Habilidades Sociais

Habilidades Sociais: comportamento é tão importante quanto conhecimento técnico

Descubra as habilidades sociais e como elas fazem parte do dia-a-dia do RH.

Imagine a seguinte situação: o setor de RH contratou um colaborador por conta de seus conhecimentos técnicos específicos da área que ele vai atuar.

Porém, esqueceu de um detalhe importante, já que parte do seu trabalho não é só aplicar esses conhecimentos, mas também se relacionar com os seus colegas, participando de discussões e planejamentos.

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O candidato que parecia ideal acaba se tornando um fardo, gerando falhas na comunicação que atrapalham o andamento e sobrecarregando as tarefas dos demais.

O detalhe que o RH deixou escapar no momento da contratação é justamente a desenvoltura  do profissional com as habilidades sociais.

Tendo situações como essa em mente, elaboramos esse conteúdo para que você profissional de Recursos Humanos saiba da importância das habilidades sociais, quais são elas e como elas podem ser desenvolvidas. Boa leitura!

Quais são as habilidades sociais e emocionais?

O comportamento é tão importante quanto conhecimento técnico, sabendo disso, conheça as habilidades sociais utilizadas no ambiente interno de uma empresa que garantem um dia-a-dia saudável e respeitoso:

Interação

Como primeira habilidade social temos a interação, afinal, é impossível estar em um ambiente de trabalho sem interagir com outros colaboradores.

Para isso, é necessário saber dividir espaços com outras pessoas e lidar com diferentes perfis, assim como ter inteligência emocional para lidar com pensamentos diferentes e situações adversas.

Comunicação

Dentro da habilidade da comunicação podemos englobar aspectos como:

  • Saber iniciar conversas;
  • Formular e responder questionamentos;
  • Saber se comunicar em grupo;
  • Saber expressar sua opinião, de maneira respeitável;
  • Manter conversas;
  • Saber diferenciar e utilizar comunicação síncrona e assíncrona.

Empatia

A empatia corresponde à habilidade de se colocar no lugar do outro, emulando os seus sentimentos e assim entender o seu ponto de vista.

Ela é fundamental no ambiente de trabalho, principalmente para as lideranças, que através dela consegue solucionar os problemas de sua equipe e entender o que pode ser feito para que os profissionais se sintam mais engajados.

Respeito

Saber se posicionar e se contrapor a opiniões de outros colegas também faz parte das habilidades sociais, mas isso deve ser feito sempre com respeito, procurando sempre zelar pela imagem de todos os participantes da conversa.

Formalidade

A formalidade se relaciona à maneira que o profissional se porta em cada ocasião. Dependendo da área de atuação da empresa, diferentes ocasiões necessitarão de diferentes apresentações e formas de agir.

Em ambientes mais formais, é necessário que o profissional saiba se comunicar da maneira esperada, assim como em ocasiões onde a formalidade não é tanta ele também saiba interagir com os demais.

Positividade

Por fim, temos a positividade, ela não significa apenas a manutenção do pensamento positivo, mas também a habilidade de se dedicar ao ambiente e seu bem-estar, fazendo amizades, sendo solidário e cultivando laços com os demais colaboradores.

Como desenvolver as habilidades sociais?

Para o profissional que deseja ser contratado para uma empresa que considera as habilidades sociais, ele pode se dedicar a desenvolvê-la das seguintes maneiras:

  • Buscar interações e conversas com pessoas que você não conhece;
  • Frequentar lugares diferentes aos quais já está habituado;
  • Participar de conversas com pessoas que tenham pensamentos contrários aos seus;
  • Investir no desenvolvimento pessoal, como através de cursos de oratória e terapia;

Já as empresas, principalmente o RH também podem cumprir o seu papel na hora de estimular o desenvolvimento das habilidades sociais através das seguintes formas:

  • Convidar palestrantes que falam de temas relacionados às habilidades sociais;
  • Elaborar dinâmicas de grupo, incentivando que os profissionais se conheçam melhor;
  • Desenvolver eventos fora do expediente para que os colaboradores possam interagir livremente, como festas temáticas e happy hours;
  • Implementar um biblioteca física ou digital, onde os profissionais possam entrar em contato com materiais que aumentam sua inteligência emocional e se colocar de frente a opiniões contrárias;
  • Contar com ajuda de profissionais, como psicólogos, para orientação dos colaboradores com relação às habilidades sociais.

Seja o agente de um ambiente saudável

Como o nome já diz, o setor de Recursos Humanos é responsável por cuidar e atender as necessidades do público interno de uma empresa.

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Sabendo disso, é fundamental que todos os profissionais que fazem parte dele sejam agentes de um ambiente saudável, escutando sempre os colaboradores e proporcionando soluções, como a contratação de profissionais com boas habilidades sociais ou o desenvolvimento delas.

Se você deseja continuar sua evolução dentro do RH, não deixe de conferir outros conteúdos como esse no blog da Oitchau.

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