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Controle de ponto em empresas de tecnologia: por que e como fazer?

A busca por profissionais das áreas de tecnologia tornou-se uma verdadeira “corrida do ouro” para os líderes de RH. E além de buscar oferecer benefícios que gerem maior atratividade, ainda é preciso investir em soluções que permitam um controle de ponto com maior eficiência.

Para os colaboradores de TI, flexibilidade é um elemento básico que toda empresa deveria oferecer. Mas quando é necessário fazer a gestão da produtividade e a avaliação do desempenho, como alinhar os objetivos do colaborador com os processos da área de RH?

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Se você está passando por este problema na empresa, já pode relaxar. Aqui nós iremos te explicar o que leva os colaboradores de tecnologia a preferirem o modelo remoto, como e qual a importância de aplicar o controle de ponto em empresas de TI e a melhor solução para gerenciar o desempenho de trabalhadores horistas, mas sem cair na famosa pejotização.

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Por que o trabalho remoto é o modelo preferido pelos profissionais de TI?

Desde o início da pandemia, o trabalho remoto ganhou uma nova percepção das empresas que ainda não haviam adotado o modelo. A partir disso, diversos setores passaram a investir cada vez mais na modalidade, tendo os profissionais de TI como os principais adeptos.

Na projeção elaborada pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2024 será necessário recrutar cerca de 420.000 profissionais de TI. Mas o Brasil forma apenas 46.000 por ano.

Com este crescimento do setor, o RH precisou buscar elementos que estimulem a atração e retenção de talentos desta área. E os líderes de RH passaram a estudar o que gera essa grande preferência pelo modelo remoto.

De acordo com a publicação na revista Você RH, na qual foi afirmado que 78% dos profissionais de TI querem o trabalho remoto, algumas razões foram levantadas como motivadores:

  • Menores distrações;
  • Maior facilidade para focar em atividades;
  • Economia de custos com transporte, alimentação e vestuário;
  • Possibilidade de aproveitar o anywhere office;
  • Maior autonomia entre vida pessoal e profissional.

E já que este é um dos atrativos para as empresas, é necessário estudar quais as melhores alternativas para gerir o controle de ponto de forma que colaboradores e empresa possam ser atendidos.

Por que fazer o controle de ponto em empresas de TI?

Apesar da CLT determinar que apenas empresas com mais de 20 colaboradores contratados devem realizar, obrigatoriamente, o controle de ponto, esta é uma atividade que garante maior segurança para o negócio e para o funcionário.

Fazer o controle de ponto vai além de uma necessidade de gerenciamento de resultados, mas uma forma de manter os cálculos de folha de pagamento corretos, evitando prejuízos ou erros financeiros para a empresa. Além disso, é possível verificar fatores como:

Assim, ao manter a prática do controle de ponto, é possível estar assegurado contra ações judiciais e ainda construir indicadores que permitem a análise de fatores como clima organizacional ou excesso de trabalho.

Pejotização x controle de ponto em empresas de tecnologia

No ramo da tecnologia, é comum que as empresas optem pela contratação de profissionais no modelo PJ. Nestes casos, a empresa deve manter a atenção em um ponto que, por mais que seja comum no mercado, é uma prática criminosa: a pejotização.

Para entender o que ela significa, é preciso relembrar os elementos que caracterizam o vínculo empregatício:

  • Onerosidade: recebimento de uma remuneração fixa;
  • Habitualidade: trabalho contínuo e com registros de que ele está sendo cumprido e monitorado através de uma carga horária, com entradas e saídas pré-determinadas;
  • Subordinação: o profissional responde a um supervisor direto, caracterizando a relação entre empregador e empregado;
  • Pessoalidade: apenas uma única pessoa pode executar as atividades, sem a permissão de que uma equipe realize as tarefas.

Neste caso, a pejotização ocorre quando a empresa passa a exigir do colaborador PJ as mesmas responsabilidades e obrigações de um colaborador CLT, realizando práticas como:

  • Exigência do cumprimento de um horário de trabalho;
  • Exclusividade na prestação de uma atividade;
  • Negar a possibilidade de recusar tarefas;
  • Estipulação de regras para folgas.

Em empresas de tecnologia, seja pela falta de conhecimento ou preparo de alguns líderes, essa tornou-se uma prática comum. No entanto, além da possibilidade de ser autuada pelo Ministério do Trabalho, os colaboradores PJ ainda podem ingressar com ações trabalhistas.

Por isso, é preciso manter a atenção para as estratégias que permitem manter o gerenciamento das horas de trabalho, mas sem a caracterização do vínculo empregatício.

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Como fazer controle de ponto em empresas de tecnologia?

No caso das empresas de tecnologia, a melhor solução é fazer o controle de ponto por meio de aplicativos. Eles possibilitam que o funcionário acesse o sistema em qualquer lugar, bastando apenas uma conexão de internet.

Assim, caso o colaborador esteja viajando, atendendo um cliente ou mesmo em home office, ele poderá bater o ponto e manter o controle sobre a sua produtividade.

Um exemplo de sistema de controle de ponto eletrônico é a solução da Oitchau. Com opções disponíveis para Android, IOS e computador, os gestores podem acompanhar a jornada de trabalho da equipe de TI em tempo real, de onde estiver.

Além da possibilidade de adaptação para jornadas flexíveis, o sistema oferece recursos para verificar a localização da equipe, emitir relatórios de produtividade e lembretes para que o time não esqueça de bater o ponto durante o trabalho.

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Como controlar o horário dos trabalhadores horistas?

Já no caso dos trabalhadores horistas — que são os colaboradores que recebem um valor de acordo com as horas trabalhadas — a melhor alternativa é investir em um sistema que ofereça a função de apontamento de horas, como o Timesheets da Oitchau.

Esta é uma solução válida tanto para os horistas que trabalham em regime CLT quanto para os colaboradores PJ. Isso porque o foco desse formato de gestão não está nos horários de entrada e saída, mas na quantidade de horas dedicadas ao trabalho ou projeto específico.

Com a nossa solução, além de conseguir acompanhar os apontamentos do tempo, ainda é possível manter o gerenciamento de custos do projeto, faturamento e produtividade.

Assim você garante uma solução mais segura e digital para o seu time, estabelecendo um controle eficiente.

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Manter o controle de ponto em empresas de TI não precisa ser uma atividade complicada. Com as ferramentas certas, a sua empresa garante uma gestão de resultados com qualidade e dentro dos direcionamentos legais.

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