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Controle de ponto para pequenas empresas

O controle de ponto para pequenas empresas tem a missão de garantir mais tranquilidade às suas relações trabalhistas, mesmo se tratando de um negócio que possui, naturalmente, um número baixo de colaboradores.

Neste contexto, inclusive, sabemos que gerenciar uma PME pode ser uma tarefa cheia de altos e baixos.

No entanto, existem ferramentas que ajudam qualquer profissional a conquistar excelentes resultados.

É a partir da “ajudinha” da tecnologia que também se torna possível minimizar alguns problemas, contornando as dificuldades e encontrando soluções inovadoras. 

E é sobre isso que iremos falar neste artigo. Acompanhe!

Quando uma empresa precisa contratar ferramentas de controle de ponto?

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Conforme a lei, o controle de ponto é obrigatório para empresas com 20 ou mais empregados. Esta é uma determinação presente na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT)

Entretanto, isso não significa que empresas que possuem menos colaboradores não deva fazer o controle de ponto.

A questão do controle de ponto, deve ficar bastante claro para os empresários. As horas extras são direito de todos os colaboradores que prestam serviços excedentes da jornada de trabalho contratual. E esse direito só pode ser verificado através do controle de ponto.

Afinal, há uma venda do tempo do trabalhador e o salário contratual corresponde a um número específico de horas.

Caso ele seja extrapolado, então, requer o pagamento adicional para cobrir o trabalho extra.

Neste sentido, veja que tanto colaboradores de empresas com mais de 20 funcionários quanto com menos de 20 colaboradores devem pagar as horas extras.

Mas como fazê-lo sem a existência de um controle de jornada?

Essa é uma questão que não pode passar batido para as empresas, inclusive para as que se encaixam como PME.

Em caso contrário, o pagamento correto das horas, assim como a comprovação disso, ficaria prejudicada, de modo que um sistema de ponto para pequenas empresas pode ser uma alternativa muito importante.

Em outras palavras: embora a lei não obrigue pequenas empresas a realizarem o controle de jornada, ele é benéfico para tais corporações.

Com isso, pode-se garantir o cumprimento da norma quanto às horas extras, horas noturnas, intervalos, etc.

Neste sentido, é importante entender que por mais que a lei não exija o controle de horas em empresas com menos de 20 colaboradores, ela possui outras exigências que podem ser cumpridas com a gestão de jornada. 

Como aconteceu a evolução do controle de ponto?

A exigência legal de registro e controle de ponto permitiu e promoveu, ao longo do tempo, a criação de diferentes soluções que tornassem essa tarefa mais eficaz e segura.

Se inicialmente o controle de jornada era feito por anotação manual, depois ela foi reforçada pelo cartão mecânico.

Contudo, eles não se mostraram suficientes para as demandas de gestão de jornada, seja pela imprecisão de marcações ou rasuras.

Então, para atender melhor às demandas e ajudar os empregadores a cumprirem o que prevê a legislação, soluções de ponto eletrônico foram criadas como alternativa aos métodos mais antigos.

Dentre as novas soluções, temos os cartões eletrônicos e os sistemas digitais que, não por acaso, correspondem aos dispositivos mais eficientes e seguros para realizar esse controle. Inclusive para as pequenas empresas.

Como funciona um sistema digital de ponto?

O sistema digital corresponde à modernização da gestão de jornada. Ele permite que o trabalhador realize a marcação de seus horários de entrada e saída pelo celular ou em um sistema físico presencial.

Em qualquer um dos casos, o trabalhador pode fazer a marcação com a leitura de biometria facial ou digital, por exemplo.

Com isso, dispensa-se a necessidade de fazer marcações manuais, como ocorria no livro-ponto.

Outra questão relevante do funcionamento de um sistema digital diz respeito à segurança e ao processamento dos dados.

Ele dispensa os servidores físicos, assim como que os colaboradores do RH façam os cálculos de jornada dos trabalhadores.

Neste caso, o próprio sistema se responsabiliza por fazer os cálculos de horas.

Ao fazê-lo, aplica adicionais como horas extras, noturno ou de insalubridade. Desse modo, automatiza tarefas burocráticas e evita erros.

Qual é o melhor tipo de controle de ponto para pequenas empresas?

Tanto para pequenas quanto para grandes empresas, o melhor sistema de controle de ponto é o digital. Ele se destaca por inúmeros motivos, que vão da desburocratização do RH à segurança dos dados.

Além disso, também traz para as empresas maior poder de gestão sobre as horas trabalhadas.

O sistema digital organiza as marcações, faz os cálculos e evita rasuras ou marcações britânicas. Tudo isso, portanto, faz dele a melhor opção.

Ao escolher um sistema de ponto eletrônico para empresas de pequeno porte, então, aposte em um do tipo digital. Moderno, ele só tem a somar na sua empresa e na gestão dela e pode trazer vários benefícios.

