se transformar em um tormento até o final do dia. Uma dica de ouro é não trabalhar na cama.
Crie um ambiente de trabalho na sua casa, utilizando uma mesa e cadeira confortável e ergonômica!
Para ambos os casos: os itens essenciais para trabalhar em casa é ter conexão com a internet que lhe permita realizar todas as suas tarefas tranquilamente e um telefone para se comunicar com colegas ou clientes.
2. Mantenha uma jornada de trabalho
Algumas pessoas lidam facilmente com a flexibilidade de horário, porém, outras nem tanto. Assim, a melhor maneira para trabalhar melhor em home office é determinar uma jornada de trabalho e cumpri-la fielmente todos os dias.
Obviamente, você não precisa cumprir o horário comercial convencional (das 9h às 18h), a não ser que isso lhe seja imposto por contrato de trabalho.
Há colaboradores que são mais produtivos pela manhã e outros que preferem trabalhar à noite, ou até de madrugada. Verifique em que turno você se sente mais produtivo, estabeleça horários de início e de fim, e mãos à obra.
Lembre-se de manter um horário para fazer uma refeição e arejar a cabeça durante a jornada, assim como acontece nas empresas.
Trabalhar em horário “picado” o deixa menos produtivo e, ao final do dia, você tem a sensação de ter feito muito e nada ao mesmo tempo. Manter uma jornada e segui-la permite que você seja mais organizado e consiga avaliar o volume de trabalho realizado no dia.
3. Vista-se para trabalhar em home office
Quando se faz home office, ficar de pijamas o dia todo está longe de ser o ideal. Não é necessário fazer uma super produção, como se realmente fosse encontrar pessoas ou fosse a uma reunião, mas vista-se como se fosse sair de casa.
E emocionalmente, quando se tira os pijamas e se veste para trabalhar, o corpo e a mente despertam e se conectam com o mundo corporativo.
Fica muito mais fácil focar no que precisa ser feito, ajuda a despertar do sono que você acabou de encerrar e com certeza vai aumentar sua produtividade.
4. Entre no modo “DND” (Do Not Disturb)
A concentração e disciplina são fundamentais para trabalhar melhor em home office.
Por esse motivo, a quarta dica é entrar em modo “DND” (Do Not Disturb ou em português Não Perturbe) quando estiver trabalhando de casa.
Desligue a televisão, avise os outros moradores da casa, evite atender às ligações pessoais e entrar em redes sociais enquanto estiver realizando suas tarefas.
Se tiver um escritório em casa ou mesmo uma escrivaninha em seu quarto, feche a porta para evitar distrações e curiosidades de terceiros.
5. Cuidado com todas as informações da empresa
Esse é um ponto que merece um ponto de atenção, pois por mais que o colaborador esteja atuando em home office, as informações confidenciais e dados sigilosos precisam ser tratados com cuidado.
A confidencialidade da empresa precisa ser respeitada. Evite deixar o notebook desbloqueado, mesmo que vá ao banheiro.
Para conversas sigilosas, busque o local mais reservado, evite ligações próximo de outras pessoas para evitar que as informações sejam compartilhadas, mesmo que sem intenção.
Outras dicas relevantes para trabalhar em Home Office
Utilize ferramentas para gerenciamento das atividades
Existem ferramentas que auxiliam a rotina dos profissionais que estão atuando em home office, para facilitar a organização, a comunicação com os demais membros da equipe e manter a produtividade alta.
O Hangouts é uma ferramenta Google, gratuito e pode ser utilizado no notebook ou no celular, para reuniões por vídeo ou para mensagens instantâneas.
O Trello é um poderoso gerenciador de atividades, que pode ser utilizado por todos os membros da equipe, facilitando o gerenciamento e alinhamento das atividades por parte da liderança.
Mantenha o cumprimento do seu horário de trabalho
Se você estabeleceu um horário fixo para trabalhar junto à empresa, é necessário que ele seja cumprido de forma rigorosa, da mesma forma como se estivesse no escritório.
O home office concede naturalmente um tempo adicional, que seria o equivalente ao deslocamento até o escritório, mas essa “folga” no horário, não pode se transformar em horas extras, sem a devida necessidade e acordado com o gestor responsável.
Acorde um horário que seja satisfatório para ambos os lados, para que você consiga usufruir da melhor forma de trabalhar home office, sem deixar de cumprir com as suas obrigações.
Controlar ponto e evitar horários fora da jornada de trabalho
Em Home Office, sem o deslocamento, existe um ganho no tempo gasto! Mas isso não significa mais trabalho e menos descanso, é necessário gestão dos horários praticados.
E a melhor forma para realizar o controle de ponto é através de uma plataforma completa, como o Sistema Oitchau de controle de ponto. É feito pelo aplicativo do próprio colaborador, através do download de um aplicativo diretamente na PlayStore.
A empresa pode gerir os horários praticados pelos colaboradores, evitando a prática de horários fora do acordado ou sem autorização!
Os ganhos não são apenas para a empresa, mas para os colaboradores também, já que seus direitos estarão assegurados, e as horas extras, quando praticadas, serão registradas corretamente!
Utilize o conceito 80/20 para priorização de atividades
O conceito 80/20 diz respeito à priorização de atividades, ou como é conhecido Lei de Pareto. Para aplicar o conceito, você precisa aplicá-lo nas atividades, respondendo a uma pergunta simples: “Quais atividades representam 80% dos meus resultados/entregas?”
Quando conseguir a resposta, você conseguirá atuar com priorização de atividades, entregando as atividades mais importantes e que represente maior parte das suas entregas.
Não se esqueça que é necessário o alinhamento com o gestor responsável sobre sua estratégia para cumprimento das suas demandas. O alinhamento entre a equipe é primordial no período de home office.
Respeite a pausa para refeições
As pausas para as refeições precisam ser respeitadas, assim como seria se estivesse trabalhando no escritório da empresa. Quando o profissional está em home office, ele tende a almoçar um pouco mais rápido do que o normal, para que o dia renda um pouco mais.
A mesma coisa para a pausa do lanche da tarde. Esses momentos são divisores importantes do seu dia, até que para que você consiga manter o ritmo e melhorar a concentração.
Às vezes, na busca da solução por horas ininterruptas, nem sempre conseguimos chegar na conclusão. Por isso, as pausas são importantes, para conseguir chegar ao resultado com a “mente fresca”.