A cultura da empresa é parte integrante dos negócios — ela afeta quase todos os aspectos de uma organização: é a espinha dorsal de uma força de trabalho feliz.
Sem um clima corporativo positivo, muitos profissionais se esforçam para encontrar o valor real em desempenhar as suas funções, e isso leva a uma variedade de consequências negativas para os resultados e a produtividade.
Recentemente, a consultoria empresarial Deloitte fez um levantamento responsável por apontar que 88% dos profissionais acreditam que a cultura corporativa é importante para o sucesso de qualquer organização.
Ainda de acordo com a pesquisa, há uma forte correlação entre os profissionais que afirmam se sentir felizes e valorizados no trabalho e aqueles que afirmam que sua empresa tem uma cultura forte.
Na verdade, existe uma razão pela qual as empresas consideradas como “melhor lugar para se trabalhar” têm tanto sucesso. Essas organizações costumam promover culturas fortes, positivas, sendo voltadas principalmente para a diversidade e inclusão de talentos.
Neste sentido, as pessoas acabam despertando um certo engajamento natural, pois se sentem melhores em relação ao que esperar do acolhimento no ambiente de trabalho, aumentando, consequentemente, seus desempenhos nas atividades do dia a dia profissional.
Cultura importa. E se tratando de trabalho, ela sustenta o entusiasmo de cada indivíduo.
Pessoas felizes produzem mais. Uma empresa mais produtiva, trabalha mais rápido; e quando funciona mais rápido, aumenta sua concorrência. Portanto, vale a pena o investimento para construir e nutrir esse quesito tão enriquecedor.
Mas, além disso, por que a cultura corporativa é uma parte tão importante de um negócio? Vamos apresentar mais alguns dos aspectos a seguir. Acompanhe!
Entenda o que é a cultura da empresa
A cultura da empresa é o conceito que trata as questões de rotina, mentalidade e comportamento. As empresas possuem princípios éticos, valores, hierarquias e regras, que formam um conjunto de regras que ditam como deve ser o comportamento naquele ambiente.
Cada grupo de pessoas, em uma cidade ou em um país, possui uma cultura própria. E o mesmo acontece nas empresas, e isso é chamado cultura da empresa ou cultura organizacional.
Cultura da empresa: Quais são as características?
Existem algumas características que definem a cultura da empresa, veja a seguir quais são:
Inovação
A empresa estimula os seus colaboradores a inovar? Essa é uma das principais características para definir a cultura da empresa. A maneira com que os líderes enxergam as iniciativas de inovação estão interligadas com a cultura.
Crescimento
O crescimento faz parte do conjunto de principais características que definem a cultura da empresa. Existem empresas que oferecem um plano de carreira para seus colaboradores, com metas agressivas e benefícios a médio e longo prazo. Já outras, prezam mais pelo conhecimento e pelo crescimento menos acelerado.
Foco nos detalhes
A atenção aos detalhes, entregas realizadas com qualidade e precisão e níveis de revisão das demandas, fazem parte da cultura da empresa. Ela entende que essa é a melhor metodologia e necessita que seus colaboradores estejam focados nas entregas.
Orientação para resultados
As empresas que trabalham em prol dos resultados, são preocupadas com os números e os resultados, sem dar tanta atenção aos processos que os condizem até o objetivo traçado.
Orientação para pessoas
Diferente da orientação para resultados, as empresas que atuam focado em pessoas, entendem que as pessoas são fundamentais para execução das metas e objetivos.
Por isso, possuem uma preocupação maior com seus colaboradores. Manter o equilíbrio entre as duas orientações é a chave para manter a cultura da empresa forte.
Trabalho em equipe
Esta característica está relacionada à capacidade dos colaboradores no trabalho em equipe, onde é papel da empresa estimular a organização de grupos de trabalho, focando nos grupos, e não apenas nos colaboradores.
Existem alguns fatores que podem influenciar o trabalho em equipe, como o espaço físico disponível, distribuição das metas entre outros.
Competitividade
Por fim, chegamos a última característica, que está relacionada com o trabalho em equipe. Quando a empresa determina metas individuais mais agressivas, ela não está estimulando as equipes de trabalho, criando uma competitividade interna muito alta.
O ambiente de trabalho acaba sofrendo impacto, pois o clima fica um pouco mais hostil.
Benefícios de investir numa cultura mais rica
Alguns aspectos das empresas podem se transformar completamente quando um bom trabalho de humanização é feito.
Veja quais são os benefícios de investir num clima cultural positivo na sua organização:
Recrutamento fácil
Muitos profissionais de RH concordam que uma oferecer uma forte cultura empresarial é uma das melhores maneiras de atrair talentos em potencial: é uma vantagem competitiva.
As pessoas se sentem inspiradas e querem trabalhar para empresas que se preocupam com elas. Além disso, ao investir nesse elo, as empresas acabam atraindo o tipo de profissional que está disposto a tornar seu próximo local de trabalho uma jornada, em vez de apenas um trampolim.
