Adquirir conhecimento é um processo contínuo que traz inúmeros benefícios para quem está o buscando.
Agora imagine esse cenário voltado para o ambiente interno de uma empresa, onde os colaboradores estão sempre em contato com novas habilidades a serem desenvolvidas, aplicando aquilo que aprenderam na empresa, enquanto se sentem mais valorizados.
Parece ótimo, não? Porém, para que isso ocorra é necessário que o gestor esteja empenhado em oferecer o caminho a ser trilhado, estimulando a aprendizagem.
Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo para que você que ocupa um cargo de liderança não só saiba como estimular a aprendizagem, mas também qual é a sua importância e como esse conhecimento pode ser ofertado. Boa leitura!
Quais os benefícios de estimular a aprendizagem no ambiente interno?
Primeiro vamos conhecer os benefícios do estímulo à aprendizagem, já citando o primeiro, o reconhecimento.
Ambientes de trabalho pouco dinâmicos, onde o adquirir novos conhecimentos e habilidades não é algo estimulado, traz para o colaborador uma percepção que ali dentro ele não tem chances de crescimento, ou que não tem mais a agregar para a empresa.
Já o profissional cuja empresa oferece meios para que ele se desenvolva, se sente mais valorizado, justamente por fazer parte de um ambiente onde as pessoas acreditam no seu potencial.
Essa sensação de valorização não deve ser negligenciada, tanto que uma pesquisa apontou que o motivo que mais levaria o trabalhador brasileiro a pensar em pedir demissão é a falta de reconhecimento.
Além dela, outros benefícios também são percebidos em equipes onde o gestor estimula a aprendizagem, como:
- Destacamento de profissionais que despontam com relação a algum setor ou competência;
- Criação de novos projetos benéficos para o crescimento da empresa;
- Maior retenção de talentos, puxada pelo reconhecimento;
- Melhora no desempenho e na produtividade.
4 passos para estimular a aprendizagem
Agora que você já sabe o quão importante é estimular a aprendizagem, confira 4 dicas que competem ao líder na hora de implementar essa estratégia.
1 – Conheça os seus profissionais
É fundamental que o gestor conheça muito bem os profissionais da sua equipe para iniciar o processo de estímulo à aprendizagem.
Somente dessa forma ele perceberá quais são as aptidões que o colaborador ainda precisa desenvolver, ou aquelas que pode se tornar um destaque.
Nesse ponto também entram os casos de estimular a aprendizagem para que o profissional possa almejar cargos mais altos, onde a conclusão de um curso superior ou de pós-graduação é essencial para os seus planos.
2 – Trace planos e metas
Após analisar o perfil dos profissionais, é hora de traçar planos e metas que vão os incentivar.
Por exemplo, um profissional que atua no marketing tem uma ótima comunicação e um desempenho satisfatório quando se trata do marketing tradicional.
Porém, por já estar formado há um certo tempo, ele desconhece muitas características do marketing digital, o universo ao qual o setor tem se dedicado mais.
Logo o gestor pode traçar um plano para que ele inicie e conclua uma pós-graduação ou participe de cursos livres, determinando o total de horas que ele deve se dedicar a esse aprendizado.
As metas podem estar relacionadas ao plano de carreira, juntando-o ao estímulo de aprendizagem. Voltando ao exemplo acima, pode ser acordado com o profissional que caso ele conclua o curso com bom desempenho, um novo cargo será oferecido a ele.
3 – Oferecer recompensas
Além da recompensa atrelada ao plano de carreira, o líder também pode oferecer outros benefícios para os colaboradores que mais se dedicam a aprender e se aperfeiçoar, como bônus salariais e folgas durante o ano.
4 – Se coloque no papel de mentor
Por fim, o gestor que deseja que os seus colaboradores se desenvolvam para agregar a empresa deve se colocar no papel de mentor, oferecendo feedbacks constantes.
Dessa forma, os profissionais saberão com maior clareza quais os passos que eles devem seguir para que a empresa os valorize mais e futuramente eles também ocupem cargos de liderança.
Iniciativas que podem ser desenvolvidas para estimular a aprendizagem
Além de estimular a aprendizagem, o gestor também deve saber direcionar e oferecer métodos de aprendizagem que condizem com as necessidades do setor e dos colaboradores.
Essas iniciativas e métodos podem ser:
- Palestras;
- Parcerias com plataformas de cursos curtos;
- Formações, tanto de graduação quanto de pós-graduação;
- Fornecimento de ingressos para a participação em eventos;
- Bolsas de estudos para aperfeiçoamento no exterior;
- Rodas de conversa;
- Inserção de uma biblioteca no ambiente de trabalho.
Estimular a aprendizagem é uma estratégia a longo prazo
Como você viu, o estímulo à aprendizagem é uma prática fundamental de líderes que desejam contar com colaboradores mais engajados e antenados com as novidades do seu setor.
Porém, é preciso ter em mente que a estratégia é um investimento a longo prazo, onde os resultados serão percebidos através de análises de satisfação e do rendimento dos colaboradores, que por consequência trarão melhores resultados para a empresa.
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