O controle de ponto por tablet é uma inovação do mercado, pois visa facilitar um processo que é primordial na relação de trabalho, que é a gestão do ponto.
Esse é um recurso que a visa a desburocratização dos processos e facilidade dos registros, utilizando a tecnologia como agente de transformação.
Continue lendo para conferir como essa pode ser a solução para tornar o seu controle de jornada dos colaboradores mais efetivo!
- O que é o controle de ponto por tablet?
- Controle de ponto pelo tablet é legal?
- Vantagens do controle de ponto pelo Quiosque Oitchau
- O controle de ponto por tablet funciona em ambientes sem conexão com a internet?
- É possível integrar o controle de ponto por tablet com outros sistemas de gestão de RH?
- Como é feito o acompanhamento e a análise dos dados de ponto registrados pelo tablet?
- É possível configurar o sistema de ponto para reconhecer e aplicar automaticamente políticas de compensação ou banco de horas?
O que é o controle de ponto por tablet?
O controle de ponto por tablet é uma forma moderna e prática de registrar as horas trabalhadas pelos colaboradores utilizando dispositivos móveis, como tablets, por exemplo.
Nesse método, os colaboradores podem fazer o registro de entrada e saída diretamente em um aplicativo instalado no tablet, geralmente fornecido pela empresa.
Assim, o aplicativo de controle de ponto por tablet requer que os colaboradores façam login usando credenciais individuais, como um nome de usuário e senha.
Com o sistema de controle de ponto da Oitchau, isso já é possível utilizando métodos de autenticação biométrica, como impressão digital ou reconhecimento facial.
Uma vez autenticados, os colaboradores podem registrar suas entradas e saídas com facilidade, bastando alguns toques na tela do tablet.
Além disso, o controle de ponto por tablet oferece várias vantagens, incluindo:
- Facilidade de uso: os colaboradores podem registrar suas horas de trabalho de forma rápida e simples, sem a necessidade de utilizar dispositivos específicos;
- Mobilidade: como os tablets são dispositivos móveis, o controle de ponto pode ser feito em qualquer lugar, ideal para empresas com equipes que trabalham em locais diferentes;
- Precisão: os registros de ponto feitos por meio de tablets são precisos e confiáveis, pois são baseados em tecnologia digital;
- Integração com sistemas de gestão: muitos aplicativos de controle de ponto por tablet oferecem integração com outros sistemas de gestão, facilitando o gerenciamento das informações de ponto.
Controle de ponto pelo tablet é legal?
A legislação trabalhista permite o uso de sistemas eletrônicos para o controle de ponto, desde que estes atendam a certos requisitos estabelecidos pela CLT e pela Portaria 671.
O que a lei diz sobre o ponto eletrônico via tablet?
Como vimos, a legislação trabalhista estabelece diretrizes específicas para o uso de sistemas eletrônicos de controle de ponto, incluindo aqueles que utilizam tablets.
Em geral, essas diretrizes são definidas principalmente pela CLT e por normas complementares, como a Portaria 671 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
De forma mais específica, a Portaria 671 regulamenta o uso de sistemas eletrônicos de registro de ponto e estabelece requisitos técnicos e operacionais que esses sistemas devem atender para serem considerados válidos.
Algumas das principais disposições relacionadas ao uso de tablets para controle de ponto podem incluir:
- Registro fiel das horas trabalhadas: o sistema eletrônico deve ser capaz de registrar fielmente as horas trabalhadas, tanto na entrada quanto na saída;
- Inalterabilidade dos registros: os registros de ponto devem ser inalteráveis e imutáveis após o seu registro inicial, garantindo a integridade das informações;
- Possibilidade de correção: o colaborador deve ter a possibilidade de solicitar a correção de eventuais erros ou inconsistências nos registros de ponto;
- Emissão de comprovantes: o sistema deve ser capaz de emitir comprovantes para os colaboradores, fornecendo um meio de comprovar suas horas trabalhadas;
- Segurança e resistência a fraudes: o sistema deve ser seguro e resistente a fraudes, garantindo que os registros de ponto sejam precisos e confiáveis;
- Atendimento às especificações técnicas: o sistema de controle de ponto eletrônico deve atender às especificações técnicas estabelecidas pelo MTE.
Vantagens do controle de ponto pelo Quiosque Oitchau
São várias as vantagens em se optar por um sistema de ponto digital como o oferecido pelo Oitchau.
O software utilizado por ele é moderno e seguro, impede oscilações e perda de informações e pode ser até mesmo acessado pelos colaboradores de maneira remota.
Confira as vantagens em se optar pelo sistema:
- Agilidade de registro, evitando filas;
- Uso intuitivo do sistema;
- Possibilidade de aplicação do sistema para controlar o acesso à empresa e a locais de circulação privada dentro dela;
- Segurança dos dados que são integrados em um sistema automaticamente logo após seus registros;
- Controle de jornada em tempo real;
- Possibilidade de integração do sistema presente na empresa, no Quiosque Oitchau, com outros disponibilizados por meio de aplicativo para o celular e computador dos próprios empregados. No caso de prestação de serviço remoto ou necessidade de home office, como a ocorrida neste ano diante da pandemia, a empresa pode continuar se utilizando do controle dos horários pelo sistema digital;
- Desburocratização de demandas;
- Aumento da produtividade;
- Reduz a emissão de papel nos escritórios.
