cultura ágil

Cultura ágil: vantagens e por que implantar na empresa?

E não é apenas de cultura organizacional que se faz uma empresa, a cultura ágil é uma inovação que se assemelha a metodologia scrum e é aplicada para aumentar a produtividade e otimizar o tempo dos colaboradores e de sua gestão.

Mas isso não significa que também não esteja atrelada a valores, afinal a cultura é todo o modo de convivência e experiência compartilhado por pessoas em conjunto e como foco principal a troca de conhecimentos.

E se você quer ter uma empresa ágil e saber como funciona, como aplicar e ter uma base de ideias para executá-la, continue a leitura!

O que é cultura ágil?

Cultura Ágil é uma abordagem empresarial que se baseia nos princípios e valores do Manifesto Ágil.

Este manifesto foi criado por um grupo de desenvolvedores de software em 2001. Ele serviu como uma resposta às metodologias de desenvolvimento tradicionais, as quais eram consideradas muito burocráticas e inflexíveis.

Portanto, o manifesto apresentou uma proposta para substituir os modelos clássicos de desenvolvimento, os quais apresentavam problemas como desperdício de recursos e de tempo, centralização do poder de decisão e engessamento de ideias.

A cultura ágil, proposta no manifesto, baseia-se na colaboração, na adaptabilidade, na entrega contínua de valor ao cliente e na capacidade de responder rapidamente às mudanças.

Por isso, ela deu origem a metodologias diversas. Dentre elas estão: Scrum, Kanban, Lean etc

Apesar de sua origem remeter à área de desenvolvimento de softwares, a cultura ágil não é exclusiva para ela. Na verdade, hoje se aplica em empresas de diferentes setores, inclusive na gestão de pessoas.

A ideia fundamental por trás desta cultura é a promoção de uma mentalidade de aprendizado contínuo. Ela também inclui um ambiente de experimentação, colaboração e adaptação rápida às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes.

Cultura ágil X Cultura organizacional 

A cultura ágil consiste em tornar os processos mais rápidos por terem mais de uma pessoa com a tomada de decisões, é voltada aos colaboradores para torná-los mais participativos e motivados.

A cultura organizacional está mais ligada à empresa, sobre a sua missão, visão e valores que devem ser contemplados por seus liderados, todas as regras, convívio e ética devem seguir o que é enraizado pela organização e as contratações buscam esse perfil de profissional.

A diferença é que a cultura ágil tem a conexão entre os colaboradores como foco, já a cultura organizacional tem a conexão entre empresa e colaborador.

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Quais as principais características da cultura ágil?

Os três pilares da cultura ágil é:

  • Ser flexível;
  • Adaptável;
  • E ter o senso de colaboração.

Mas também tem outras características que a destacam e facilitam na identificação no dia a dia, que são:

Participação no gerenciamento

Segue um modelo de liderança liberal, no qual o gestor concedeu total autonomia para os colaboradores discutirem e tomarem decisões entre si, assim realizam suas tarefas e fazem as suas entregas sem precisar da sua aprovação a  todo instante.

Colaboração mútua

Compartilhar novas informações, oferecer ajuda, transparecer sua opiniões, críticas e sugestões em prol da melhoria dos processos para torná-los melhor a todos, o sentimento de empatia em que todos se ajudam e se auxiliam.

Comunicação horizontal

Este é direcionado aos colaboradores que se situam no mesmo nível hierárquico, como o caso de gestores, supervisores, diretores, presidentes e colaboradores. Assim todos têm o mesmo peso de decisão e poder de fala, o que cria no compartilhamento e tomadas de decisões únicas, sendo sempre o da maioria.

Autonomia

Essa capacidade é desenvolvida por conta da liberdade e contato com informações que os colaboradores possuem, passam a caminhar sozinhos na rotina da empresa, na troca diária com os setores e também na resolução de problemas.

Flexibilidade

Quando as ações da empresa se tornam flexíveis, é possível criar novas jornadas de trabalho, novas possibilidades, principalmente inovar e causar impacto transformador no desenvolvimento interno e externo da empresa. 

Adaptação

Se adaptar há mudanças, aderir novas tecnologias e se tornar mais digital é crucial para uma empresa sobreviver nos tempos atuais. Pois sem se adequar a cultura ágil fica estacionada e assim não consegue evoluir para trazer melhorias  nos processos.

