A sua empresa está de olho em como ela lida com a comunicação corporativa? Saiba que esse é um elemento essencial que influencia sobre a qualidade dos serviços, o engajamento dos colaboradores e o relacionamento com investidores.
Nesse caso não nos referimos apenas aos comunicados internos e à troca de informações entre gestores e colaboradores para a prestação dos serviços.
Ela se volta à construção da imagem da empresa e de sua transparência. Leia mais!
O que é comunicação corporativa?
Esse tipo de comunicação também leva o nome de assessoria de imprensa. Ela se refere à comunicação formal da empresa, da qual ela faz uso para mostrar mais de si, dos seus propósitos, conquistas e valores.
A comunicação do tipo corporativa serve para que a empresa assuma uma postura perante alguns assuntos. Outro ponto importante é que ela informa de maneira oficial questões que envolvam seus serviços, polêmicas ou panoramas internos.
Ela engloba uma série de práticas que se dedicam a gerenciar a integração das formas pelas quais a empresa se comunica com os seus colaboradores, investidors e público. Considere algumas hipóteses:
- Perfil oficial da rede social;
- Comunicados em site institucional;
- Posicionamentos perante a mídia;
- Divulgação de resultados aos investidores e colaboradores e outros.
Para que serve a comunicação corporativa?
Esse tipo de comunicação das empresas serve para inúmeros objetivos corporativos, o que facilita na hora de criar uma conexão e transparência com os colaborados e ainda evita a criação de ruídos e mal entendidos na rádio peão.
Dentre eles, é possível destacar:
- Divulgação de releases e novidades;
- Elaboração de planos para divulgação de parcerias e resultados;
- Gerenciamento de crises para a imagem da empresa;
- Propagação de valores da corporação;
- Interação com os clientes, parceiros e fornecedores.
A comunicação corporativa, é uma espécie de comunicação interna voltada para os assuntos que estão relacionados com o cotidiano de trabalho, de entregas e ações da empresa e que precisam criar uma espécie de engajamento para incentivar a equipe a conferir esses comunicados.
Quais são as vantagens de investir na comunicação corporativa?
A comunicação nesses moldes pode trazer inúmeros benefícios às empresas. Ela tem reflexos internos e externos e por isso deve ganhar a atenção da corporação que deseja se beneficiar dessa estratégia.
Veja os principais benefícios da comunicação corporativa para as empresas:
Atraia o público
A assessoria de imprensa busca demonstrar os valores de uma empresa e seu posicionamento perante a sociedade e as mais diversas questões que a envolvem.
Ao demonstrar quais são suas bases e no que acredita, a empresa pode gerar a identificação do público, que presta mais atenção e tende a se sentir à vontade para consumir produtos da marca;
Melhore o clima da organização
Com a comunicação corporativa a sua empresa oferta transparência com a equipe e evita notícias distorcidas. Os colaboradores passam a saber da própria empresa o que está acontecendo, quais são os louros e quais são os prejuízos atuais.
Isso também ajuda no sentimento de valorização, principalmente quando a assessoria busca dar rosto à corporação, demonstrando quem são os colaboradores que estão em sua base;
Fortaleça a cultura da empresa
Outra questão muito especial da comunicação do tipo corporativa é que ela permite que uma empresa fortaleça a sua cultura organizacional.
Ela esclarece desde logo seus valores, objetivos e armas para isso. Os colaboradores tomam conhecimento de como agir, seu posicionamento.
Já os talentos que estão no mercado sabem o que esperar da sua empresa e podem se identificar de tal maneira a ter na sua corporação um objetivo final, um sonho de emprego;
Contorne problemas com a imagem da empresa
Infelizmente escândalos são recorrentes no mundo corporativo. Eles vão desde as ações judiciais até comportamentos de colaboradores ou gestores que possam sujar a imagem da empresa.
A mesma coisa se dá quando há relações da empresa com outras marcas ou fornecedores que se envolvam com algum tipo de escândalo. A cadeia é imensa.
Com a comunicação corporativa em dia, sua empresa pode desde logo desenvolver um plano de ação e dar comunicados oficiais. Isso não cria ruídos e não dá espaço para outras interpretações, havendo um posicionamento oficial da empresa.
Comunicação corporativa e Covid-19
Os tempos de pandemia exigem que as empresas se adaptem para além do home office. Elas devem tomar atitudes e postura diante do cenário que já vitimou quase 500 mil pessoas somente no Brasil.
A comunicação na forma de assessoria de imprensa, nesse caso, é uma forte aliada. É ela que permite que e empresa demonstre seus valores e preocupações com o cenário. A empatia deve ser praticada nesse sentido.
Segundo a especialista de gestão de crise, Ana Flavia de Bello Rodrigues, esse é um momento em que a comunicação pode aproximar a empresa dos colaboradores, do público e dos investidores.
É possível utilizar a assessoria de imprensa no formato de comunicação corporativa para demonstrar esses valores e criar o senso de identificação com a marca. Separamos algumas formas de fazê-lo:
Demonstrar empatia
As empresas devem demonstrar que se importam com o bem-estar dos seus colaboradores e do público.
Isso pode ser feito com homenagens às vítimas, com a demonstração das adaptações feitas com foco na segurança e saúde dos envolvidos (como na adaptação dos locais de trabalho, adoção de home office ou concessão de todos os cuidados nos mínimos detalhes);
Use a comunicação corporativa em tempos de pandemia
Para dar o devido reconhecimento aos seus colaboradores que assumiram a tarefa de dar continuidade às atividades mesmo perante esse cenário conturbado. Conte as histórias de superação dos colaboradores;
Assuma projetos sociais e parcerias
A comunicação que a empresa promove com seus colaboradores, público e investidores, por canais oficiais, deve demonstrar os valores que a corporação tem.
Em tempos de pandemia, isso significa entender que são tempos de promoção de solidariedade, com parcerias para ajudar comunidades e pessoas que estejam em dificuldade, seja na distribuição de alimentos ou de materiais de segurança contra a Covid-19.
Tudo isso deve ser feito com delicadeza. A empresa não deve demonstrar estar “se aproveitando” do momento de crise e sim que está se adaptando para garantir o bem-estar de todos e que entende seu papel social para além do lucro.
Fica claro o quão importante a comunicação da empresa com seus colaboradores e de forma externa é. Isso traz às corporações novas responsabilidades para que se mantenham relevantes perante a concorrência e mantenham o vínculo com o público.