O quiosque corresponde a um local fixo na empresa. É por isso que ele se faz útil par os trabalhadores que prestam serviços presenciais sem prejudicar a possibilidade de marcação remota pelos empregados.
Quais as vantagens do uso de um controle de ponto por tablet em comparação ao relógio de ponto tradicional?
O uso de um controle de ponto por tablet oferece diversas vantagens em comparação ao relógio de ponto tradicional, tanto em termos de flexibilidade quanto de eficiência operacional.
Confira:
Critério | Controle de ponto por tablet | Relógio de ponto tradicional |
Mobilidade | Alta: registros podem ser feitos em qualquer lugar. | Baixa: registros feitos somente no local fixo. |
Autenticação | Avançada: biometria facial ou digital. | Básica: cartões magnéticos ou códigos. |
Integração com outros sistemas | Fácil: integra-se bem com sistemas de RH modernos. | Complexa: pode requerer processos manuais. |
Economia e custo-benefício | Reduz custos com papel e insumos físicos. | Pode gerar custos adicionais com manutenção e insumos. |
Facilidade de uso | Interfaces intuitivas e acesso fácil a dados. | Interfaces podem ser menos amigáveis. |
Atualizações e manutenção | Remotas e regulares, com pouco ou nenhum tempo de inatividade. | Pode exigir visitas técnicas e causar inatividade. |
Segurança dos dados | Alta: dados criptografados e armazenamento seguro. | Moderada: dependente do modelo e manutenção. |
Análise de dados e relatórios | Facilitada: análise em tempo real e relatórios detalhados. | Limitada: menos flexibilidade para análise em tempo real. |
Conformidade legal | Alta: fácil adaptação às mudanças na legislação. | Variável: depende do modelo e atualizações. |
O controle de ponto por tablet funciona em ambientes sem conexão com a internet?
No caso do Oitchau, sim!
A nossa solução é projetada para permitir o registro offline dos horários de entrada e saída dos colaboradores. Nesse caso, os registros de ponto são armazenados localmente no dispositivo (tablet) e, assim que uma conexão com a internet é restabelecida, os dados são sincronizados com o servidor ou nuvem.
Assim, essa funcionalidade é essencial para garantir que o controle de ponto seja eficaz em locais onde a conexão com a internet é instável ou inexistente, como em áreas remotas ou em instalações industriais com cobertura de rede limitada.
É possível integrar o controle de ponto por tablet com outros sistemas de gestão de RH?
Sim, é possível integrar o controle de ponto por tablet com outros sistemas do RH.
Essa integração é uma das principais vantagens dos sistemas de ponto modernos, pois permite que as informações registradas no ponto sejam automaticamente sincronizadas com outras ferramentas de gestão de RH, como folha de pagamento.
Assim, a integração funciona por meio de interfaces de programação de aplicativos (APIs), trocas de arquivos em formatos padronizados ou diretamente por meio de sistemas.
Para conhecer as integrações que o Quiosque Tablet oferece, acesse aqui.
Como é feito o acompanhamento e a análise dos dados de ponto registrados pelo tablet?
O acompanhamento e a análise dos dados de ponto registrados pelo tablet são realizados por meio de um sistema centralizado de controle de ponto, que coleta, armazena e processa todas as informações capturadas pelo dispositivo.
Assim, os colaboradores utilizam o tablet para registrar suas entradas, saídas, pausas e quaisquer outras informações relevantes ao ponto. Esse registro pode ser feito mesmo que o tablet não esteja conectado à internet no momento, pois os dados são armazenados localmente no dispositivo.
Uma vez que o tablet esteja conectado à internet, os dados registrados são automaticamente enviados para o sistema central de controle de ponto. Essa sincronização pode ocorrer em tempo real ou em intervalos programados, dependendo da configuração do sistema.
Desse modo, todos os dados são enviados ao sistema de controle de ponto, que vai processar as informações e gerar relatórios detalhados sobre as horas trabalhadas, atrasos, horas extras, ausências e cumprimento de jornadas.
É possível configurar o sistema de ponto para reconhecer e aplicar automaticamente políticas de compensação ou banco de horas?
Sim, é possível!
Os sistemas modernos de controle de ponto, como o Oitchau, são configuráveis e podem ser ajustados para se alinhar com as políticas específicas de uma empresa em relação à gestão de tempo de trabalho.
Isso inclui:
- Configuração de regras: definir regras específicas dentro do software para automaticamente categorizar horas trabalhadas além da jornada normal como horas extras, que podem ser compensadas ou convertidas em créditos no banco de horas;
- Automatização do banco de horas: o sistema pode calcular automaticamente o saldo do banco de horas com base nos registros de entrada e saída, ajustes autorizados e políticas internas da empresa. Isso facilita a gestão transparente e precisa do saldo de horas de cada colaborador;
- Políticas de compensação: definir políticas de compensação para horas extras, como a proporção de conversão para o banco de horas ou pagamento adicional, e implementar essas regras no sistema para que a compensação seja processada automaticamente;
- Alertas e relatórios: o sistema pode gerar alertas para gestores e colaboradores sobre saldos do banco de horas, ajudando na tomada de decisão sobre a utilização das horas acumuladas. Também permite a geração de relatórios detalhados para análise e acompanhamento.
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