A busca por profissionais das áreas de tecnologia tornou-se uma verdadeira “corrida do ouro” para os líderes de RH. E além de buscar oferecer benefícios que gerem maior atratividade, ainda é preciso investir em soluções que permitam um controle de ponto com maior eficiência.
Para os colaboradores de TI, flexibilidade é um elemento básico que toda empresa deveria oferecer. Mas quando é necessário fazer a gestão da produtividade e a avaliação do desempenho, como alinhar os objetivos do colaborador com os processos da área de RH?
Se você está passando por este problema na empresa, já pode relaxar. Aqui nós iremos te explicar o que leva os colaboradores de tecnologia a preferirem o modelo remoto, como e qual a importância de aplicar o controle de ponto em empresas de TI e a melhor solução para gerenciar o desempenho de trabalhadores horistas, mas sem cair na famosa pejotização.
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Por que o trabalho remoto é o modelo preferido pelos profissionais de TI?
Desde o início da pandemia, o trabalho remoto ganhou uma nova percepção das empresas que ainda não haviam adotado o modelo. A partir disso, diversos setores passaram a investir cada vez mais na modalidade, tendo os profissionais de TI como os principais adeptos.
Na projeção elaborada pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2024 será necessário recrutar cerca de 420.000 profissionais de TI. Mas o Brasil forma apenas 46.000 por ano.
Com este crescimento do setor, o RH precisou buscar elementos que estimulem a atração e retenção de talentos desta área. E os líderes de RH passaram a estudar o que gera essa grande preferência pelo modelo remoto.
De acordo com a publicação na revista Você RH, na qual foi afirmado que 78% dos profissionais de TI querem o trabalho remoto, algumas razões foram levantadas como motivadores:
- Menores distrações;
- Maior facilidade para focar em atividades;
- Economia de custos com transporte, alimentação e vestuário;
- Possibilidade de aproveitar o anywhere office;
- Maior autonomia entre vida pessoal e profissional.
E já que este é um dos atrativos para as empresas, é necessário estudar quais as melhores alternativas para gerir o controle de ponto de forma que colaboradores e empresa possam ser atendidos.
Por que fazer o controle de ponto em empresas de TI?
Apesar da CLT determinar que apenas empresas com mais de 20 colaboradores contratados devem realizar, obrigatoriamente, o controle de ponto, esta é uma atividade que garante maior segurança para o negócio e para o funcionário.
Fazer o controle de ponto vai além de uma necessidade de gerenciamento de resultados, mas uma forma de manter os cálculos de folha de pagamento corretos, evitando prejuízos ou erros financeiros para a empresa. Além disso, é possível verificar fatores como:
- Faltas;
- Banco de horas;
- Atrasos;
- Férias;
- Horas extras.
Assim, ao manter a prática do controle de ponto, é possível estar assegurado contra ações judiciais e ainda construir indicadores que permitem a análise de fatores como clima organizacional ou excesso de trabalho.
Pejotização x controle de ponto em empresas de tecnologia
No ramo da tecnologia, é comum que as empresas optem pela contratação de profissionais no modelo PJ. Nestes casos, a empresa deve manter a atenção em um ponto que, por mais que seja comum no mercado, é uma prática criminosa: a pejotização.
Para entender o que ela significa, é preciso relembrar os elementos que caracterizam o vínculo empregatício:
- Onerosidade: recebimento de uma remuneração fixa;
- Habitualidade: trabalho contínuo e com registros de que ele está sendo cumprido e monitorado através de uma carga horária, com entradas e saídas pré-determinadas;
- Subordinação: o profissional responde a um supervisor direto, caracterizando a relação entre empregador e empregado;
- Pessoalidade: apenas uma única pessoa pode executar as atividades, sem a permissão de que uma equipe realize as tarefas.
Neste caso, a pejotização ocorre quando a empresa passa a exigir do colaborador PJ as mesmas responsabilidades e obrigações de um colaborador CLT, realizando práticas como:
- Exigência do cumprimento de um horário de trabalho;
- Exclusividade na prestação de uma atividade;
- Negar a possibilidade de recusar tarefas;
- Estipulação de regras para folgas.
Em empresas de tecnologia, seja pela falta de conhecimento ou preparo de alguns líderes, essa tornou-se uma prática comum. No entanto, além da possibilidade de ser autuada pelo Ministério do Trabalho, os colaboradores PJ ainda podem ingressar com ações trabalhistas.
Por isso, é preciso manter a atenção para as estratégias que permitem manter o gerenciamento das horas de trabalho, mas sem a caracterização do vínculo empregatício.
Como fazer controle de ponto em empresas de tecnologia?
No caso das empresas de tecnologia, a melhor solução é fazer o controle de ponto por meio de aplicativos. Eles possibilitam que o funcionário acesse o sistema em qualquer lugar, bastando apenas uma conexão de internet.
Assim, caso o colaborador esteja viajando, atendendo um cliente ou mesmo em home office, ele poderá bater o ponto e manter o controle sobre a sua produtividade.
Um exemplo de sistema de controle de ponto eletrônico é a solução da Oitchau. Com opções disponíveis para Android, IOS e computador, os gestores podem acompanhar a jornada de trabalho da equipe de TI em tempo real, de onde estiver.
Além da possibilidade de adaptação para jornadas flexíveis, o sistema oferece recursos para verificar a localização da equipe, emitir relatórios de produtividade e lembretes para que o time não esqueça de bater o ponto durante o trabalho.
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Como controlar o horário dos trabalhadores horistas?
Já no caso dos trabalhadores horistas — que são os colaboradores que recebem um valor de acordo com as horas trabalhadas — a melhor alternativa é investir em um sistema que ofereça a função de apontamento de horas, como o Timesheets da Oitchau.
Esta é uma solução válida tanto para os horistas que trabalham em regime CLT quanto para os colaboradores PJ. Isso porque o foco desse formato de gestão não está nos horários de entrada e saída, mas na quantidade de horas dedicadas ao trabalho ou projeto específico.
Com a nossa solução, além de conseguir acompanhar os apontamentos do tempo, ainda é possível manter o gerenciamento de custos do projeto, faturamento e produtividade.
Assim você garante uma solução mais segura e digital para o seu time, estabelecendo um controle eficiente.
Manter o controle de ponto em empresas de TI não precisa ser uma atividade complicada. Com as ferramentas certas, a sua empresa garante uma gestão de resultados com qualidade e dentro dos direcionamentos legais.
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