Comunicação com candidatos

Comunicação com candidatos: ferramentas para facilitar o contato em processos seletivos

No momento em que a equipe de recrutamento e seleção inicia o processo seletivo, inicia com a descrição da vaga, análises de perfis, testes, entrevistas e por último a contratação. Para isso a empresa precisa de uma comunicação com os candidatos.

Essa comunicação pode ser feita através de ferramentas apropriadas, que fortalecem e agilizam o contato direto nesses processos seletivos, que mostram cada etapa a ser cumprida pelo candidato, além dos prazos e próximos passos.

Isso só é possível com o uso de novas tecnologias, com processos mais intuitivos e práticos, para a comunicação com o candidato ser mais objetiva e clara, o que facilitará muito no momento da decisão.

Continue a leitura e veja as dicas que separamos, para ter uma comunicação melhor no processo seletivo. Confira!

Quais ferramentas e soluções podem ajudar na contratação remota?

Os tipos de ferramentas para comunicação com candidato online, podem variar de acordo com o perfil que a empresa busca, por isso trouxemos ferramentas que vão te ajudar a realizar uma contratação mais eficaz:

Cadastrar a vaga em sites de emprego

As palavras chaves relacionadas ao cargo vão direcionar aos candidatos que possuem o perfil semelhante, assim elas poderão se candidatar e demonstrar interesse para a seleção.

Além de sites também existem as redes sociais corporativas, que podem ser até mais efetivas no momento de preencher a vaga mais rápido.

Realizar teste situacional

O teste situacional, envolve a apresentação de alguns momentos do dia a dia, no qual o candidato precisa responder como ele se comportaria diante da situação.

Existem testes que mostram algumas frases e cases e colocam para o candidato pontuar de 0 a 10 em relação ao que mais se identifica e a partir disso se tira uma média comportamental e permite comparar com a descrição de perfil que a vaga busca.

New call-to-action

Automatização de emails

O bom e velho email nunca sai de moda, e é um dos principais meios de comunicação com candidatos, onde podem enviar os currículos, tirar dúvidas, receber links de bate-papo individual ou coletivo, como também receber mensagens de confirmações de cada fase que realizar.

Automatizar algumas mensagens e recebimentos desses envios, pode auxiliar para não lotar a caixa de emails da equipe e nem do candidato. Pode possibilitar um chat automático  na ferramenta digital selecionada para a troca de emails, assim as perguntas frequentes terão as respostas imediatas.

Aplicar testes práticos ou teóricos

Os testes de conhecimento são importantes para medir o nível de habilidades do candidato, por isso opte por testes de idiomas, lógica ou que estejam ligados a atividades que serão feitas na vaga. Podem contribuir para um melhor direcionamento de etapas, além de serem todas automatizadas e exibirem uma pontuação final.

Mas vale pensar, em qual momento é de que maneira esse teste será aplicado, por meio de questionário ou desafios em grupo através de vídeos. A relevância é não deixar o processo se tornar robótico, pois com a medida do tempo os candidatos optam pelo processo mais humanizado, e isso evita a desistência do processo.

Principais benefícios ao utilizar ferramentas no processo seletivo

Contribui para o candidato se manter engajado durante o processo seletivo, não sabemos em quais cenários aquele candidato pode retornar, seja como novo colaborador, cliente ou até mesmo atuar comum dos parceiros, por isso manter um bom relacionamento no processo se torna imprescindível.

Utilizar ferramentas tecnológicas contribuem para o RH e a equipe de recrutamento e seleção, terem uma comunicação com candidato mais direta e também sem sobrecarga, porque a maioria dos processos seletivos recebem muitas candidaturas e dessa maneira o tempo pode ser otimizado facilmente.
Além disso, ferramentas tornam a seleção mais amigável e intuitiva aos olhos do candidato, que ao ganhar familiaridade durante as etapas não terá dificuldades em entender o que a empresa precisa, o que manterá o interesse e empenho em fazer parte da empresa.

Sua empresa já utiliza ferramentas para a comunicação com candidatos?
Para acompanhar mais dicas acesse o Blog da Oitchau

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