Cuidar da imagem corporativa empresarial é de extrema importância para quem quer se manter relevante no mercado. Ela ganha cada vez mais a atenção do público consumidor e dos profissionais do mercado.
Com grande influência sobre o sucesso de uma empresa, uma imagem bem desenvolvida pode trazer muitos benefícios. Por outro lado, quando não é bem trabalhada, pode trazer prejuízos imensuráveis.
Hoje, então, conheça mais sobre esse conceito e veja como ele impacta a sua empresa. Também, veja dicas de como desenvolver a imagem da sua e colha as vantagens que ela pode oferecer!
O que é imagem corporativa de uma empresa?
A imagem corporativa é o modo como uma empresa é vista pelo público consumidor e profissional. Isto é, condiz aos reflexos que sua postura e seu modo de operação causam sobre ela.
Embora a empresa, em si, seja um ser imaterial, ela conta com uma espécie de personalidade, de postura. E são esses pontos que constituem sua imagem e a forma como terceiros enxergam a corporação.
Portanto, ela se constitui da forma como a empresa age em relação aos colaboradores, à sociedade e ao meio ambiente. Também, em quais são as causas que ela se envolve e como se posta perante assuntos públicos.
Por exemplo, uma empresa que conta com um setor de compliance e canal de denúncias anônimas para assédios garante uma imagem positiva perante o público no sentido em que valoriza as boas relações, a ética e protege seus colaboradores.
Outro exemplo bastante recente se revela na postura das empresas diante da pandemia de Covid-19.
Aquelas que agiram mais rapidamente de modo a estabelecer um trabalho remoto seguro e com estrutura tendem a ter uma imagem corporativa boa em relação à segurança e a saúde de seus colaboradores.
Por que cuidar da imagem corporativa da empresa?
A imagem que outros possuem sobre uma empresa define a relação que terão com ela. Afinal, quando há identificação aumentam as chances de que alguém remeta um serviço ou produto àquela marca, utilizem-na e a indiquem.
É claro que a qualidade do produto e do serviço são importantes. Eles também impactam sobre a imagem da empresa. Contudo, isso é apenas um fator que deve se somar a outros.
Por exemplo, considere que quando existem dois produtos de mesma qualidade a escolha tende a observar outros quesitos, ainda que inconscientemente.
Dentre eles estão as causas que a empresa apoia, seus representantes na mídia, sua postura social e ambiental. Também, fama enquanto empregadora e posturas adotadas diante de assuntos públicos.
Problemas trazidos por não cuidar da imagem corporativa negativa
Quando uma empresa não se atenta à construção e ao desenvolvimento de sua imagem corporativa tende a encontrar percalços. Nesse caso, existem diversos problemas que tendem a aparecer.
Dentre as desvantagens em não trabalhar uma boa imagem está a perda de chance de realizar negócios. O público deve se identificar com sua marca, suas ações e postura.
Da mesma forma, a empresa tende a perder a chance de contar com alguns dos melhores talentos do mercado. Isso impacta na escolha de onde o profissional deseja trabalhar, sendo que logicamente a tendência é optar por uma empresa com boa imagem.
Ainda, a produtividade de equipes que não são engajadas e não se identificam com a empresa também tende a cair. Portanto, note que há prejuízo financeiro em várias frentes. Assim, a tendência é que a empresa se torne insustentável.
Vantagens de uma boa imagem corporativa
Por outro lado, trabalhar a imagem corporativa da empresa traz benefícios a ela. Se uma imagem negativa afasta consumidores, a positiva aumenta a identificação entre eles e a marca, bem como as chances de vendas e negócios.
Igualmente, a empresa aumenta suas chances de ser vista como um local em que os profissionais desejam estar. Com isso, atrai os melhores talentos do mercado, bem como controla a rotatividade.
Isso ajuda a empresa a desenvolver projetos melhores e mais criativos, bem como atua em favor da integração das equipes e da produtividade.
Portanto, são várias as vantagens em atuar de forma a desenvolver uma boa imagem à corporação. Isso envolve decisões administrativas, atuação de compliance, projetos do RH e, também, o marketing da sua empresa.
Confira, a seguir, dicas de como desenvolver positivamente a imagem corporativa da sua empresa e desfrute dos benefícios que isso traz!
Como melhorar, desenvolver e cuidar da imagem corporativa da sua empresa?
Nos itens que seguem você confere dicas para o desenvolvimento da imagem da sua empresa perante o mercado, os consumidores e os profissionais!
Foco no público-alvo
Primeiramente, ao desenvolver a imagem corporativa lembre-se sempre de quem é o seu público-alvo. Uma vez que se buscam identificações é importante que se considere quais são as questões relevantes para ele.
Por exemplo, quais são os seus medos e dores. Também, quais são as causas que lhes levanta o interesse e engajamento.
Desenvolva boas práticas de gestão de pessoas
A imagem corporativa também depende de como a empresa age internamente. Por isso, é indispensável que sejam colocadas em prática boas políticas de gestão de pessoas.
Nesse caso, ter transparência com as equipes, uma política de metas justas e benefícios são bons exemplos.
Posicione-se
Tudo é político, inclusive as ações da sua empresa. É claro que ela não deve fazer campanha para um candidato. Contudo, deve se posicionar e manifestar quando estiverem em voga assuntos que envolvam áreas em que ela se envolva.
Por exemplo, caso a empresa afirme ter ações educacionais, deve se posicionar em favor do ensino de qualidade.
Divulgue suas ações
A sua empresa não deve apenas agir, mas também divulgar suas ações. Com isso, é possível que o público conheça suas causas. Também, que as veja em prática. Novamente, isso é importante para a criação da imagem e da identificação.
Aposte em pesquisas de satisfação
Por fim, não deixe de medir o impacto das suas ações com o público e com os colaboradores.
Para isso, valha-se de pesquisas de satisfação que envolvam tanto os produtos e/ou serviços quanto à identificação com as causas da empresa e a visão socioambiental que ela transparece.