ilustração de homem fazendo controle de horas no clickup

Controle de horas no ClickUp: como controlar o tempo em cada task pode elevar a produtividade do seu time?

Descubra como fazer o controle de horas no ClickUp utilizando não só as funções nativas próprias do programa.

O ClickUp é uma plataforma de gestão de tarefas que permite a organização e a colaboração da equipe. A ferramenta oferece algumas possibilidades nativas como listas de tarefas, configuração de diferentes boards e um chat.

Mas será que é possível usar o ClickUp para controle de horas? É justamente isso que vemos te mostrar hoje!

Descubra como fazer o controle de horas no ClickUp através de uma poderosa ferramenta que vai muito além de um cronômetro, sendo fácil de utilizar e que pode otimizar a sua gestão de projetos e aumentar a produtividade da equipe. Boa leitura!

O que é o controle de horas no ClickUp?

Fazer o controle de horas de projeto no ClickUp é o processo de utilizar essa ferramenta de gestão de tarefas e equipes para mensurar o tempo gasto nas atividades realizadas por cada um dos profissionais atuantes da sua equipe.

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A própria ferramenta já traz em suas funções nativas algumas possibilidades que permitem o gerenciamento do tempo, como:

  • Cronômetro: você pode iniciar um cronômetro para contar o tempo gasto em uma tarefa específica e ajustar o tempo manualmente se necessário;
  • Prazos: você pode definir prazos para tarefas individuais ou para projetos inteiros e rastrear o progresso em relação a esses prazos;
  • Calendário: é possível visualizar suas tarefas em um calendário para ter uma visão geral das atividades ao longo do tempo;
  • Relatórios: você também pode gerar relatórios sobre o tempo gasto em projetos e tarefas individuais, incluindo gráficos e resumos.

Porém, algumas funções como rastrear o custo de um projeto através do seu tempo, a aprovação das tarefas a partir do tempo gasto nela e dados detalhados sobre a produtividade de um profissional ou de toda equipe não estão incluídas nessas funções.

Para isso, você precisará utilizar uma ferramenta de gestão de horas no ClickUp integrável com o programa.

Como fazer o controle de horas no ClickUp?

Para fazer o controle de horas de task no ClickUp, você precisará de outra ferramenta externa ao programa de gestão de tarefas e equipe, chamada de plugin.

O que são os plugins do ClickUp?

Os plugins, também chamados de integrações e extensões, são ferramentas disponibilizadas por outros desenvolvedores para poderem ser utilizadas também dentro do CickUp, aumentando as suas funcionalidades.

Por exemplo, muitas equipes utilizam o Google Drive para armazenar os documentos relativos a um projeto. Através da integração do Google Drive para o ClickUp é possível visualizar esses documentos e os atrelar a uma task dentro do próprio programa.

Diversas outras funções podem ser atreladas ao ClickUp através do uso de plugins, entre elas a gestão de tempo através do controle de horas.

Qual o melhor plugin para fazer controle de horas no ClickUp?

Agora que você já sabe como o controle de horas no ClickUp pode ser feito, vamos te apresentar o melhor plugin para colocar ele em prática: o sistema de gestão de tempo da Oitchau.

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Funcionando com base em Timesheets, a solução da Oitchau permite que cada colaborador calcule o tempo gasto em suas tasks sem recorrer a sites externos e sair do ClickUp.

As informações geradas por esse cálculo de tempo geram planilhas de custo, relatórios que podem ser visualizados por cliente, projeto, colaborador e localização, entre outras funcionalidades.

Para contar com essas vantagens, basta que o gestor implemente o Oitchau como plugin de controle de horas de projeto no ClickUp e demonstre aos profissionais envolvidos como o utilizar.

A única tarefa que eles terão é iniciar e parar o relógio quando começam e terminam uma task, lembrando que a solução da Oitchau permite que as atividades sejam pausadas e até trocadas sem perder o progresso já calculado.

Todo esse cálculo é feito dentro do ClickUp e gera dados fundamentais para o gestor que deseja ter maior controle sobre os seus projetos e aumentar a produtividade da sua equipe.