Lealdade dos profissionais
Uma cultura positiva não apenas ajudará nos esforços de recrutamento, mas também ajudará a reter os melhores talentos, promovendo um senso de lealdade nesses colaboradores.
É muito mais provável que os profissionais permaneçam numa empresa quando gostam de ir trabalhar todos os dias e sentem que são tratados como parte fundamental do negócio.
Satisfação no trabalho
Não é surpresa que a satisfação no trabalho seja maior em empresas com uma cultura corporativa positiva. Os empregadores que investem no bem-estar são recompensados com pessoas felizes e dedicadas à profissão.
Colaboração
É muito mais provável que esses colaboradores se reúnam e trabalhem em equipe com facilidade em empresas com uma cultura forte. Isso porque esse espírito de integração abre espaço para a interação social e a comunicação aberta.
Essa colaboração, inclusive, pode levar a alguns resultados surpreendentes!
Moral dos colaboradores
Manter um clima humanizado é uma maneira garantida de aumentar o moral dos colaboradores — eles naturalmente se sentem mais felizes e desfrutam mais de seu trabalho quando trabalham em um ambiente positivo.
Menos estresse
A sensação de pertencimento e acolhimento gera mais liberdade para poder se expressar e estar aberto para se resolver possíveis conflitos do dia a dia.
Como definir a cultura da empresa?
Para quem está abrindo um novo negócio, ou está atuando em uma empresa de pequeno porte, mas que está preocupado em internalizar a cultura organizacional, é necessário pensar em alguns detalhes, que farão a diferença no tipo de cultura que será estabelecido. Veja alguns exemplos.
Dress Code
O dress code, é um código de vestimentas no horário de trabalho, o que já define bastante a cultura de uma empresa. Empresas mais focadas em resultados, mais formal, normalmente tem um dress code mais rígido, exigindo o uso de trajes sociais. Já empresas que possuem um clima mais informal, permitem trajes mais despojados, em casos até bermudas são permitidos.
Flexibilidade de horários
Existem empresas que possuem flexibilidade nos horários de expediente, assim como tem empresas que já trabalham com o home office antes da pandemia, além de ter empresas que não adotaram nenhum tipo de flexibilidade.
Eventos sociais
Para a construção de uma cultura da empresa forte, a promoção de eventos para socialização entre os colaboradores é importante, pois é uma forma de descontração e interação entre todos.
Ofereça oportunidades de interações sociais, considere organizar almoços semanais da equipe, happy hour, clube do livro, etc.
Como construir uma cultura corporativa positiva?
Antes de tudo, é preciso ter em mente que o talento, a diversidade e a felicidade das pessoas devem ser o alicerce dessa cultura a ser construída. Além disso, mais alguns outros pontos são importantes:
Dê ênfase ao bem-estar dos colaboradores
Nenhuma empresa consegue avançar sem colaboradores saudáveis: os profissionais precisam estar 100% — fisicamente, mentalmente e emocionalmente — para contribuírem para uma cultura positiva.
Neste sentido, investir em jornada flexível, bons pacotes de benefícios que incluam plano de saúde, seguro de vida e outras assistências… Enfim, dar suporte nas áreas que os colaboradores mais ficam vulneráveis quando estão doando seu tempo para a empresa, deve ser premissa na hora de incentivar essa construção.
Invista no momento atual da cultura da empresa
Propor mudanças em alguns aspectos, no entanto, não deve significar que a empresa deva abandonar completamente tudo o que ela representa. Em alguns casos, apenas algumas melhorias são necessárias para deixar que o resto flua naturalmente.
Forneça significado
Significado e propósito são mais importantes agora do que nunca no local de trabalho. Sem isso, a satisfação da maioria das pessoas sofre um grande golpe. Entretanto, não venda ideias que não são aplicadas na prática: isso vai pegar mal!
Dê aos colaboradores exemplos específicos de como seus papéis afetam positivamente o rumo do seu negócio, isso pode ser muito mais significativo do que investir em “missões e valores” que não saem do papel.
Crie objetivos
Nenhuma organização pode ter uma cultura corporativa sem objetivos claros: a criação de uma meta para toda empresa une e dá um direcionamento aos seus profissionais, pois oferece a todos algo específico para se trabalhar — algo que vai além de um salário.
Incentive a cultura da positividade
Promova a positividade diariamente. Instrua as lideranças para que a gratidão sempre seja expressada dentro das situações de trabalho cotidianas — é muito mais provável que os colaboradores se envolvam em comportamentos positivos quando veem todos (inclusive seus gestores) fazendo isso.
Ouça
Não sabe o que há de errado com a empresa? Ou sequer entende por onde começar as mudanças propostas neste artigo? Ouça seus colaboradores!
Construir um canal de relacionamento com os profissionais é a prioridade. Saiba o que eles sentem, deixe que eles sintam que suas vozes são ouvidas e valorizadas.
Promova os replicadores da sua cultura
Reconheça quem são e se aproxime dos profissionais que incorporam os valores e as missões da empresa: eles com certeza vão incentivar os seus colegas a fazerem o mesmo.
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