Organizar um processo de integração de novos colaboradores é tão importante quanto a etapa de recrutamento e seleção. Afinal, é nesse momento que os novos talentos conhecerão profundamente a visão de mundo e os objetivos da empresa, o que possibilita que eles tenham, assim, um entendimento maior do seu papel dentro da organização.
E, como acontece com todas as primeiras impressões, a empresa tem apenas uma chance de acertar. Ou seja, esse primeiro contato deve ser o mais completo possível. Isso porque cada novo processo de recrutamento e seleção é oneroso para a maioria das corporações, neste sentido, transmitir as informações adequadamente é o que vai determinar quanto tempo o novo colaborador levará para se adaptar ao cotidiano da equipe. Além disso, quando a empresa investe em uma boa recepção, os profissionais se sentem acolhidos tanto pelos gestores como pelos seus colegas e trabalho, o que diminui, consequentemente, o índice de turnover.
Tendo isso em mente, a seguir, neste artigo, vamos oferecer dicas valiosas de como deixar os novos colaboradores à vontade na sua empresa. Acompanhe!
Check-list rápido para a integração de novos colaboradores
Passo 1: após dar a notícia da contratação
Tenha em mente que o processo de integração se inicia no momento que o profissional de RH informa ao candidato de que gostaria de contratá-lo.
Nesta etapa, é necessário garantir que esse profissional tenha o prazer de dizer sim à oferta de emprego, além de deixá-lo animado para o início da sua jornada de trabalho na empresa.
Passo 2: antes do primeiro dia
Depois que o candidato for bem comunicado sobre a sua contratação, agora é preciso se concentrar na preparação para o primeiro dia de trabalho.
Vamos listar abaixo alguns dos itens mais importantes da lista de onboarding para a integração de novos colaboradores:
- Montagem e preparação de toda a documentação relevante, como o contrato de trabalho, lista de benefícios, termo de políticas da empresa, etc;
- Preparação da estação de trabalho – abuse da criatividade aqui, vale a pena pensar em decorações de boas-vindas, por exemplo;
- Crie uma lista com todas as ferramentas que o novo contratado precisará utilizar para desempenhar a sua função;
- Configure todas as contas necessárias como e-mail, aplicativos de comunicação interna, logins em sistemas da empresa, etc;
- Faça uma programação desse primeiro dia de trabalho.
É importante que o RH não deixe espaço para esse novo colaborador se sentir perdido. Mantenha uma comunicação aberta e notifique-o sobre o que pode ser esperado para o primeiro dia de trabalho.
Após preparar “o terreno” para a chegada do seu novo contratado, você estará pronto para passo 3.
Passo 3: é chegado o primeiro dia!
É hora de boas-vindas e integrar o novo colaborador à equipe. Inicie-o com o pé direito: faça um tour pelo escritório e apresente-o para todos da empresa. Neste ponto, tente ser o mais natural possível — invista em ações que estejam alinhadas com a cultura organizacional.
Listamos algumas ações para o primeiro dia de trabalho.Vale ressaltar que, indicamos que um profissional do RH seja designado para receber o novo contratado da equipe e tirar todas as suas dúvidas.
Ele pode seguir o seguinte roteiro:
- Mostrar as dependências da empresa – a estação de trabalho, cozinha, banheiros, etc;
- Ajudar a fazer login nos sistemas e e-mail;
- Garantir que ele assine todos os documentos referentes à contratação;
- Apresentar esse novo colaborador aos membros da sua equipe;
- Distribuir o crachá de acesso ou o controle específico necessário;
- Revisar a programação da primeira semana – reuniões, sessões de treinamento, dentre outros;
- Entregar materiais de treinamento e orientação para integração de novos colaboradores;
- Levá-lo para almoçar com membros de sua equipe imediata;
- Indicar um mentor para ajudar na primeira semana.
Esse primeiro dia deve ser divertido e acolhedor, no entanto, foque em fornecer também todos os itens necessários para que o profissional se adapte ao trabalho o mais rápido possível. O ideal é não sobrecarregar seu novo contratado de informações, então promova apenas ferramentas essenciais para que ele se sinta informado e preparado para o novo cargo.
4 dicas para desenvolver um bom material de onboarding
- Simplicidade e clareza na integração
A equipe de RH e os gestores de pessoas precisam fazer com que todo o processo de integração dos novos colaboradores seja simples e a comunicação clara.
Leve em consideração que o novo emprego é o início de uma nova etapa na vida do colaborador e, por isso, um passo muito importante para seu desenvolvimento pessoal. Porém, ele não sabe o que lhe espera no ambiente de trabalho e ser acolhido é fundamental para que sua ligação com a empresa seja duradoura.
Explique com muita clareza o que é esperado dele quanto à sua função e, se possível, passe um cronograma com as suas principais tarefas para que sirva de orientação durante a jornada de trabalho.
Outro ponto importante, é apresentar os demais colaboradores que trabalharão diretamente e indiretamente com ele, além dos gestores. Explique como o trabalho de cada um, inclusive o dele, é importante para que todos possam alcançar as metas estabelecidas.
- Política de boas vindas
Não é apenas o novo colaborador que precisa integrar-se ao novo ambiente de trabalho. Os demais colaboradores também precisam estar preparados para receber os novos integrantes da equipe.
Dessa forma, a criação de uma política de boas vindas é importante para ambas as partes e elimina o desconforto que a sensação de ter “um estranho no ninho” pode causar.
- Invista em treinamentos para integração de novos colaboradores
Treinamentos são importantes para que o novo colaborador compreenda a rotina da empresa e consiga atingir produtividade máxima
Workshops, seminários, intensivos de treinamento em cada área em que o novo colaborador trabalhará são essenciais para que ele assimile suas funções de forma clara e objetiva.
- Apresente os objetivos coletivos
O novo colaborador deve estar ciente dos objetivos coletivos da empresa e quais metas são esperadas dele para que as metas em comum sejam alcançadas. Não se esqueça de que os objetivos a curto prazo são tão importantes quanto os a longo prazo.
Lembre-se de reconhecer as pequenas vitórias do dia a dia para que os colaboradores se sintam motivados e incentivados a continuar avançando. Essa atitude resulta em autonomia e autoconfiança em todos os colaboradores.