Como implementar o plugin de controle de horas no ClickUp da Oitchau

Para implementar e começar a utilizar o plugin da Oitchau basta seguir alguns passos:

  • Crie sua conta na Oitchau: o primeiro passo é criar a sua conta na Oitchau;
  • Habilite o ClickUp: ainda dentro da Oitchau, cadastre a sua empresa e selecione a funcionalidade de gestão de projetos. Uma série de soluções integráveis com a Oitchau serão apresentadas, seleciona o ClickUp;
  • Convide seu time: antes de ir para o ClickUp, adicione o seu time que fará o acompanhamento do tempo e os organize conforme o projeto que eles atuam. Nessa etapa, você também pode adicionar o tipo de serviço e o custo de cada hora do profissional;
  • Baixe a extensão da Oitchau para seu navegador: uma vez convidado a fazer o uso da ferramenta de Timesheet dentro do ClickUp, o profissional deve baixar e instalar a extensão da Oitchau para o seu navegador;
  • Comece a contar a suas horas trabalhadas: depois disso é só começar a registrar o tempo gasto em cada tarefa dentro do ClickUp. 

Ganho de produtividade e outros benefícios de utilizar um plugin de controle de horas no ClickUp

Além da fácil utilização, o sistema de controle de horas no ClickUp da Oitchau traz para a empresa que o implementa diversos benefícios, como:

Ganho de produtividade

O primeiro benefício notório da adoção do controle de horas no ClickUp é o aumento da produtividade.

Para o colaborador que utiliza o sistema, a organização proposta pelo relógio e pela planilha permite que ele tenha maior controle sobre suas tarefas, sabendo quanto tempo demorou para as realizar.

Já o gestor, tem o trabalho de analisar ativamente esses dados, que podem indicar tarefas que estão levando mais tempo do que o esperado para serem executadas, profissionais com tempo ocioso e quem está trabalhando em determinada tarefa em tempo real.

Acompanhamento dos custos do projeto

Adicionando a informação sobre o custo da hora de cada colaborador e somando a outros gastos como as ferramentas e os gastos fixos do projeto, será possível determinar os custos de toda a execução.

Isso porque conforme o profissional entrega as suas tarefas, além do tempo, os custos também são apresentados, conforme as horas que ele gastou para executar suas funções.

É possível também fazer esse acompanhamento através do orçamento disponível.

Por exemplo, um projeto tem orçamento de 100 mil reais, e esse dado é colocado no plugin de controle de hora no ClickUp da Oitchau. Logo, conforme as horas (e os custos) são informados, o sistema os soma e compara com o orçamento, mostrando quanto falta para o atingir ou se ele já foi ultrapassado.

Registro do tempo gasto no projeto

Como você já viu, o plugin para gestão de tempo também permite que o tempo total gasto no projeto seja visualizado.

Essa informação é importante para que próximos projetos que tenham um escopo parecido já possuam o seu tempo de duração aproximado previamente delimitado.

Aprovação em tempo real das atividades

Cada task realizada por um profissional é lançada automaticamente para que o gestor a aprove antes de ser lançada na planilha e ter os seus dados computados.

Maior controle das tasks e do tempo pelos próprios colaboradores

Por fim, o controle de horas no ClickUp não é benéfico apenas para os gestores, mas também para os colaboradores, que passam a ter um importante canal para documentar os seus trabalhos e o tempo que levam para os realizar.

Além de garantir um pagamento justo conforme as suas horas trabalhadas, os dados também podem ser usados pelos profissionais como uma forma de convencer os gestores de que estão sobrecarregados e de que um novo colaborador deve ser inserido no time, por exemplo.

Outras dúvidas sobre a gestão de tempo no ClickUp

Confira abaixo as respostas para outras dúvidas pertinentes sobre o processo de usar o ClickUp para controle de horas.

Como colocar horas para cada tarefa no ClickUp?

Para colocar horas para cada tarefa no ClickUp, você precisará utilizar um plugin. Nesse caso, o da Oitchau é perfeito para isso.

A partir dele, cada profissional conseguirá contar o tempo gasto em cada tarefa, e essa informação ficará disponível para visualização dentro da plataforma.

Como fazer o controle de horas de um projeto inteiro no ClickUp?

Para fazer o controle de horas de um projeto inteiro no ClickUp, utilize a integração da plataforma com a Oitchau, que permitirá que os colaboradores calculem o tempo gasto em cada task.

Com isso, a própria solução somará os tempos apresentados e apontará o tempo gasto em todo o projeto.

Faça o controle de horas no ClickUp e eleve a produtividade da sua equipe

Os plugins são as melhores formas de otimizar o controle de horas no ClickUp e por consequência, aumentar também a produtividade da equipe. O melhor deles é o da Oitchau, que possui diversas funções capazes de mudar o nível da gestão de projetos de uma empresa.

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Por tanto, não deixe para depois, faça um teste gratuito e veja como funciona a ferramenta de gestão de tempo da Oitchau!

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