Transparência

É importante repassar informações relevantes aos colaboradores, para que todos estejam cientes do que ocorre seja positivo ou negativo deve ser pontuado de maneira clara, respeitosa e objetiva, isso passa mais credibilidade e confiança para a equipe.

Feedback

Criar rodadas de feedback para elogiar e apontar ajustes aos colaboradores, além da troca de também apontarem mesmo que de modo anônimo sobre a empresa e suas lideranças é muito importante para a empresa continuar em evolução e reduzir os índices de turnover.

Visão de futuro

Ao seguir esses itens, criar planejamento, cronogramas e rodadas de bate-papos com objetivos, é possível ter uma boa noção de como serão as entregas, se a qualidade será mantida, se a capacidade de time suporta a demanda e assim dar sequência a projetos futuros.

Para desenvolver essas características no dia a dia corporativo, é preciso aplicar testes para identificar quais mais se encaixam com a cultura da empresa, analisar como os colaboradores respondem, se tem forte adesão e principalmente se melhora os resultados e metas esperados.

Quais as principais vantagens?

Apesar de ser diferente das ferramentas ágeis, a cultura ágil é algo que se desenvolve de maneira prática e que se torna natural dentro do ambiente de trabalho, quando menos se espera todos vão agir de acordo com essa inovação.

Mas antes de tudo, é interessante não ter nada de importante, mas ser testado aos poucos até para se adaptar de acordo com o modo de trabalho, porque como se trata de uma transformação organizacional, é preciso que seja iniciada com micropassos e posteriormente fluirá sozinha.

E claro que quando há transformação, há vantagens apra a empresa aplicá-la e se tornar cada vez mais uma empresa do futuro. Confira as principais vantagens de aplicar a cultura ágil na sua empresa:

  • Terá uma equipe mais produtiva;
  • Mais credibilidade;
  • Mais autonomia;
  • Fluxo de tarefas mais organizado;
  • Liderança liberal;
  • Colaboradores mais motivos;
  • Atualização constante;
  • Inovação tecnológica;
  • Expansão da criatividade;
  • Senso de equipe.

Tudo isso de acordo com a cultura e segmento de cada empresa, a cultura ágil pode ser aplicada em jornadas de trabalho, presencial, híbrido e também no home office, basta ser entregue a estrutura necessária para isso, seja salas de reuniões em escritório ou chamadas de vídeo.

O importante é buscar agilidade e utilizá-la na rotina de trabalho, além de dar todo o suporte e liberdade dos colaboradores se resolverem e tomarem decisões sozinhos, sendo uma participação mais ativa e constante.

Como o ponto digital é útil para uma cultura ágil?

A cultura ágil é 100% focada em pessoas, sejam elas colaboradores, gestores ou clientes. Ela é uma mentalidade, e não necessariamente uma técnica. Direciona a aplicação de estratégias e a atuação da empresa e dos diferentes setores.

Uma vez que a cultura ágil requer entregas constantes e rápidas adaptações, bem como a melhoria da experiência das pessoas envolvidas nas atividades, o uso de um ponto digital pode ser um aliado dela.

Isso acontece porque o ponto digital é capaz de reunir dados em tempo real. Ao fazê-lo, organiza-os e os transforma em informações, como número de horas trabalhadas, atrasos, faltas, trabalho extraordinário, etc.

Essas são informações cruciais para o RH. Afinal, ele somente pode agir e desenvolver estratégias que estejam alinhadas com os objetivos da empresa a partir de informações concretas.

Ao ter à disposição um ponto digital que gera relatórios automáticos e reúne informações preciosas, o RH pode tomar decisões precisas e rápidas que auxiliem na adaptação das políticas internas e de suas estratégias para que realmente alcancem bons resultados.

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O cartão de ponto Oitchau é a solução para o controle de horas da sua empresa. Ele é digital, reúne dados na nuvem e em tempo real, além de processá-los e transformá-los em informações úteis.

Ele impede qualquer tipo de manipulação e garante segurança às informações, que podem ser acessadas tanto pelos gestores quanto pelos próprios colaboradores. Por isso, também promove a transparência.

Ele permite acesso remoto, por aplicativo de celular, bem como presencial, pelo quiosque. Em ambos em casos ele reconhece as marcações por biometria facial e as processa em relatórios, inclusive em cartões ponto.

Desse modo, é uma solução para desburocratizar o RH e para transformá-lo em um setor capaz de trabalhar com base em uma cultura ágil.

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