Existem competências que todo profissional de RH deve ter, pois são indispensáveis à execução das atividades do dia a dia do setor.
Elas se referem justamente às habilidades e conhecimentos indispensáveis no trabalho de gestão de pessoas, em que as atividades ocorrem com elas e para elas.
Aqui entram tanto as hard skills quanto as soft skills, pois envolvem conhecimentos objetivos e subjetivos. Para saber quais são as principais, continue lendo e veja 5 delas!
Conheça 5 competências indispensáveis para o profissional de RH
Abaixo nós separamos 5 competências que são cruciais para os colaboradores que trabalham com a gestão de pessoas.
Elas variam em relação ao conhecimento objetivo e subjetivo, mas todas são indispensáveis para um bom trabalho de desenvolvimento de projetos e de pessoas.
Confira cada uma delas, veja como funcionam e como impactam no trabalho do RH.
1. Capacidade analítica
Uma das principais habilidades que um colaborador do RH deve ter se refere à capacidade analítica. Ela se revela na possibilidade de analisar com cuidado o ambiente ao redor.
Essa análise, é claro, não se dá de qualquer forma. Ela considera dados e informações que são colhidos dentro da empresa e que permitem uma visão ampla das estratégias.
Portanto, essa capacidade envolve o acesso aos dados, a leitura deles e o entendimento de como eles impactam na empresa.
Essa capacidade analítica necessária ao colaborador do RH é importante para alinhar planos e estratégias, assim como para se antever a problemas.
Considere, por exemplo, que a diretoria da empresa possui um plano que impactará no dia a dia dos colaboradores.
O RH não pode ser um agente passivo aqui. Com base em todos os dados que ele possui, deve analisar como esse novo plano afetará na saúde, desenvolvimento e engajamento.
Também, deve estudar outros impactos e reflexos indiretos, eventuais problemas que podem surgir e qual é o saldo positivo das ações.
Por isso, é indispensável que o profissional do RH tenha capacidade de análise, assim como acesso aos dados e saiba como lidar com eles e como ler e estudar relatórios.
Não por acaso, aliás, uma das competências do futuro do RH se refere ao People Analytics, que justamente se volta à junção e análise de dados com auxílio de inteligência artificial.
2. Flexibilidade e adaptabilidade
Outra das competências que um colaborador de RH deve ter é a de flexibilidade e adaptabilidade.
Isso se resume em uma palavra amplamente difundida nos últimos anos: a resiliência. Ou seja, a capacidade de se adaptar em diferentes cenários.
Uma vez que o profissional de RH trabalha com pessoas e que elas são seres inconstantes, é preciso ter em mente que essa capacidade será colocada em prática constantemente.
Erros e problemas diários acontecem nas empresas. Imprevistos, assim como riscos, se materializam diariamente.
Portanto, cabe ao RH e aos seus profissionais saber como se adaptar para resolver a situação sem que isso afete a empresa.
Além disso, o RH também precisa saber rever suas ações. Uma estratégia não deu certo? Esteja preparado para suspendê-la para substituí-la ou adaptá-la conforme necessário.
Ainda, é importante destacar que a própria noção de trabalho e de forma de prestação de atividades passa por uma constante flexibilização. Veja exemplos:
- Adoção do home office;
- Horários flexíveis;
- Contratação por atividade e não por jornada, etc.
3. Conhecimento tecnológico
Continuando com a nossa lista de competências indispensáveis ao colaborador do RH, temos o conhecimento tecnológico.
Foi-se o tempo em que o departamento de recursos humanos se resumia ao preenchimento manual de dados, cálculos de cartão ponto e relatórios burocráticos.
O setor é o principal responsável pela gestão de pessoas, por promover o bem-estar do colaborador, seu desenvolvimento, manter a produtividade e desenvolver a imagem de empresa-modelo.
Para isso, é indispensável que a empresa tenha acesso à tecnologia de qualidade, com softwares e ferramentas que facilitem o seu trabalho.
O colaborador do RH deve estar preparado para trabalhar com essas ferramentas.
Por exemplo, ao adotar um controle de ponto digital de jornada, o RH deixa de ter tarefas burocráticas como:
- Elaboração manual dos holerites;
- Conferência manual de cálculos de horas extras e banco de horas;
- Recebimento pessoal de atestados médicos;
- Colhimento presencial de assinaturas, etc.
Tudo isso ocorre automaticamente dentro de um sistema. Aos colaboradores do setor, então, disponibiliza-se tempo para projetos mais importantes e que precisa deles.
Dentro desse exemplo, note que hoje softwares modernos como o da Oitchau cumprem os requisitos do cartão de ponto ao mesmo tempo em que melhoram a gestão de horas.
Por outro lado, não há como substituir os colaboradores quando o assunto é o desenvolvimento de projetos de gestão de pessoas, certo?!
4. Inteligência emocional
A inteligência emocional é uma das soft skills mais famosas e importantes do momento e cuja importância somente tende a crescer.
Ela é uma das competências indispensáveis ao colaborador de RH na medida em que é ela que lhe permite lidar com pessoas, emoções, sentimentos, dissabores, etc.
Afinal, ao lidar com a gestão de pessoas, o colaborador do RH lidará, necessariamente, com pessoas.
E elas são seres complexos que reagem sentimentalmente a fatos, passam por dificuldades na vida social e familiar que refletem no trabalho e que requerem empatia.
O profissional do RH deve saber como se posicionar, como lidar com problemas e como se colocar no lugar das pessoas cuja gestão realiza.
5. Criatividade
Fecha nossa lista de competências indispensáveis ao colaborador do RH a criatividade. Ela é importante justamente por permitir que ele encontre soluções para o dia a dia.
O desenvolvimento de novos projetos, assim como o ajuste deles de acordo com os resultados desejados, depende do pensamento criativo.
Isso, é claro, sem se tirar um olho da realidade, pois de nada adianta o colaborador ter planos grandiosos que se limitam ao mundo das ideias.
Portanto, o profissional de RH deve praticar diariamente a sua criatividade e o pensamento criativo, que fazem toda a diferença dentro da sua rotina de trabalho.
Com essas competências, então, o colaborador conseguirá realizar as atividades de trabalho diárias sem problemas e com sucesso.