Por que o sistema digital é o melhor método de controle de ponto para pequenas empresas?

A era digital facilitou as rotinas de todas as empresas, o que se estende à gestão de horas trabalhadas por meio do controle de ponto. Afinal, o registro de ponto também passou por modernizações ao longo dos anos.

Hoje ele apresenta recursos que são altamente favoráveis para a gestão de pessoas nas PMEs. Erros, retrabalhos, e até esquecimento de marcação são driblados com suas inovações tecnológicas.

Ou seja, já deu para entender que se o desejo é ter um RH estratégico mesmo em uma pequena empresa, o controle de ponto digital é o melhor método.

Quais são as vantagens oferecidas pelo controle de ponto?

Ainda tem dúvidas sobre como um controle de ponto eficiente pode ser útil na sua empresa?

Pois não perca tempo e confira os principais benefícios que este tipo de sistema oferece para ela, mesmo que se enquadre como uma PME. 

Gerenciamento adequado do negócio

Uma gestão com foco em resultados e em pessoas é fundamental para as pequenas e médias empresas.

A falta de profissionalização na administração, também pode causar problemas trabalhistas, tributários, fiscais e contábeis.

Por falta de conhecimento ou de uma assessoria adequada, os controles, recolhimentos e pagamentos são realizados de forma equivocada, podendo colocar em risco a saúde financeira do negócio

Por isso, o controle de ponto para pequenas empresas é tão importante para o sucesso da PME, bem como escolher uma ferramenta que atenda a todos os itens que citamos acima, como o aplicativo do Oitchau.

Traz segurança judicial

Um sistema digital é a forma mais segura de proteger-se contra processos trabalhistas. Todas as entradas e saídas do funcionário são armazenadas, sem a possibilidade de exclusão ou alteração de dados.

Os registros de ponto tornam-se provas em processos judiciais por horas extras, por exemplo.

O cartão de ponto manual, muito usado nas pequenas empresas, é facilmente contestado no tribunal, pois pode ser falsificado ou adulterado com facilidade.

Já o controle de ponto digital fornece provas geradas de forma totalmente automatizada, com riscos muito baixos, quase inexistentes de erros.

Gestão mais assertiva da empresa

Para que o gerenciamento seja realmente eficaz, é necessário centralizar as informações e gerar relatórios gerenciais seguros e confiáveis.

Esse tipo de controle colabora muito para o monitoramento dos dados em tempo real para se obter as informações e indicadores de desempenho, facilitando as análises críticas e a tomada de decisões.

Economiza tempo

O controle eletrônico de ponto, especialmente em sistemas digitais, automatiza processos mais voltados para RH mesmo em uma empresa pequena.

A relação de faltas e horas extras, por exemplo, fica disponível no sistema, no formato de relatórios.

Dessa forma, é possível contabilizar com rapidez todas as informações necessárias para calcular o pagamento dos profissionais.

Além disso, o controle de ponto para pequenas empresas feito de forma online não está sujeito ao erro humano, seja de digitação, de cálculo ou por simples esquecimento.

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Erros tomam tempo e recursos da empresa, e ainda podem gerar desconforto entre a mesma e os seus colaboradores.

Reduz custos a longo prazo

O custo benefício de um sistema de ponto digital faz com que ele seja a melhor alternativa para as pequenas empresas.

A longo prazo, ele ajuda a reduzir gastos com horas extras e processos judiciais.

Ao economizar tempo e auxiliar na gestão de pessoal, o controle de ponto também contribui para os resultados da empresa, tornando-a mais produtiva.

No caso do ponto biométrico, é preciso investir em um equipamento, que pode precisar de manutenção eventualmente.

Já no ponto digital, a empresa disponibiliza um tablet para que os colaboradores façam seus registros diários, ou o programa pode ser instalado no smartphone de cada profissional.

Não há custos de implantação, é cobrada apenas uma mensalidade da empresa.

Oitchau é o controle de ponto para pequenas empresas

Como você percebeu, a marcação de ponto também pode ser feita com o auxílio das inovações tecnológicas, afinal a transformação digital veio para facilitar processos que antes eram difíceis, repetitivos e burocráticos.

Vale a pena investir em tecnologia para que seja possível focar ações realmente relevantes para a produtividade da empresa.

E, agora que você já sabe qual é a ferramenta mais adequada de controle de ponto para pequenas empresas e quais são as suas vantagens, entenda mais sobre o aplicativo que economiza tempo e dinheiro.

O sistema Oitchau se volta ao controle de ponto digital seguro, disponível via aplicativo e web.

Para tanto, a plataforma possui integrações com REP e sistemas de folha de pagamento.

Isso permite a classificação das marcações de ponto dos colaboradores durante a jornada de trabalho (entrada, saída e pausas), e também disponibiliza o acesso a essas informações em tempo real.

Conheça o Oitchau e tenha à disposição um sistema de gestão de horas mais intuitivo,  completo, seguro e econômico do mercado!

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